ANZV, a banda de black/death metal do Porto, Portugal, que tem vindo a dar que falar desde o lançamento de Gallas em 2022, é uma excelente nova contratação da Edged Circle Productions, a editora norueguesa que atualmente representa bandas como Vitriol e Phantom Fire. O seu mais recente álbum KUR sairá a 30 de maio de 2025 e promete superar quaisquer expectativas que possam existir!

Criando sua própria versão de black metal, sobrenatural e distintiva, mas sempre com um toque enraizado, têm provado que existe uma vertente musical muito sombria em Portugal. As suas temáticas focam-se em contar a história do submundo sumério com recurso a paisagens sonoras sombrias, hostis, misteriosas e ricas em rigor teológico.
Depois de um álbum (Gallas) que apanhou muitos de surpresa pela abordagem “fora da caixa” a um black/death metal singular e intenso, os portuenses ANZV tinham agora a árdua tarefa de dar seguimento qualitativo e até conceptual na sua carreira, e para isso tiveram três anos para maturar o seu carácter estilístico e dessa demanda saiu o novo trabalho de seu nome: KÚR. Pode soar a cliché mas o que os ANZV fizeram foi exatamente o que o nome do álbum sugere. Perfuraram ainda mais a areias movediças da Mesopotâmia e literalmente afundaram-se no submundo da mesma, em sumério – KÚR.

Depois de algumas audições aos novos temas, uma das características que mais sobressai é o facto de os ANZV terem tornado a sua fórmula ainda mais negra, intensa mas também mais marcante. As suas músicas representam de forma perfeita os deuses, os demônios (Utukku), ou até templos (Ziggurats) e vivências de uma época em que a morte estava tão presente, que havia uma espécie de mistificação da mesma como forma de explicar o que para a época, era inexplicável. Então esses deuses, pseudo-deuses, demônios ou monstros eram extremamente cruéis e com aguçado apetite por destruição. Dessa forma, as faixas do novo álbum dos ANZV são a simbiose perfeita dessa aura ancestral: tem tanto de mágico, negro, divino e ambiental.
No campo do ambientalismo, os ANZV deram um passo enorme, com passagens quase cinematográficas de forma a criar imagens da cabeça do ouvinte que os transporta para um cenário lúgubre mas de uma riqueza intemporal, onde quase se sentem os cheiros típicos e que as sensações de perigosidade são quase palpáveis. Tudo isto numa base musical em que as guitarras são mais dissonantes, mas ao mesmo tempo mais desérticas e quentes.
De referir também o forte papel de Ricardo Neto (Baterista) que fez um trabalho enorme para elevar os níveis de intensidade, e ainda para o Daniel Dantas (vocalista) que para além de ter um “senhor” gutural capaz de ressuscitar qualquer espírito sumério, mostra neste álbum um crescimento a nível de versatilidade enorme. Sem dúvida, um dos pontos fortes do álbum, num trabalho que por si só, tem tudo para ser um dos melhores do ano por solos lusos e internacionais, com um conceito diferente para o black metal. Uma verdadeira lufada de ar fresco na subcultura.
Desta nova obra que promete surpreender muito para além de fronteiras, já é conhecido um dos temas- Shamash -, o quinto do alinhamento do álbum e permite uma boa preview daquilo que ainda está por vir. É uma faixa repleta de camadas, melodias complexas que se contorcem sobre uma base rítmica extremamente punitiva. O vídeo ilustra de forma perfeita a personificação de ANZV e a sua forte abordagem mitológica. Mas por muito fascinante que este tema e vídeo sejam, acreditem que ainda estamos no início…
O caminho que os portuenses estão a percorrer é arriscado mas vale cem por cento o risco e esforço pelo sentimento que empenham no seu trabalho, e até pelo que apresentam em palco, e augura-se algo de muito bom para esta banda com este novo trabalho. Vai deixar muita gente orgulhosa, surpreendida, chocada, muito para além de fronteiras. ANZV são a próxima banda a manter Portugal no radar da música extrema!
A data de lançamento desta obra,uma das mais ansiadas do ano, está marcada para dia 30 de maio de 2025. Seguem-se dois concertos de apresentação do disco, em Lisboa e Porto, RCA CLUB e Hard Club respetivamente, nos dias 31 de maio e 7 de junho. Os bilhetes encontram-se à venda na unkind.pt e em anzv.pt.
Álbum: ANZV- KUR
Data de lançamento: 30 de maio de 2025
Editora: Edge Circle Productions
Album Artwork: Daniel Dantas (vocalista)
Alinhamento: 01 – Ekur; 02 – Imdugud; 03 – Alû; 04 – Sahar; 05 – Shamash; 06 – Edimmu; 07 – Etemenanki; 08 – Namtaru; 09 – Lamashtu; 10 – Anzû.
Site Oficial da banda: Anzv.pt
Site Oficial da editora: edgecircleproductions.com
Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/ANZV.OFFICIAL/
Instagram: https://www.instagram.com/anzv.imdugud/
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/19GWYnIwyappa0Bi53gnUG
Youtube: https://www.youtube.com/@ANZV