No dia 13 de julho, quando os brasileiros comemoram o Dia Mundial do Rock, o coletivo Arquivo Punk Rock do Sul lança a coletânea de bandas antifascistas brasileiras. O material será disponibilizado em um vídeo no youtube por uma semana. Posteriormente será transferido para o blog do coletivo. Em ambos os casos, será gratuito.
A proposta é usar a música para colocar em debate as opressões vividas pela sociedade e manter ativa a bandeira do antifascismo. Além do mais, o projeto visa ser uma ferramenta para unir cultura e ações beneficentes capazes de tornar melhor a vida da população mais desfavorecida.
Não apenas defender um ideal, segundo Lê Sisa, uma das idealizadoras do projeto, a coletânea pretende demonstrar como o rock ainda pode ter voz no cenário atual. “O rock tem levantado desgosto ultimamente por não se posicionar no cenário político brasileiro. E nós queremos mostrar que existem bandas que não se esconderam e levantaram as bandeiras pelas quais lutam sem medo”.
O material é composto pelas músicas das bandas Estive Raivoso, Hempadura, Lo Que Te Voy A Decir, Cat Arcade, Calotas Cromadas, Punkzilla, 69 enfermos, Satan’s a Woman, Os Torto, Dead Fish, Rooster, Hermano Chiapas, Vomitose, Flanders 72, Rotten Garden, Abigail, Bleff, Solana Star, Os Replicantes, Estraganoff e Flanelas Desbotadas, além das duas pelotenses.
É possível acessar a coletânea pelo youtube e no blog do coletivo.
Arquivo Punk Rock do Sul
O Arquivo Punk Rock do Sul surgiu com o objetivo de arquivar as histórias dos músicos de rock da cena independente do Rio Grande do Sul. Entre as ações do projeto, estão entrevistas disponíveis no Youtube, podcasts e divulgação de músicos independentes em programas de rádio.
A coletânea pode ser ouvida abaixo:
Autoria do texto: Lucas Quadros
Links:
Facebook: https://www.facebook.com/ArquivoPunkRockDoSul/
Instagram: https://www.instagram.com/arquivopunkrock/
Blog Arquivo Punk Rock do Sul: https://aprdosul.blogspot.com/?fbclid=IwAR3l7MI2k-4kNQF_8jGhcZ9ok1YrfctAgIKauPKdfaIUeFk1a69yW-vPNiU