Entrevista realizada com Rodolfo do selo One Voice e da banda Cash For Chaos
Perguntas: Cremogema:
Respostas: Rodolfo
Como foi para montar o Cash For Chaos?
Foi muito mais um lance de moleque mesmo do que um lance de banda. Era o início dos anos 90. Ouvíamos muito R.D.P, S.O.D e D.R.I. Ai queríamos ter uma banda nesse estilo. Mas não sabíamos como tocar nem nada. Nada disso foi empecilho pra iniciarmos a banda. O legal e que logo logo estávamos ensaiando e tocando.
Então vocês fizeram bem o lance do punk, “faça você mesmo”?
sim. Naquela época tinha quer ser assim mesmo. Não existia net. Então era meter as caras, tocar em vários lugares que não eram locais de shows (acho que isso ainda não mudou muito) e escrever um monte de cartas para zines, e outras tantas pras bandas. Era muita fita cassete e atitude.
Conheço a cena de Goiânia, e sei que não é diferente, ninguém te procura, os eventos só acontecem se você for sagaz pra fazer acontecer, mas a evolução musical veio por aulas ou por conta própria treinando?
Respondendo por mim, ate hoje sou um cara tosco pra tocar. Nunca peguei aula, nem sei o nome de notas e tal, hehe. O moleque que ta tocando guitarra conosco já e outra pegada, manja tudo, trabalha como músico mesmo (nessas ai o infeliz tem que tocar em varias roubadas). Já o batera e na mesma pegada minha, toca a muito tempo mas sem aula nem nada. Seria bem melhor se soubéssemos algo a mais, mas do jeito que ta da pra fazer um som.
Por que a preferência por composições em inglês?
No começo ouvíamos uma pá de bandas gringas. Tirando R.D.P e LOBOTOMIA não tinha mais nada que ouvíamos em português. Até mesmo as outras bandas nacionais que gostávamos cantavam em inglês. Pra quatro caras sub-20 seguir esse caminho era o mais lógico. Hoje muitas bandas mudaram seu idioma, não vejo necessidade disso, acho que inglês tem mais pegada com o estilo, ate mesmo o inglês macarrônico.
Maiores influências da banda ?
Fácil de responder. Ratos de Porão, DRI, Sick Of It All, Suicidal Tendencies e Nuclear Assault
Cremogema:
Melhor show da carreira?
Teve um show em São Paulo no Black Jack que foi muito foda! Todos os shows de BH foram ótimos. Tem mais um monte ai na memória.
Hoje, se você olhar para traz se sente realizado dentro do que almejava no hc quando começou a banda, ou ainda falta algo?
cara quando começamos a banda nosso único sonho era tocar com o RDP.
Nem pensávamos em gravar um vinil. Hoje quando olho pra trás e vejo 3 cds mais um monte de coletâneas + uma pá de shows legais mais um monte de pessoas que conheci mundo afora graças ao hardcore eu me sinto muito orgulhoso. Acho que a única coisa que não fiz com a banda foi uma tour na Europa. Não fizemos isso por vários motivos, mas chegamos a armar tudo. Acho que o que o CFC pode fazer pela cena ele fez. Nossa missão foi cumprida, agora e hora de uma outra geração seguir a frente .
Quando você diz que a missão já esta cumprida, talvez deixe os fãns a desejar.. por que se você ouvisse isso do Ratos de porão o que diria?
Fãns !! hehehe, com certeza não temos fãns. Se eu ouvisse isso do R.D.P eu iria acreditar que aquilo que eles estão falando é a verdade. Tudo tem um prazo de validade. Não estou falando que o nosso chegou ao fim, mas hoje a banda não é algo tão intenso como era tempos atrás. Hoje me considero um cara muito mais de arquibancada do que um cara de palco. Vou ter sempre o hardcore no meu sangue, sempre estarei fazendo algo pela cena. Seje com minha banda, seje com meu selo, seje com meus amigos. Mas pode crer que a pilha que eu tenho hoje e bem menor do que anos atrás. hehehehe. Sera a idade ?
– Talvez pode ser .. o que tanto falamos no palco , mas poucos nos ouçam !
Rodolfo: a sim….e a idade , juntando com a apatia da cena hoje, mas a burrice que e bem superior ao nível de informação que se tem hoje, e por ai vai.
O show de Uberlândia.. te surpreendeu em algo a cena daqui?
Não cara. Era bem o que eu ouvia/imaginava mesmo. Uberlândia é uma cidade que curto pra caramba. Tenho grandes amigos por ai. Vejo o pessoal se agilizando e logo logo as coisas ai no triângulo satânico mineiro estarão mais fortes ainda !!
A cena de Goiânia é vasta, vários festivais, isso ajuda a divulgar a banda?
Cara vamos ser abrangentes e não nos reter a rótulos. Em suma se o “rock” cresce em Goiânia isso e bom para todas as bandas, não tem como negar. Pode não ajudar diretamente a minha banda, mas ajuda a criar um público que pode ir em um show que vamos tocar. Entende o que eu quero dizer? é preferível ter um numero grande de pessoas que conheçam/gostem de rock do que ter uma legião de pagodeiros.
– Com toda certeza e apoiado !
