Após passar praticamente todo o ano passado na estrada, passando por diversos países da Europa, América do Norte e Ásia para promover o seu devastador novo álbum, “Jomsviking”, o Amon Amarth finalmente confirmou o tão aguardado retorno à América Latina, desta vez tendo a banda norueguesa do lendário Abbath (ex-Immortal) como convidados especiais.
Três anos após a sua demolidora passagem pelo Brasil, os reis do viking metal Johan Hegg (vocal), Ted Lundström (baixo), Johan Söderberg (guitarra), Olavi Mikkonen (guitarra) e Jocke Wallgren (bateria) retornam ainda mais sedentos, impiedosos e prontos para aterrorizar os principais mercados da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica e México.
As 17 datas da “Jomsviking Latin America tour 2017” são as seguintes:
Informações detalhadas sobre os shows e venda de ingressos serão reveladas nos próximos dias.
“Jomsviking”, 10º disco de estúdio do Amon Amarth, foi produzido pelo renomado Andy Sneap (Megadeth, Testament, Accept) e lançado via Metal Blade Records nos EUA e via Sony Music no resto do Mundo.
Este trabalho, que estreou na 19º posição no chart The Billboard 200, arrancou elogios de toda a imprensa especializada ao classificá-lo como um registro de grande introspecção e complexidade, principalmente por ser o primeiro álbum conceitual do grupo, que retrata um trágico conto de amor e vingança. A história épica original está ambientada no mundo dos Jomsvikings, a lendária ordem dos mercenários vikings.
Formada em 1992, na cidade de Tumba, o Amon Amarth é uma das principais bandas do metal contemporâneo e o representante nº1 do viking metal. O nome curiosamente é baseado na obra “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, tendo o significado de “Montanha da Perdição” em Sindarin, idioma também denominado “a língua dos elfos-cinzentos”.
Após o lançamento dos álbuns “Twilight of the Thunder God” (2008), o grupo explodiu, chegando a ser considerado um dos pilares do death metal mundial, figurando na capa das principais revistas especializadas e nos grandes festivais da Europa como Wacken Open Air, Hellfest, Download Festival, Sweden Rock Festival e Mayhem Festival.
Além disso, o Amon Amarth ganhou o prêmio de “Melhor Performance” da revista Metal Hammer durante o Golden Gods Awards, teve o prestigio de abrir ao show do Iron Maiden na Finlândia, saiu em turnê com o Megadeth, Slayer, Testament, Children Of Bodom, Suicidal Tendencies, Metal Church, entre outros.
Já os noruegueses do Abbath chegam ao Brasil com o status de uma das atrações internacionais mais pedidas pelo público brasileiro. O grupo foi formado em 2015, após o lendário guitarrista e vocalista Olve Eikemo (a.k.a. Abbath Doom Occulta) polemicamente resolver deixar o Immortal.
A banda lançou seu primeiro álbum “Abbath” em 22 de janeiro do ano passado, fez seu show de estreia no Tuska Open Air e caiu na estrada ao lado do Children of Bodom pelos EUA. Neste momento, Abbath, King ov Hell (baixo) e Creature (bateria) estão produzindo um novo registo, que deverá ser lançado ainda este ano.