A banda Argentina Vorgrum lançou em 28 de setembro o seu mais novo EP, “Summit of Dreams”, que, em suas quatro faixas, nos transporta para uma jornada épica de fantasia, misturando ritmos galopantes, melodias heróicas e elementos folclóricos atmosféricos.
A produção foi feita no próprio estúdio da banda e mixada/masterizada por Ramiro J Pellizzari, que trouxe à tona a clareza dos instrumentos folk de forma nítida e limpa, ao mesmo tempo que os elementos do metal são perfeitamente evidenciados com muita textura e personalidade.
Faixas:
- Summit of Dreams
- Rebirth
- Divine Quest
- The Goblin of the Depths, With Eyes of Dew
- Summit of Dreams (5:15): A faixa homônima ao álbum traz toda uma ambientação de fantasia, com o teclado power metal bem presente. A sonoridade da música vai crescendo até a primeira parte. Algo surpreendente para mim, foram os vocais guturais, não tão usuais neste gênero, contrastando com a harmonia fantasiosa típica do folk metal. À medida que a música segue para a sua segunda metade, ouvimos variações não apenas na velocidade e no ritmo da música, mas também na narrativa vocal, uma verdadeira experiência musical.
- Rebirth (5:13): A música inicia com um som marcante de teclado e sintetizadores em um estilo que remete ao synth-pop anos 80. Quando a música avança, essa referência fica ainda mais clara, sobretudo quando o refrão é cantado com backing vocals, bem ao estilo Pet Shop Boys. As linhas de baixo, teclado e sintetizadores aqui fazem uma combinação interessante combinadas com riffs pesados de guitarra e bateria mais acelerada.
- Divine Quest (04:14): Esta faixa já inicia com uma batida ritmizada, que eu poderia classificar como a música do ápice do álbum. Nos transporta facilmente para uma cena de batalha épica. Destaco aqui a bateria bem marcada, usando variações de técnicas para compor a progressão e a energia da música. Estendo o elogio à equipe técnica de som que soube capturar bem a qualidade e o refinamento, não só da bateria, mas de todos os instrumentos.
- The Goblin of the Depths, With Eyes of Dew (04:08): Avançamos para a última faixa, que inicia com uma melodia lírica que acelera progressivamente quando até as primeiras estrofes. O compasso da bateria e da guitarra acelerada é complexo, enquanto os vocais agressivos permeiam em torno do som dos teclados que imprimem toda a atmosfera épica a canção. Sendo a última faixa e a de menor duração, encerra o álbum deixando um gostinho de “quero mais”.
Para fãs de Folk Metal, Fantasy Metal, Pagan Metal, este álbum é imperdível e espetacular. Recomendamos sobretudo para fãs de bandas como Equilibrium, Ensiferum e Moonsorrow, pois estes se sentirão em casa aqui. Quatro faixas foram insuficientes diante da vontade de mais que os Vorgrum provocaram neste EP.
Mais informações:
https://www.instagram.com/vorgrumfolk
https://www.facebook.com/vorgrum
https://vorgrum.bandcamp.com