04 de Fevereiro de 2024, pré-carnaval no Rio de Janeiro, a chuva não foi um impeditivo para os blocos no centro da cidade aparecerem. Em meio ao caos carnavalesco, provando o caldeirão cultural que é o centro do Rio, no tradicional Circo Voador, aconteceu o Punk in Rio. Pequeno festival que contou com as bandas Korja, Asfixia Social os britânicos do The Varukers e encerrando com o Ratos de Porão.

 

O evento começou de maneira um pouco tímida, com o público chegando ao longo das apresentações. A DJ Cammy Marino, que já havia participado em outras oportunidades no Circo Voador, criou uma ambientação musical excelente para o que estava por vir, fazendo a galera soltar o pescoço antes mesmo da primeira apresentação, que ficou por conta da banda Korja.

 

Única banda tocando em casa. Responsáveis por abrir a mente e a primeira roda do festival com a música “T.H.C“, a banda de Punk Canábico, “Punk Rock de maconheiro” como descrito pelo vocalista durante a apresentação.

 

O Korja traz uma sonoridade de Punk/Hardcore e letras bastantes diretas sobre os mais diversos assuntos canábicos. A banda também trouxe música nova “Taca fogo na bomba” e um cover assertivo para o clima de carnaval de “A semente” de Bezerra da silva. O show conseguiu trazer o público para o palco e foi bastante divertido, preparando a todos para as muitas rodas e crowd-surfing que estavam por vir.

Dando sequência, com uma sonoridade e letras um pouco mais complexas, uma banda que para mim é a cara do Circo Voador, Asfixia Social.

 

 

Com uso de metais, misturando: punk, hardcore, ska e até mesmo reagge e rap, o grupo paulista consegue com maestria deixar claro suas influências que passam até por Chico Science. Continuando a missão de aquecer o público a banda estava com bastante engajamento de palco, conseguindo fazer o público dançar, bater cabeça, e até um Wall of Death entre uma roda e outra. Foi uma ótima experiência conhecer essa banda ao vivo no Circo.

The Varukers, uma das principais atrações da noite e a única internacional. A tradicional banda britânica conseguiu juntar o maior público até o momento em um show repleto de rodas,e os primeiros pulos do palco por parte do público.

Os integrantes da banda estavam claramente satisfeitos de estar novamente tocando para o público brasileiro, como ressaltado pelo vocalista Anthony “Rat” Martin. O show no Circo Voador encerrou a passagem da banda pelo Brasil em 2024 que também contou com apresentações nos estados de São Paulo e Paraná e o fez em grande estilo, com um setlist de clássicos, uma recepção calorosa do público carioca e até participação especial do João Gordo do Ratos de Porão.

 

E para o encerramento da noite, uma tradicional lotação do Circo Voador para o Ratos de Porão, clássica banda Punk de São Paulo liderada por João Gordo. Maior roda da noite, engajamento do público no show estava gigantesco, com inúmeras invasões ao palco, um setlist repleto de clássicos que deixou os fãs satisfeitos, com destaque para “Farsa Nacionalista”, “Crucificados Pelo Sistema” e até mesmo uma música atendendo a um pedido do público “Video Macumba“.

Um show intimista e transgeracional, com reafirmação sobre a continuação do Ratos de Porão por parte de João Gordo, que relatou estar havendo rumores sobre um suposto encerramento da banda, que já tem mais de 4 décadas de existência.

O Punk In Rio foi um festival coeso que trouxe oportunidade para bandas atuais mostrarem seu trabalho e muito assertivo com seu line-up, conseguindo trazer público para o Circo Voador em uma época onde o deslocamento urbano fica diretamente afetado. E com um horário muito favorável para um domingo.

 

FOTOS DO EVENTO AQUI:

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.