Entrevista realizada com a organização do Armageddon Metal Fest, evento que ocorrerá na cidade de Joinville – SC, no dia 01 de junho de 2019.
1 – Quando se deu o início ao festival? Quem foi o precursor da ideia e que está por trás de toda a produção?
R.: Bom, me chamo Fernando Zimmermann e faço shows aqui na cidade desde os meus 16 anos. E tudo começou quando comprei um show do Kataklysm no início de 2014 que começou errado já (rsrs), pois o show era pra ser em janeiro e eles anunciaram uma turnê europeia em janeiro, tivemos que prorrogar! A partir daí começou a ideia do Fest, pois comecei a analisar as bandas que estariam por perto na mesma data! Nessa época eu tinha um sócio de Curitiba e começamos a conversar nessa possibilidade de transformar isso tudo num Festival, e foi o que aconteceu. Conseguimos em seguida o show do Grim Reaper e depois o Voivod, aí tivemos a certeza de que precisaríamos fazer um festival! Escolhemos um nome e aí as ideias tudo foi se encaixando! Hoje, somos em 4 pessoas na organização!
2- Esse já é o festival mais comentado nas redes sociais, antes mesmo de acontecer, isso devido ao cast espetacular apresentado ao público. Foi muito difícil contratar e juntar tanta banda boa em um único dia?
R.: Sim, sempre é muito difícil, pra você ter ideia, tivemos que trocar a data do evento umas 3 vezes até tudo se encaixar, essa é sempre a grande questão, como dependemos muito das turnês disponíveis, acabamos tendo esse problema, por isso, na maioria das vezes o foco é não depender das turnês e contratar a banda diretamente.
3- Quem nunca foi no festival está curioso pra saber. Como será o esquema dos dois palcos?
R.: Essa foi a grande sacada e o diferencial que queríamos apresentar desde a primeira edição! Já tivemos festivais aqui no brasil nesse formato, não seria nenhuma novidade, mas acreditamos no diferencial em fazer nesse formato desde começo, do fato que ainda somos pequenos!! Queremos deixar rolando 12h de muito som direto, com apenas 5 min. de intervalo de cada banda, por isso a importância de fazer estilos intercalados. Sendo assim, quando não gostar do estilo terá o tempo para fazer outras coisas. A ideia mesmo é você passar o dia inteiro no fest.
4- A intenção é tornar esse evento anual?
R.: Sem dúvida, já tínhamos essa ideia desde o primeiro, mas infelizmente tivemos muitos problemas o que se transformou inviável. Mas agora voltamos para ficar!!!
5 – Vocês tem ideia da grandeza de trazer o Shaman para Joinville? E de quantos sonhos serão realizados (inclusive o meu) de ver a banda da adolescência subindo ao palco?
R.: Com certeza, hahaha. Shaman foi nosso primeiro grande nome que cogitamos. Pensamos, se é pra voltar, precisamos voltar com tudo!! Então já tínhamos essa certeza que trazendo-os, seria de importância enorme! Não só para o público, mas para nós também, acho que o metal em geral, é o único estilo que faz isso acontecer, é tão gratificante as pessoas chegarem até nós e agradecer pelo o que está acontecendo! Isso traz um gás enorme pra gente nunca desistir disso tudo!
6 – Não se pode deixar de notar os inúmeros comentários positivos e excursões já fechadas. Vocês tem ideia de quantas pessoas irão no evento?
R.: Sim, realmente estamos bastante impressionados já com os números, já estamos começando a se perder no número de pessoas de excursões, rsrsrs. De fato, 1500 pessoas é no número que vamos chegar, mas estamos trabalhando a cada dia para fazer um bom trabalho e buscar o sold out.
7 – Como será a estrutura de bar, para que não ocasione filas dentro do pavilhão?
R.: A estrutura de atendimento será bem posicionada, teremos pelo menos 3 caixas fixos e vamos ter mais 3 caixas rotatórios andando pelo lugar, fazendo as vendas em cartão, já pra facilitar e evitar as filas.
8 – A expectativa é imensa, todos ansiosos para o dia do evento. Qual horário começará a primeira banda e quando será divulgado a ordem delas?
