No dia 3 de dezembro a Fighter Records lançou MMXXIV Remastered, a mais recente obra dos ícones do Heavy Metal do Reino Unido, Forged In Black.
Esta obra consiste numa versão remasterizada e expandida do álbum de estreia da banda auto-intitulado “Forged in Black” (2013). O resultado veio ao encontro da celebração dos 15 anos de dedicação da banda ao mundo do heavy metal. Portanto não me parece haver melhor forma para celebrar este aniversário, se não com o re-lançamento da marcante obra de Forged In Black com algumas surpresas.
A curiosidade foi estimulada com o lançamento de um vídeo do tema “Accusations Of The Innocent” que mistura ação, bruxaria e perseguição! Este tema tem sido uma faixa central nas atuações ao vivo de Forged In Black desde que foi escrita pela primeira vez. Tornou-se uma das favoritas dos fãs dedicados da banda e portanto foi uma excelente forma de arrancar este lançamento.
Passando agora a falar do álbum em si, este arranca com uma introdução instrumental que junta grandiosidade e soturnidade. Mas muito rapidamente passamos para uma realidade bem mais energética com “Reins of Sorrow“, faixa que começa com uma atuação de guitarras bem vibrante, passando por um abrandamento quase brusco e um riff com alguma distorção marcante que se entranha em segundos.
O segundo tema, “Bloodstained Is The Promise” é um dos melhores do álbum. Tem um refrão sólido e um ótimo jogo de vozes entre Stoz e Kieron. Começa com um riff de guitarra incrível, tal como estes britânicos são mestres a fazer, seguido de uma harmonia entre as duas guitarras. Há ainda uma mudança de tempo que alterna entre versos e refrão que dá um toque bem charmoso ao tema.
Segue-se o tema “Children of the Flames” que é verdadeiramente arrasador! Guitarras agitadas, baixo fortíssimo, vocais poderosos acompanhados por uma vertente vocal mais rosnada que demonstra raiva. Depois deste tema o ouvinte já está, obrigatoriamente, colado neste álbum mas depois entra “Accusations of the Innocent“ que começa de uma maneira bastante “Iron Maidenesca”. Destaque para a ótima prestação vocal nesta faixa! As guitarras, estas apresentam-se harmoniosas e são ancoradas por um baixo que mantém os graves bem pressionados.
Temas como “The Rapture“, “The Silenced Messenger” e “The All Seeing Eye” merecem ser aqui destacados pois estamos a falar de faixas com algumas passagens muito lentas no meio da rapidez normal destes britânicos. Mas não se enganem, pois a energia mantém-se lá a todo o gás, apenas é apresentada de forma diferente.
“Fortify or Die” tem uma dicotomia de vozes no refrão muito marcante que de alguma forma torna este tema bastante distintivo nesta obra. “The Master In Me” é um perfeito exemplo do que é heavy metal bastante poderoso na liga clássica, mas sem perder as melodias. E com o tema “Forged in Black” chegaríamos ao final do álbum (caso estivéssemos em 2013) e este tema também merece destaque. As linhas vocais nesta faixa são apaixonantes e funcionam super bem enquanto contrariam os ritmos da guitarra e do baixo. A tudo isto, ainda se junta uma precursão bastante interessante. É, sem dúvida, uma música digna de partilhar o nome da banda.
Para a celebração ficar completa, os britânicos decidiram também incluir aqui duas faixas também remasterizadas- “The Tide” e “The Exodus“, de 2013 e 2014, respectivamente. Mais uma vez algumas melodias que fazem lembrar brevemente Iron Maiden mas sempre com a originalidade de Forged In Black e uma qualidade vocal surpreendente em todas as suas vertentes.
Chegamos assim ao fim desta obra que se trata do renascimento de um clássico do metal britânico. Não percam a oportunidade de partilhar esta enorme celebração dos quinze anos. Aqui, Forged In Black aparecem mais fortes do que nunca!
No geral, para verdadeiros amantes de Heavy Metal, Forged In Black é uma banda obrigatória de conhecer, especialmente para fãs de grupos como Queensrÿche, Judas Priest, Vicious Rumors e Solitude Aeternus. Tudo o que os fãs destes estilos gostarem, estes britânicos têm. A composição é complexa, mas ao mesmo tempo marcante e viciante.
Se no lançamento do álbum de estreia Forged In Black que foi agora, nesta edição remasterizado, existiu a opinião geral de que a produção poderia ser melhorada para fazer jus à qualidade da banda, agora esse detalhe foi claramente resolvido. Esta obra está, oficialmente, perfeita!
Alinhamento:
- Intro; 2. Reins of Sorrow; 3. Bloodstained Is the Promise; 4. Children of the Flames; 5. Accusations of the Innocent; 6. The Rapture; 7. The Silenced Messenger; 8. Fortify or Die; 9. The All Seeing Eye; 10. The Master in Me; 11. Forged in Black; 12. The Tide; 13. The Exodus
Line Up:
Chris Stoz Storozynski – Vocais
Andy Songhurst – Guitarra
Kieron Rochester – Baixo e Vocais
Tim Chandler – Guitarra
Oliver Gill – Bateria
Featured on the original recordings:
Kev Rochester – Drums
Rob Chaplin – Guitars
Páginas da Banda:
Instagram: https://www.instagram.com/forgedinblack/
Facebook: https://www.facebook.com/forgedinblacks/
Site Oficial: https://www.forgedinblack.com/