Perguntas: Cremogema
Respostas: Gepeto

Entrevista com uma das melhores bandas de hardcore crossover da atualidade , com 20 anos de estrada a entrevista ficou pequena …. Gepeto nos conta um pouca da sua carreira .

1- Ação Direta é um mandamento anarquista, a banda defende a apologia?

Defendemos a individualidade com responsabilidade. Cada um é responsável pelos seus atos e deve responder por eles. Cada um deve fazer a sua parte para colaborar com um mundo melhor. Se é contra a corrupção então não seja corrupto. Se é contra a violência, não seja violento, se é contra a discriminação, não discrimine !!! Respeito acima de tudo !!!

2- As letras do Ação Direta trabalham o lado psicológico das pessoas , e não um protesto cru… essa é a linha seguida pelo Ação Direta sempre?

Sim, pois gostamos de misturar temas cotidianos com existencialismo. Procuramos focar no ser humano e suas angustias e sentimentos. Procuramos mostrar caminhos alternativos ao invés de palavras de ordem. Cada um se identifica de uma forma diferente com a nossa temática. Creio que somos uma banda libertária e é esse nosso objetivo. Incentivar as pessoas a refletirem e envergarem novos ângulos!

3- Como foi o início da banda ?

Foi difícil pacas. Sem grana para equipamentos,sem local de ensaios,sem experiência
nenhuma com instrumentos. Mas movidos por uma paixão muito forte pela música e pela causa. Até chegarmos até os dias de hoje trabalhamos muito e trabalhamos duro, temos muito orgulho de termos chegado ate aqui.

4- A turnê pelos paises baixos, em uma entrevista ao zine páginas vazias li que você foi com menos de 100 reais pra Europa como foi isso?

Pois é. Fizemos nossas tours sobre muito risco e espírito de aventura. Sai daqui em 1999
sem um tostão no bolso. Só com a passagem financiada e uma agenda de 33 shows na Europa. Por sorte sempre conseguimos deixar tudo em ordem na volta e tivemos a oportunidade de vivenciar muita coisa tocando nas comunidades punks ao redor do mundo!

5- A banda faz um som crossover que é muito respeitado tanto pelo metal como pelo harcore, a mistura do som é para abranger mais público ou por gosto?

Estamos a 20 anos na estrada. Sempre curtimos muitos sons diferentes, mas sempre dentro do universo do som pesado. O Punk, o Hardcore e o Metal sempre estiveram entre as nossas preferências. Desde o RESISTIREI isso já era claro. Construímos nosso estilo sem copiar ninguém e essa fusão é o resultado da mistura dessas influências que sofremos desde o início. Não somos o tipo de banda que só toca para um público x !!! Queremos expandir e levar aos nossos shows as pessoas interessadas no nosso trabalho. Por isso dividimos palco com bandas de HC, PUNK, Metal, EMO, Melódico Anos 70,etc sem discriminações. Nossa proposta é LIBERTÁRIA!

6- Qual a sua posição sobre as drogas?

Cara,cada um é responsável por seus atos. Todos devem saber o que faz mal ao corpo e a mente. cada um usa por um motivo e reage de uma forma diferente. Vivemos numa sociedade hipócrita e discriminadora, onde tomar cerveja é legal e fumar maconha é marginal. Fodam-se . O ser humano não é evoluído o bastante para julgar, mas o faz com freqüência. As drogas estão ai desde o início da humanidade e nunca vão desaparecer. O que mata mais aqui é a miséria e não a droga em si! Mas cada um deve ter seu próprio ponto de vista a respeito. O mais importante é saber sobre o assunto e não ficar julgando e condenando saca!

7- Sobre o protesto contra o G8 ai em Sp … teve falta de maturidade? Ou a repressão aproveitou a oportunidade?