Rodolfo: Ai sim !! gosto quando as pessoas enxergam por esse lado. Porque sempre tem aquela choradeira de que minha banda não foi chamada pra tocar nisso, quem faz show e paneleiro, e ai fica esse papo furado. Porra….se não te chamam pra tocar faça seu próprio show. Se sua banda for legal e estiver ativa é certeza que um dia ou outro você fará parte desses lances. Acho que o pessoal que tem banda tem que fazer o que gosta, com paixão. O resto e secundário.
11- bate e volta :
4 bandas nacionais: R.D.P, ELMA, ALTO TEOR DE REVOLTA e DEBATE
4 bandas gringas :SICK OF IT ALL, SHELTER, NUCLEAR ASSAULT, MADBALL
1 livro :Noites Tropicais do Nelson Motta
1 cd : one voice – agnostic front
1 frase :A única diferença entre um louco e eu é que não sou louco – Salvador Dali
nos tempos livres : assistir aos treinos do Dragão e ficar
olhando minha coleção de discos.
Contatos da banda, sites para fazerem download, comprar, em fim ouvir e conhecer o som , contactar para shows?
É só visitar o site da ONE VOICE e lá tem tudo relacionado ao Cash For Chaos.
Tem também nosso myspace.com/cashforchaos
Sobre a ONEVOICE:
Ela também surgiu sem grandes pretensões assim como a banda?
cara a O.V. surgiu em Curitiba, entre uns shows do Cash For Chaos eu queria fazer um esquema pra lançar uns cassetes e tinha o sonho de editar um cd. Ai vi o ensaio de uma banda chamada ANGER BUILDS. Vi e pirei, estava louco pra lançar os caras, e ai começou. Posso te afirmar que a O.V. não começou tão descompromissada e tão sem planos/pretensões como a banda.
Você trabalha apenas na área de produção, ou tem algum trabalho fora da musica ?
Hoje to 100% voltado ao selo. Faço uns bicos pra ajudar no financeiro, porque só o selo não da. Mas toda a $ que começou o selo veio do meu trabalho, e não do rock. Viver de rock não da, sem esse sonho ai pessoal.
Quanto tempo de selo já tem? Trabalha com parceiros no selo ou não?
Cara selo começou acho que em 99. Mas o primeiro cd acho que só foi lançado em 2002. Trabalhamos com parcerias sim. Ao nosso lado ja esteve a Alea de Brasília. Scarface de São Paulo, A Seven Eight Life tambem de SP , Ant-discos do Rio e a Two Beers aqui de Goiânia. Um selo que eu gostaria de fazer algo junto e a Travolta de SP.
Como funciona o esquema de divulgação da banda que esta no selo? Vocês participam ou não?
Participamos ativamente. Uma das coisas que tento com o selo e dar um suporte nesse quesito de promoção do disco. Tentamos alguns shows também, mas isso ai não é tão facil. Queremos sempre ser o 1 integrante da banda. Acho que fazemos um bom trabalho pro pessoal que esta conosco.
Atualmente quem esta lançando material com vocês?
Cara sai agora INBLEEDING e SANGUE SECO aqui de Goiânia. Excelentes bandas. Sangue Seco e a primeira banda de punk rock que temos no selo, muito foda mesmo! Também esta na mão o disco do LESTO! Banda pesadíssima de Brasília. Quem gosta dessas coisas mais arrastadas vai pirar! E depois vem o ATONEMENT do Espírito Santo, que apesar de ser bem pesado tem uma pegada melódica, outra banda que me agradou muito.
Quais bandas já passaram pelo selo, se puder resumir?
LINHA DE FRENTE que é a banda da O.V. que mais tocou mundo afora. ALTO TEOR DE REVOLTA que é muito foda ! LEROY, FIM DO SILENCIO, PAURA, INNOCENT KIDS, ENCIENDE, DZSPERO, DESASTRE, ATTERO, CASH FOR CHAOS, e todas aquelas que eu te citei acima. Alem de nomes gringos como 25 TA LIFE, FORCE OF CHANGE.
O que falta para a galera que ta entrando no movimento agora? Ler mais ? Mais consciência? com tanta droga e cachaça descontrolada o hc pode acabar ?
Acabar,não acaba não. Mas vai se desvirtuando muito….hoje nego lê fofoca e merda na net e passa a frente coisas que não existem. O bagulho e tipo bola de neve, só cresce e vai criando um monte de treta que só divide. Acho que falta a molecada mais nova um pouco de paixão, um pouco de poder pensar por si próprio. Ler mais sempre ajuda, mas procurem ler de tudo, pra não fechar em um só lado.
Obrigado pela entrevista, desculpe se errei em algo ai mano, sempre falo , sou novo lance de entrevistas … deixe sua mensagem pra galera ai , algo que serviu de lição na sua vida e que possa servi pra todos !!!
Cara eu e que agradeço o espaço ai, valeu mesmo !! a mensagem e a mesma de sempre, ou seja PENSEM POR VOCÊS MESMOS, ACREDITEM E FAÇAM AQUILO QUE VOCÊS ACHEM QUE ESTÁ CERTO. Abração a todos e não deixem de procurar algo da O.V. e do Cash for chaos, hehehe!