Hello headbangers, how are you?
Finalzinho de 2024 e próximo ao Natal recebo este verdadeiro presente, só que não, rs rs rs, talvez um presente de grego?! Ai galera me ajudem por favor, rs rs rs.
Desta vez a missão foi analisar e escrever sobre a banda Bile Caster, original do Reino Unido, a banda lançou em outubro 2024 o EP: Writhing Between Birth and Death, novamente o som pesado, arrastado e com um vocal gutural chama a atenção, confesso que fiquei bem deprimido ao escutar, pois conforme o texto abaixo, enviado pela própria divulgação da banda, podemos ter uma pequena ideia do que me deparei.
“Em nosso mundo de nuvens negras e desespero, vem Bile Caster, com seu novo EP, Writhing Between Birth And Death. Você não encontrará trégua aqui, nenhum sol rompendo as nuvens, apenas três faixas de lodo monolítico, destruidor de almas e encharcado de desgraça que moerá seu espírito na sujeira com verdades duras e perspectivas sombrias. Abrindo em um uivo de feedback e o zumbido de amplificadores superaquecidos, ‘Abscess’ começa essa descida torturada nas profundezas do poço, arrastando seu corpo flácido e exausto pelos ossos estilhaçados dos perdidos. Tão inequívoco em sua declaração de desespero quanto olhar para as órbitas vazias de um crânio, a distorção e a dissonância vão abalar você até o âmago; um horror rastejante, mas implacável, que vai afogá-lo em uma lama de desânimo. Os passos gigantescos de ‘Trapped’ seguem, cada batida de bateria, cada acorde, cada grito agonizante, outra pedra em seu peito, o peso opressivo além do suporte. Dentro do núcleo oco da música, as vozes daqueles perdidos no lodo da depressão severa falam com uma honestidade que rasga o coração, deixando você com feridas abertas que ‘Harrowing’ rasga e escancara. Alguma música já teve um nome mais apropriado? Uma besta de sombra impressionante que usa espaço enervante e ecoante, bem como obliteração lenta e proposital para atingir sua maceração esmagadora dos últimos fragmentos de esperança e identidade; deixando você sem nada… como nada” (Informação da própria divulgação da Banda)
O EP é composto por três faixas com duração entre 8 e 11 minutos cada, Abscess, Trapped e Harrowing são boas faixas com um som pesado e arrastado, para quem gosta deste tipo de música e bem legal. Mas me questionei o tempo todo durante a análise das músicas, será que bandas como Black Sabbath, Dio, Slayer, entre outros alcançariam o estrelato metálico sem conseguir criar verdadeiros hinos e uma variedade de hits? A resposta e bem simples, NÃO!
Para uma banda se tornar atrativa, precisa investir muito em estudo e boas composições, não estou escrevendo que as músicas deste EP são ruins, apenas acredito que poderiam ser bem melhor trabalhadas e gravadas.
Espero que a banda não entenda com desprezo a análise, pois sei exatamente como é difícil ter uma banda, gravar, shows e não ter como manter isso apenas com a música, realmente acredito, que bandas existem para fazerem sucesso, dentro de cada respectivo estilo, e que seus músicos sonhem em viver apenas de sua arte.
Para isso galera é necessário pensar e seguir como os mestres do som pesado, temos uma vasta lista de bandas que alcançaram a independência financeira, e todas elas têm algo em comum, criaram suas respectivas Paranoids…
Desejo ao Bile Caster boa sorte nesta jornada e não esqueçam da lanterna para seguir neste caminho sombrio.
https://www.facebook.com/bilecastersludge/
https://roadtomasochist.co.uk/store
https://cursedmonk.bandcamp.com/album/writhing-between-birth-and-death
https://eggytapes.bandcamp.com/album/writing-between-birth-and-death
See you, have a special life!!!
Ficha Técnica
Banda: Bile Caster
Formação: Joe Lander (Guitar / Vocal); Adam Starkey (Drums) and Nick Eagle-Evans (Bass)
Álbum: Writhing Between Birth and Death
Artwork and Layout: no information
Picture: no information
Released: 2024 – October – 04
Producer: no information
Music and Lyrics: no information
Recorded: no information
Recorded Company: Road to Masochist / Cursed Monk Records / Eggy Tapes
Nota: 5