Perguntas: Cremogema
Respostas: Pini

Pini, porque o nome Divida Externa?

O nome é uma “homenagem” a real divida externa que por anos impediu o desenvolvimento econômico de vários paises subdesenvolvidos principalmente da América do sul, na época achamos que o nome iria dizer bem o que queríamos passar em nossas musicas.

Qual a formação atual, e por quantas a banda já passou?

A banda passou por varias formações, mas se consolidou em 1997 com Pini(Baixo/Vocal),Delão(Guitarra/Vocal) e Buti(Bateria) em 2006 Buti (Atualmente Filhos da Revolta) sai da Banda e Guilherme assume a bateria.

O punk rock está acabando, ou apenas não tem mais a energia anti-sistema de antes?

Acredito que não! Existe muita gente interessada em se aprofundar mais ,e conhecer melhor a cultura punk, existem grupos formados em todos os lugares, hoje com a Internet fica muito mais fácil para as pessoas buscarem e trocar informações, o punk esta ai e vai incomodar muita gente e nunca vai acabar.

Como é o lance de viagens de vocês?

A gente sempre da um jeito de chegar rs…

Agenda da banda como anda?

Esse ano de 2007 a gente tocou bastante principalmente pelo interior onde a cena esta cada vez mais forte, gostaríamos de tocar em mais lugares talvez fora do estado, conhecer gente nova e tal.

A quantos anos você está no punk rock, o que viu mudar, acontecer?

Já faz um tempo que eu estou no role, o que vi mudar foi algumas
pessoas.. a vontade de gritar e colocar para fora o que você sente, expressar o seu ódio no dia a dia, ser uma pessoa livre de preconceitos, igualitária, e etc…. isso nunca vai mudar pois no meu ponto de vista é a essência do punk.

Quais as influencias da banda?

Principalmente bandas da década de oitenta, mas ultimamente estou ouvindo bastante coisa nova.. mas nossas principais influencias são : Cólera, Asta kask, Riisteytit, Kaos UK, GBH, The varukers, Uk subs, Rattus,The Restarts, The Clach, Olho Seco, Lixomania, Dekadent, Dead kennedys, Sin Dios ,Lama,Kaaos, Los Crudos, I.R.A., Discharge, R.I.P , Black Flag e por ai vai!

Você também é organizador de eventos, como fica para você no final de um show, onde você fez um puta “corre”, e muita gente critica?

Não to nem ai! Em todos que participei da organização sempre foi massa, as bandas se divertem, o pessoal que vai (A maioria) curte, a mensagem é passada e isso é o que vale.

Melhor show do Divida Externa para você, onde foi e como rolou?

A Cara todos foram massa, alguns nem tanto…mas a gente curte tanto tocar que não nos arrependemos nunca de ter tocado em nenhum lugar.

Material da banda, onde fazer download, comprar cd, camiseta, ou outro artigo que a banda tenha?

Pode entrar em contato direto com a gente pelo email [email protected] ou pelo Correio:

Rua 8,148 – Serra Azul – Paulínia-sp – 13140-000

Todas as gravações estão disponíveis para download no nosso site

www.dividaexterna.cb.net

Da ditadura militar para a situação atual, o que mudou na sua visão do país?

Bom não vivi esta época ,mas acredito que a liberdade é sempre necessária, e só com ela um povo pode viver com dignidade … nada pode ser imposto!

Estão saindo documentários sobre o punk nacional,”1983″,”Botinada”,”Punk na cidade”, entre outros, eles estão retratando bem a cena punk, ou deixa algo a desejar?

Bom eu assisti o botinada, e gostei bastante, apesar que ficaram faltando algumas bandas, e outras nem deviam estar lá, mas foi legal, e a cena merece uns trabalhos bem feitos como aquele. No caso do botinada “retratou” bem a cena de 82.
Não assiste estes outros documentários ainda! No interior é meio embaçado descolar material.

bate e volta:

4 bandas internacionais: The Restarts, Sin Dios, Asta Kask, Disarm

4 bandas nacionais: Cólera, Invasores de Cérebros, Lobotomia, Luta Armada

1 cd: Bad Time For democracy(Dead Kennedys)

melhor frase: Nazi Punk’s Fuck Off!

um livro: nos tempos livres:

Fora Ensaios, Roles de Bick, Ir em Show , Ficar bêbado etc;;;

O som de protesto cada vez mais é bloqueado perante a mídia, isso seria causa de intervenção do estado?

Creio que não! A “Mídia” não tem interesse em nada que não de Lucro!

Projetos para 2008?

Estamos pensando em gravar um Cd (Oficial) com todos nossos sons.

Quantos materiais a banda já tem gravado?

Demo – Tape (Dívida Externa ) – 1999
Demo – Tape ( Punk!Ódio Cultural) – 2000
CD- Coletânea (Solidariedade,ñ deixe essa chama apagar) (1 Faixa)2000
CD – 4 way (Resistência) (7 Faixas) 2000
CD – Demo (Vergonha) 2007
CD- Coletânea (Chãos Day) ( 2 – faixas) 2007

Qual a evolução da banda desde de seu início? A experiência cresceu bastante?

Musicalmente aconteceu Uma melhorada sim, mas a idéia sempre foi a mesma.

Trabalhos paralelos alguém tem?

O Delão Atualmente toca bateria nos Smoners e O Guilherme tem tocado Baixo nos Filhos da Revolta.

Comparar não é bom, mas … a cena da Europa é muito mais organizada que a do Brasil,isso ocorre porque lá tem mais apoio?

Talvez sim, para ser sincero não acho a cena aqui muito desorganizada não, o que acontece são muitas tretas e sub divisões que atrapalham a cena. Mas tem muita gente aqui consciente e interessada na divulgação e difusão da cultura punk.

Mensagem da banda para um mundo melhor!

Seja sempre você mesmo, lute pelo que você acredita, tenha consciência de que todos nos somos iguais e temos os mesmos direitos. A partir dai com certeza tudo melhora. Mas neste momento todos nos devemos nos conscientizar com os problemas
ambientais, se cada um fazer a sua parte podemos amenizar os estragos que nos mesmos fizemos em nosso planeta.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.
Artigo anteriorPitadas de Ditadura
Artigo seguinteDance of Days – Livro
Cremo
Sejam bem-vindos ao meu mundo onde a música é pesada, a arte visual é uma paixão e a tecnologia é uma busca incessante pela excelência. Sou um aficionado por Death, Thrash, Grind, Hardcore e Punk Rock, trilhando os ritmos intensos enquanto mergulho no universo da fotografia. Mas minha jornada não para por aí; como programador e analista de segurança cibernética, navego pelas correntes digitais, sempre sedento por conhecimento e habilidades aprimoradas em um campo em constante mutação. Fora do reino virtual, vibro intensamente com as cores do Boca Juniors, e meu tempo livre é uma mistura de leitura voraz, exploração de novos lugares e uma pitada de humor. Seja nas areias da praia, nas trilhas das montanhas, acampando sob as estrelas ou viajando para terras desconhecidas, estou sempre pronto para a próxima aventura. E claro, não há nada que eu ame mais do que arrancar um sorriso do rosto das pessoas com minhas piadas e brincadeiras. Junte-se a mim nesta jornada onde a música, a tecnologia, o esporte e o entretenimento se entrelaçam em uma sinfonia de diversão e descobertas. E lembrem-se: Hail Odin e um firme 'foda-se' ao fascismo e ao nazismo!