Cara,sinceramente temos muitas outras prioridades para se organizar manifestações do que esse g8 !!!! Mas os punks aqui parecem não perceber isso. Vêem os vídeos do quebra quebra promovido pelos europeus e querem atuar desta forma. Acho que falta organização e inteligência por parte dos punks na hora de praticarem ações diretas saca, temos muitas outras formas de agir do que essas passeatas sem efeito nenhum e que sempre acabam em porrada e quebra quebra, Precisamos de ações organizadas e pacificas junto as comunidades, ongs, escolas públicas e oficinas culturais. Algo que traga produtividade, benéficos e prazer ao se realizar!

9- A mídia com suas informações manipuladores, influenciam bastante nos protestos?

Sim,a mídia sempre explora os fatos e as vezes banaliza outros. Quando vejo os punks
tomando porrada da polícia e querendo fazer aquelas manifestações sem efeito fico chateado, pois acredito que a nossa juventude poderia estar realizando outras coisas muito mais produtivas e positivas e angariando a simpatia e o apoio de vários órgãos independentes.

10- Concorda com os pedidos de reforma agrária?

Cara, essa é uma questão muito complicada e complexa. Creio que não temos consciência nem educação política, nem organização forte para tratarmos desse assunto. Há sempre pessoas “sujas e contaminadas” por interesses pessoais
que se aproveitam das pessoas que estão solicitando terras. Já acreditei bem mais nesta causa, mas hoje me sinto confuso para opinar a respeito, visto que várias pessoas e conceitos que eu acreditava ruíram com a política e as atitudes do governo atual que tanto falou sobre o assunto, mas se mostra ineficiente perante a este e outros graves problemas da nação.

11- Falta de ação e ou de vontade do governo, desigualdade é um dos motivos disso acontecer, a troca total da gestão seria a solução?

Cara, não acredito mais na política e na ética destas pessoas inescrupulosas. Acredito no indivíduo. Acredito que cada um deve fazer a sua parte, mesmo que seja uma ação simples. É assim que tenho levado a minha vida. Tentando fazer a minha parte. Acredito hoje que isso é mais importante. Não acredito mas em juízes, políticos, banqueiros, constituição,
etc. Acredito só em DEUS e em cada indivíduo.

12- Essa atitude transparece anarquia consciente eu dirá,cada um faz a sua parte (não uma anarquia em sociedade, pois essa seria utopia), concorda?

Cara, não acredito plenamente na anarquia, pois é um sistema “perfeito” mas somos seres humanos e portanto imperfeitos. Mas procuro implantar vários aspectos desta filosofia na minha vida, no meu dia-a-dia. Isso sim tem funcionado bem saca!!!

13- O que cada um da banda faz além de tocar e incomodar bastante os hipócritas?

Cara, todos tem um trabalho paralelo, pois não ganhamos dinheiro com a banda. Hoje,a banda funciona como uma verdadeira AUTO-GESTÃO, ou seja ela se move com o próprio capital gerado por ela, seja nos shows ou na venda de
merchandising, sabe? Eu trabalho como analista de atendimento, o Pancho trabalha no Help Desk, o galo é vendedor na NEXTEL e o Marcão tem um bar.

14- Essa formação está junta a quanto tempo?

Cara, estamos a muito tempo juntos. Eu estou desde os 17 anos na banda e sou o único da formação original. Hoje tenho 37 anos, ou seja uma vida dentro do coletivo AÇÃO DIRETA. O galo também já está a muitos anos, creio que uns 15
anos assim como o Marcão. O Pancho, que estava a muitos anos, nos deixou em 2002 e voltou a banda agora, após 5 anos fora. Somos como uma família. Amigos e leais e íntegros no compromisso com a música e a causa.

15- Você já pensou o que seria se não existisse o Ação Direta em sua vida?

Cara, é uma pergunta difícil. Sinceramente já pensei e não consegui uma resposta. Foi através da banda e das pessoas envolvidas que me atualizei, me politizei, aprendi coisas importantes que aplico na minha vida. Foi o canal
onde consegui espaço para me expressar e passar mensagens através da música. Hoje, tenho muito orgulho de tudo o que conquistamos e ainda muito orgulho de estarmos aqui em atividade criando e servindo de referência aos mais novos que vão chegando na cena.

