Derian leva como significado “Anjo que cai do céu e é desejado na terra”, e quem ouve Derian sente a força de sua poderosa música, que influencia e transporta o ouvinte a um ambiente cheio de energia e poder, onde se combina o melhor do groove e death metal.
Derian é uma banda formada em 2019, na cidade de Valência – Venezuela, representando o Groove/Death Metal venezuelano. Esta banda iniciou com Joel González na guitarra e Miguel Asmad no baixo; posteriormente se juntou o vocalista Luis González, dando início ao que foi seu primeiro álbum “El Poder de Uno”, em 2019.
No final de 2021, Víctor Silvestre se juntou à Derian, trazendo vida e forma à banda com um poderoso som na bateria, permitindo que Derian experimentasse diversos sons e tendências extremas reconhecidas no metal. Suas músicas misturam elementos clássicos e modernos do metal extremo, além de composições e estilos que fazem de Derian uma banda com relevância musical atual na Venezuela, trazendo uma nova proposta refrescante ao metal extremo nacional, e expondo a boa música criada na Venezuela inspirada no Groove e Death metal. Derian atrai o público com poderosos riffs de guitarra, vocais agressivos e mensagens fortes e claras.
- Derian é uma banda que se formou em 2019, na cidade de Valência – Venezuela. Como foram esses inícios de Derian? Como chegaram a se formar como banda e como escolheram seu nome?
R: Derian realmente iniciou em 2017, no começo foi um projeto solo do nosso guitarrista Joel Gonzalez; Joel decidiu convidar Miguel Asmad (baixista), depois de um tempo encontraram o vocalista Luis Gonzalez e foi aí que Joel decidiu, baseado no compromisso e entrega dos demais músicos, que o projeto deveria ser sob um contexto de banda. Daí em diante fomos construindo com base nisso, conseguimos encontrar o baterista Victor Silvestre e com ele completamos a formação atual. De onde surgiu o nome Derian é uma grande e muito simpática anedota. Joel uma vez ouviu o nome Derian de uma menina de 12 anos, sobrinha de sua locatária. Ao conhecê-la, imediatamente se chamou muita atenção ao nome e ele disse de imediato: “Quando tiver uma banda de Death Metal, a chamarei DERIAN”, e assim foi. Depois, com o tempo, descobrimos que Derian se define como anjo que cai do céu e é desejado pelos seres humanos, nos veio como uma luva.
- Quais temas Derian aborda nas composições de suas músicas?
R: Escrevemos sobre diversos temas, com muito conteúdo pessoal e vivências próprias, também escrevemos sobre temas sociais, coisas que não vemos corretas ou que precisam ser corrigidas pela humanidade. Escrevemos muito sobre o mal e o que o homem pode ser (para o bem ou para o mal), escrevemos também sobre a luxúria e o pecado. Sempre tentando dar uma mensagem ou apresentar uma posição responsável sobre os tópicos que abordamos, nos interessa muito o conteúdo de nossas letras.
- Quais são as principais inspirações musicais para Derian?
R: A banda é formada por um grupo de integrantes com gostos musicais diversos entre si. Podemos dizer que, em termos de gostos e influências, englobamos toda a boa música criada, indo da música clássica, jazz, blues até o black metal. Todas essas influências representam um marco para nossa inspiração.
- Fale-nos um pouco sobre como Derian agrupa os estilos do Groove e Death metal em riffs de guitarra, vocalização, bateria e baixo, que fazem possível a coalizão desses gêneros em sua composição, som e rítmica musical.
R: Acredito que isso se baseia nas próprias influências da banda, está no estilo de composição ou na forma como vemos a música que fazemos. Não existe um estereótipo ou um padrão predefinido, Derian simplesmente escreve o que deseja escrever, o que sai de suas mentes, alma e capacidades. Sempre buscamos ser bastante originais e livres em nossas composições, bastante honestos. Nos atraem muitos estilos, mas no final o que escrevemos deriva da mistura de influências e gêneros da banda.
- Fale-nos um pouco sobre suas discografias anteriores, EP e singles: “El Poder de Uno?”, Derian y sus reglas”, Sana Modern Mortis”, entre outros, que fazem parte de sua trajetória musical.
R: Bem, essencialmente Derian tinha o caminho bem perfilado desde o início. “El Poder de Uno” é o resultado de um conjunto de temas que Joel havia composto ao longo de sua carreira até aquele momento. Temas que não se encaixavam em nenhum de seus projetos da época, mas que eram interessantes. Esse álbum não tinha um estilo ou um gênero, foi simplesmente um experimento, juntaram-se as pessoas corretas e as ferramentas necessárias, e saiu um ótimo disco de estreia. Nos surpreendemos muito com a boa recepção que teve, foi o disco que nos colocou em evidência, com excelentes resenhas, excelentes comentários, ganhador de prêmios, e foi o disco que nos permitiu ganhar o prêmio de Melhor Agrupação de Metal e Melhor Banda Revelação em nosso país.
Para o Sana Modern Mortis a coisa foi muito diferente, já conhecíamos nossas capacidades e tínhamos muito claro o motivo do disco, a estrutura mais a banda. O SSM vem definir o que é Derian realmente e o tipo de música que decidimos fazer ou como gostamos de fazer. É um disco sombrio, íntimo e muito mais agressivo. Muito de seu conteúdo lírico está baseado em vivências dos integrantes da banda e expressa um período muito difícil para cada um deles. É o disco com mais reproduções e onde estão muitos dos nossos temas obrigatórios em concertos e apresentações ao vivo, temas que o público nos pede a cada instante.
Em nosso primeiro EP, Joel queria recuperar dois ótimos temas que tinha com outra banda, temas que achávamos que seria interessante tocar ao nosso estilo ou à nossa maneira. Daí nasceu o “Derian y sus Reglas”, mais uma vez um experimento que deu muito certo. Nesse disco estão o tema que dá nome à banda “Derian” e um dos hinos do nosso repertório “Sr. Schadenfreude”, tema que se tornou o fechamento do nosso repertório ao vivo.
Não podemos deixar de mencionar outro trabalho que realizamos desde o início da banda, que é nosso projeto de tributos ao Rock e Metal Venezuelano, onde prestamos homenagem a essas bandas venezuelanas que nos influenciaram. Esse projeto envolve o lançamento periódico de versões ou