R.: Realmente, até para nós a expectativa é enorme, contamos os dias!! A primeira banda se apresenta às 14h, e os portões abrem às 13:00. O Pessoal que comprou o AMF Xperience entra as 12h. Até final de abril agora vamos divulgar os horários.
9 – O que é mais difícil na hora de contratar? As bandas internacionais ou as exigências das bandas daqui?
R.: Cada situação tem sua peculiaridade, mas, bandas internacionais sempre tem alguns agravantes, como citei anteriormente, maioria das vezes as bandas estão em turnê e acabamos comprando uma dessas datas, se disponíveis. É o melhor método e o método mais barato também, mas, ao meu ver, o ponto mais negativo é você não ter contato com a banda e sim somente com o Booking da turnê, que tem contato com o empresário apenas. Então esse ramo realmente você precisa ter muita confiança, conhecer as pessoas certas e ter uma certa relevância. Já as bandas nacionais, não temos muito esse problema, pra você chegar diretamente com o empresário da banda é muito mais fácil, e automaticamente se torna mais fácil de resolver qualquer tipo de problema, negociar um contra rider e por ai vai!
10 – O que aconteceu de fato com o cancelamento da The Vintage Caravan? Já tem a banda substituta?
R.: O Cancelamento do The Vintage Caravan foi exatamente o que mencionei na pergunta anterior, a gente acaba negociando diretamente com que tem as datas pra vender, e aí dependemos da confiança desse Booking com a banda, qualquer problema que aconteça entre essas partes, afeta diretamente a quem compra, que neste caso fomos nós! E foi o que aconteceu, acabamos negociando uma data que nem prevista estava. E pra falar bem a verdade, nunca vamos saber o que de fato aconteceu, por que não sabemos qual foi o tramite entre Booking e banda. Mas a vida segue, é só mais uma porta que o Armageddon fecha para os bookings! Sobre a substituição, ainda não decidimos, colocamos em pauta a otimização do tempo, mas divulgaremos em breve a decisão.
11- Já pensaram em fazer um festival de 3 dias?
R.: Até agora não foi cogitado essa ideia, até porque, como queríamos fazer algo diferente, optamos por decidir um formato que ainda não tinha aqui pelo sul! Mais pra frente dependendo do crescimento do festival, poderemos pensar nesta possibilidade.
12- Quais são os pontos de venda de ingresso físico pelo Brasil?
R.: Os pontos de venda aqui em SC são:
Rock Total Discos – Joinville; BeBop – Blumenau; Roots Records – Floripa.
Em Curitiba: Loja Dr. Rock; Jokers Pub Café; Let’s Rock; Tunel do Rock.
Em São Paulo: Joker Store.
13- Deixem aqui o recado para os fãs do metal e o que podem esperar desse grandioso fest.
R.: Galera, esperamos todos vocês no dia 01 de junho! Temos certeza que ninguém irá se arrepender! Toda energia que gastamos com a produção, a presença de vocês fãs do metal nos resgata ainda mais para não desistir e continuarmos firmes e fortes. Estamos aqui para fazer a diferença, valorizar a quem não é valorizado. Contamos com todos vocês! Grande Abraço.
É isso, galera!! Já deu para ver que o cast do Armageddon Metal Fest desse ano está bárbaro!! Além disso, é visível o empenho e a dedicação da equipe de organização! Então, nem pensem em ficar de fora desse mega evento!! Pois ele realmente promete ser extraordinário!!
Valeu Fernando Zimmermann pela atenção!! Vocês estão de parabéns!!! Temos certeza que será um evento incrível!!
Siga o ARMAGEDDON METAL FEST nas redes sociais:
Instagram: @armageddonmetalfestival
Facebook: @armageddonmetalfest
Siga o CEP nas redes sociais:
Instagram:@culturaempeso
Facebook: @culturaempeso
Youtube: @culturaempesobr
Entrevista realizada por: Jonathan Dino.
Instagram:@dinooo6
Facebook: @jonathan.dino.79
Colaboração: Roberta Amélia.
Instagram:@robertameliag
Facebook: @robertameliag
Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.