16- Você já teve relação com drogas? O que tem a dizer sobre o assunto?

Cada um deve se responsabilizar pelos seus atos. Devemos incluir o álcool, a televisão e a ignorância no mesmo patamar que as outras drogas mais convencionais. Creio que tudo usado de forma errada é altamente prejudicial e cada um deve buscar isso como prioridade, o conhecimento de causa. Gosto de uma erva, mas isso é uma coisa extremamente particular minha!!!

17- Sobre o MASSACRE HUMANO, esse foi o trabalho que rendeu mais reconhecimento?

Cara, todos os trabalhos sempre nos trouxeram algum reconhecimento, algo positivo. Com o MASSACRE HUMANO não foi diferente. Temos sempre a preocupação ímpar com os nossos álbuns e se você perceber, não há um trabalho igual aos
outros. Estamos sempre inovando e buscando acrescentar novos elementos e novas idéias!

18- Bate e volta:

4 bandas nacionais: RATOS DE PORÃO – CÓLERA – SEPULTURA – GAROTOS PODRES
4 bandas internacionais: RAMONES – AGNOSTIC FRONT – MOTÖRHEAD – GBH
Melhor cd : RAMONES Its Alive (CD) RATOS DE PORÃO – Brasil (CD)
1 livro: SABEDORIA EM GOTAS!!! / MATE-ME POR FAVOR!!! / VOCE QUER SER
JONNY!!! INSIGHT I e II

Melhor frase: NADA COMO UM DIA APOS OUTRO DIA (RACIONAIS MCS) –
Nos tempos livres: Namorar / Leitura / Bate Papo com os amigos / Diversão /
Melhor música: Qualquer balada dos RAMONES!!!

19- Influências da banda:
HARCORE / PUNK / METAL / RAP / ALTERNATIVO / GUITAR / ROCK N ROLL, Bandas
Como: MOTORHEAD / DISCHARGE / GBH / METALLICA / SLAYER / DORSAL ATLANTICA /
AC/DC / BLACK SABBATH / COLERA / RDP / RACIONAIS MCS / KRISIUN / DRI /
AGNOSTIC FRONT / SEPULTURA / NEW MODEL ARMY / ULSTER / HERESY / NAPALM DEATH
e muitas outras….
..

20- A gente podia ficar aqui falando o dia todo sobre o Ação sem faltar assunto, mas não vou ocupar todo o seu tempo … Qual a mensagem para os fãs e pessoas que acompanham a banda?

Bom, agradecemos a todas as pessoas que apóiam a banda e toda a cena nacional. Todos que apóiam a produção independente de contra-cultura no país. Esperamos vê-los todos nos shows e continuem nos apoiando!!! Saúde a
todos!!!!

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.
Artigo anteriorEntrevista com 69 segundos
Artigo seguinteEntrevista com Adjudgement
Cremo
Sejam bem-vindos ao meu mundo onde a música é pesada, a arte visual é uma paixão e a tecnologia é uma busca incessante pela excelência. Sou um aficionado por Death, Thrash, Grind, Hardcore e Punk Rock, trilhando os ritmos intensos enquanto mergulho no universo da fotografia. Mas minha jornada não para por aí; como programador e analista de segurança cibernética, navego pelas correntes digitais, sempre sedento por conhecimento e habilidades aprimoradas em um campo em constante mutação. Fora do reino virtual, vibro intensamente com as cores do Boca Juniors, e meu tempo livre é uma mistura de leitura voraz, exploração de novos lugares e uma pitada de humor. Seja nas areias da praia, nas trilhas das montanhas, acampando sob as estrelas ou viajando para terras desconhecidas, estou sempre pronto para a próxima aventura. E claro, não há nada que eu ame mais do que arrancar um sorriso do rosto das pessoas com minhas piadas e brincadeiras. Junte-se a mim nesta jornada onde a música, a tecnologia, o esporte e o entretenimento se entrelaçam em uma sinfonia de diversão e descobertas. E lembrem-se: Hail Odin e um firme 'foda-se' ao fascismo e ao nazismo!