O Comendatio Music Fest é o festival português que promete entregar o melhor da música prog/modern/djent, e decorre em Paço da Comenda, Tomar, Portugal nos dias 21 e 22 de Junho de 2025.
Este festival, apesar de recente, não brinca em serviço. Nas suas primeiras edições contava já com cartazes estrondosos e nomes como Leprous, Tesseract, Plini, Haken, The Ocean, Textures, Ne Obliviscaris, entre outros. Este ano não será exceção! Um dos gigantes nomes para a edição de 2025 é IHSAHN, banda que, garantidamente, muitos fãs de música extrema portuguesa ansiavam ver em Portugal e esse encontro está finalmente agendado!
IHSAHN, líder dos lendários noruegueses Emperor, irá apresentar o seu projeto a solo no palco do Comendatio Music Fest. Este senhor abraça sons e influências que vão muito para além do mundo do black metal. É sempre uma ansiedade pensar o que virá a seguir, e acaba sempre por ser uma surpresa o material que nos apresenta. Todos os seus trabalhos desafiam o ouvinte a largar as regras estilísticas, standards musicais, procedimentos e padrões. A cada novo trabalho, abraça novos horizontes mas sempre mantendo as suas raízes.
Com 8 álbuns de estúdio, o mais recente auto intitulado IHSAHN (2024) não é exceção. Este lançamento não é realmente black metal, mas também não é realmente progressivo. Em vez disso, temos algo que agarra elementos de ambos os mundos, juntando ainda uma robusta orquestra. O que IHSAHN faz é misturar de forma brilhante elementos de diferentes gêneros de uma maneira que poucos têm capacidade de fazer. Múltiplas camadas e texturas que são incrivelmente belas, mas, ao mesmo tempo, violentamente agressivas. O vocal distinto de IHSAHN, juntamente com a elegância das cordas, resulta em algo que deixa o ouvinte inquieto e viciado. Um bom exemplo disso é o tema “Pilgrimage to Oblivion”. A música deixa-me fascinada mas desconfortável, vidrada mas ansiosa. É um misto de sentimentos difíceis de compreender e explicar. Mas é o ingrediente mágico que IHSAHN mete sempre nas suas obras e que tanto o distingue no mundo musical.
Nesta passagem por Portugal, certamente irá ser apresentada esta masterpiece, mas também temas de outras obras como “Lend me The Eyes of Millennia” do álbum Àmr (2018), “Stridig” de The Hyperborean Collection (MMVI)- (MMXXI) (2021) e “My Hearth is of The North” de Arktis. (2016). Difícil será aceitar um alinhamento de 1h/1h30 com tanta boa música que este senhor criou e continua a criar…
Para além de IHSAHN, foram também confirmados VOLA, Humanity’s Last Breath, Oceans Ate Alaska, The Cost, Killus, The Broken Horizon e Phase Transition. Com estes primeiros nomes, fica difícil resistir a ir ao Comendatio Music Fest. Portanto, agarra já o teu bilhete e fica atento, pois mais confirmações estão para vir…
Os bilhetes estão à venda em https://www.comendatio.com/
Organizador: Comendatio Music Fest
Preço: 76 euros
Local: Paço da Comenda, Tomar, Portugal