A música tem um papel fundamental na nossa vida. Há quem diga que exerce papel importante inclusive para as plantas (sim existe pesquisa sobre isso, até).

Mas, e na música, qual é o papel da religião e qual é o papel da religião afro?

Sabe-se, mesmo que essa onda revisionista tente negar, que a África é a grande mãe e que influencia basicamente tudo que existe. Basta você ler sobre algo e buscar pelas origens de qualquer coisa, que ela vai estar lá: o berço da humanidade.

Não seria diferente com a música e muito menos com religião, então, faz todo sentido que a música seja usada em religião.

Mas quando falamos de religião afro, o que vem a sua mente? Umbanda? Macumba? Terreiro?

Talvez.  Mas e se eu te disser que tem muita influência afro no Heavy Metal? Pois tem e te digo que tem muito, ou você acha que aquela bateria doida com viradas de blast beat veio de onde?

Os tambores têm um papel invocatório. Conversamos com orixás pelo tambor. Conforme o orixá dança, a gente toca o tambor. É uma linguagem, uma conversa, uma troca de energia e claro, um ritual.

São tantos tipos de tambores que acho difícil catalogar, mas seguem alguns:

Adufe Caixa Doyra Sino
Alfaia Conga Gongo Surdo
Ashiko Curimbó Khol Tabla
Atabaque Dabakan Malacacheta Tabor
Batá Daf Mridangam Taiko
Basler Darbuka Ng’oma Tambor falante
Bodhrán Davul Omele ou Gangan Tamborim
Bongô Dholak Pandeireta Timbales
Boucarabou Djembê Pandeiro Tímpano
Bumbo Djun-djun Repinique Tom-tom

Um dos instrumentos mais tradicionais dos terreiros é o ngong, feito de ferro. É um instrumento que inicia a parte musical, portanto é ele que manda nos outros instrumentos. Isso é muito visível no samba.

Metá Metá, com Kiko Dinucci e Juçara Marçal, é um grande destaque. A mistura de ritmos tradicionais com o rock e o jazz faz referências diretas aos orixás nas melodias e nas letras.

Metá Metá

Aqui no Brasil temos o Gangrena Gasosa, o Arandu Arakua, que mistura isso com instrumentos indígenas. Sem contar o nosso maior expoente do metal nacional, o Sepultura, que bebeu bastante nessa fonte. Ouça o álbum Roots com atenção e vai entender onde quero chegar.

Arandu Arakuaa
Gangrena Gasosa

 

 

 

 

 

 

                                                                                               Temos também bandas como Vodun, Xipe Totec, Cemican e muitas outras bandas que, se formos citar, iremos longe.

Vodun

O ponto principal e que quero que você perceba é que em tudo há um tipo de culto religioso mesmo que você não acredite. Sim, meu caro, quando o tambor é tocado não há como fugir, energias vibram. Ou você não sente tudo isso quando está lá bangeando?

Claro que sente! A energia que emana em show de Heavy Metal só se compara a um ritual. Então, o Heavy Metal não deixa de ser um culto aos antigos deuses.

Cemican

Até mesmo o fato de nos chamarmos de irmãos, é uma referência ritualística.

A música é a mais antiga forma de união e celebração, por isso nos sentimos tão abraçados quando estamos no rolê de Metal, pois estamos em celebração.

Texto Indy Lopes com colaboração de Lohy Silveira e correção Ju Elias.

Recomendo a leitura:

https://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/72e5948c-7c89-443c-9886-d295ccdba6e9/catalogo_SBTB_210x285mmweb.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=72e5948c-7c89-443c-9886-d295ccdba6e9

Conheça nosso site e nossas redes sociais, acesse:

https://www.pretonometal.com/

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.