Amaral, nome artístico da zaragozana Eva Amaral, começou tocando bateria em um pequeno grupo de sua cidade, enquanto conciliava sua vocação artística com os estudos de arte.

Posteriormente, deu um passo adiante, compondo suas próprias canções e tocando em pequenos locais de Zaragoza junto a Juan Aguirre, até que em 1997 se muda para Madrid, onde grava seu primeiro álbum, ‘Amaral‘.

Seu segundo disco foi ‘Una pequeña parte del mundo‘, com canções escritas pela própria Eva Amaral e acompanhada na guitarra por Juan Aguirre. Nesse disco, inclui-se uma versão do conhecido tema de Cecilia, ‘Nada de nada‘.

Em 2002, é publicado o álbum ‘Estrella de mar‘. Doze canções compostas, letra e música, pelos integrantes do grupo, Juan Aguirre e Eva Amaral, e produzido por Cameron Jenkins, que já havia produzido o álbum anterior. Além do estilo pessoal das guitarras de Juan Aguirre e da impressionante voz de Eva, o disco está repleto de colaborações de luxo: Danny Cummings (Mark Knopfler, Bryan Adams) nas percussões; Tony Beard (Mike Oldfield, Mick Jagger) na bateria; Russell Milton (Waterboys) no baixo; Melvin Duffy (Robbie Williams, Sting) no pedal steel guitar; Danny Shogger (George Michael, Paul McCartney) nos teclados e Echo String Quartet nas cordas.

Em 2005, é lançado no mercado ‘Pájaros en la cabeza‘, um álbum com 14 novas canções de puro pop, com delicadas melodias que acariciam os sentidos e letras que tocam a todos de uma maneira sutil e especial. Conta com uma colaboração de luxo em uma das faixas, trazendo todo o talento e o saber de Enrique Morente.

Em maio de 2008, surge ‘Gato Negro-Dragón Rojo‘, o primeiro álbum duplo produzido por Amaral e Cameron Jenkins, gravado em Londres e Madrid e mixado nos Real World Studios (Reino Unido). O álbum inclui 19 canções que nos mostram uma mistura peculiar entre complexidade e simplicidade, com guitarras, baixo e bateria como espinha dorsal de um som e de arranjos que enquadram a voz de Eva. ‘Kamikaze‘ é o título do primeiro single extraído do álbum, que rapidamente se tornou um dos temas mais ouvidos no nosso país.

Viva Suecia é um grupo espanhol de indie rock e pop formado em 2013 em Murcia. Em 2014, sete meses após sua formação como banda, lançaram o EP ‘Viva Suecia‘ com 5 faixas, produzido por Paco Román (Neuman). Sua assinatura com a Subterfuge Records propiciou o lançamento do seu primeiro álbum ‘La Fuerza Mayor‘, publicado em vinil, CD e digital em fevereiro de 2016.

Em março de 2017, lançaram seu segundo álbum, ‘Otros Principios Fundamentales‘.

Já tocaram em inúmeros festivais de renome, como o Festival Cruïlla Barcelona, Mad Cool, o Festival Internacional de Benicasim e o Sonorama-Ribera.

Em janeiro de 2018, apresentaram-se no programa Late Motiv, fazendo uma das versões mais bonitas de ‘A dónde ir‘.

Em 4/11/2018, a banda de rock indie Viva Suecia foi eleita como melhor artista espanhol pelos prêmios MTV.

Em 2019, foi lançado o álbum ‘El Milagro‘, que fez muito sucesso, chegando ao número 2 em vendas. Com este disco, fizeram uma turnê por toda a Espanha para apresentá-lo.

Em 30 de julho de 2020, durante a turnê ‘Necesitarnos tanto‘, tocaram no Camp Nou.

Em 1/11/2020, retornaram ao Late Motiv, continuando com a apresentação de ‘El Milagro‘.

O quarto álbum da banda foi lançado em 2022 com o título ‘El amor de la clase que sea‘ (Universal Music Spain), um disco com onze faixas. A banda decidiu convidar três artistas para dar ainda mais relevância ao álbum: por um lado, a mítica Luz Casal em ‘La parte difícil‘. Por outro lado, Dani Fernández colabora na faixa ‘Lo siento‘. E, para finalizar, contam com Leiva como produtor e intérprete de ‘Justo cuando el mundo apriete‘, o hit do álbum que une perfeitamente o universo musical dos suecos com o de Leiva.

Entrevista de lançamento de ‘El amor de la clase que sea‘.

Em março de 2023, lançaram o single ‘Últimas voluntades‘, que faz parte da trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Joaquín Carmona Hidalgo e estrelado por Fernando Tejero e Óscar Casas.

Site: Caudal Fest 2024 – Bring The Noise

Datas: 20 e 21 de setembro

Ingressos: Entradas – Caudal Fest

Local: Pazo de Ferias y Congresos de Lugo

Av de los Deportes, s/n Lugo, Lugo 27004 Espanha

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.