Boa noite, valeu ai pessoal da Alkanza pela disponibilidade. Além de ser uma banda que vem conquistando minha admiração, alguns caras da banda são parceiros de longa data e é uma satisfação entrevistar vocês. Vamos a primeira pergunta:
1 – A Alkanza tem 4 anos de estrada e algumas formações e sem duvidas com a formação atual (André, Thiago e Ramon) vocês alcançaram uma maturidade musical muito grande. Tanto que no ultimo ano vocês conseguiram espaço dentro de muitos eventos e foram headline de festivais bacanas. E a pergunta é: Como vocês resumem esse ultimo ano pra Alkanza e como ta sendo essa experiência pra banda de ter transposto um patamar e estar ganhando reconhecimento?
Primeiramente boa noite Diogo, pra gente é uma honra tá falando com você. Assim cara, questão de formação teve varias a gente foi ao longo do tempo trocando e quando eu conheci o André e a gente viu que queríamos a mesma coisa nós colocamos um foco no futuro.Todas as outras formações foram uma tentativa de evoluir até chegar um ponto onde as pessoas que integram a banda completassem a banda por inteiro para evoluirmos. Desde o ano passado tivemos muito trabalho, principalmente com o lançamento do CD, nos dedicamos muito e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho. Mas temos muito pela frente e estamos focados no futuro. E é esse foco que está trazendo resultados, desde a qualidade do show ao vivo até a visibilidade que a banda vem recebendo. Esse ano está sendo muito importante. Agora além do Ramon na batera estamos com o Gustavo Jamarine no baixo, com ele demos uma ênfase e fechou legal. E ai final desse ano, começo do ano que vem vamos ter novidades! ano que vem vai ser um ano cheio.
2 – Ainda não vi como o novo baixista fecha com vocês, o ultimo show que eu vi da Alkanza foi no Laguna Metal Fest, lá vocês se apresentaram ainda como um power trio. O cara entrou com o bonde andando, vocês em processo de composição e pré-produção. Como está sendo a integração dele? Ele está se encaixando bem? Vai ter alguma mudança do som da Alkanza?
Sim, ele entrou com o bonde andando, as composições já estavam em fase de finalização, mas entro bem e pegou o ritmo. A gente tá bem entrosado e deu um ar novo pra banda.
Eu (Thiago) estou na guitarra novamente e vamos trabalhar mais isso, já vai ser perceptível no CD. Essa foi outra mudança pra melhorar a banda e estamos alcançando um nível melhor do que já estávamos. Temos vários projetos e ano que vem o público vai começar a ver isso.
3 – Pelo que eu tenho acompanhado a agenda da banda está parada e faz algum tempo que a Alkanza não sobe nos palcos. Ao que isso se deve ?
Tem o fato de ter entrado o baixista novo agora estamos esperando nos entrosar bem, deixar a cozinha redonda pra poder continuar fazendo apresentações excelentes. Além das composições, pra não conflitar uma coisa com a outra e podermos nos dedicar ao álbum. Também tem o fato do André morar em Florianópolis, o batera e o baixista em Capivari e eu em Tubarão, então nossa logística é mais complicada e estamos aproveitando as oportunidades que temos de nos encontrarmos pra poder ensaiar e aprimorar o que a gente está construindo. Que é o próximo CD.
4 – E falando no próximo CD quando ele vai estar disponível para o público?
A agenda ta pra agora na primeira semana de janeiro a gente entrar em estúdio pra começar a gravação, pra chegar na mão do público provavelmente ali pra setembro. Mas talvez a gente antecipe, tudo depende dos planos que nós temos.
5 – A banda tem um desafio ai pela frente, o “Colonizados pelo Sistema”, foi um excelente álbum, foi muito elogiado e é um marco pra banda. O que a gente pode esperar desse novo álbum? Ele vai seguir a mesma formula? Alguma novidade? O que tu pode me adiantar das composições que já estão prontas?
O que eu posso adiantar é que ele vai seguir a formula Alkanza. Músicas pesadas, algumas coisas um pouco mais trabalhadas, mas é nossa identidade. Procuramos criar uma característica própria fazendo a musica que a gente gosta em primeiro lugar, a gente faz com paixão mesmo e com raça, gostamos de passar nossa ideologia. O próximo álbum não vai ter essa moldura de crítica ao estado, mas sim, mais as pessoas, falando o quanto nós também erramos. Acredito que é um álbum que vai agradar tanto quanto o primeiro, com músicas muito bacanas e bastante coisa diferente que vamos incorporar pra fazer que a nós possamos prosseguir com a evolução.
6 – Teremos um álbum reduzido, em torno de 8 faixas, ou vamos ter um trabalho maior?
Não cara, vamos manter o mesmo formato de 8 músicas, achamos que é um formato bom, é um tempo legal pra galera curtir, se estender muito acho que fica chato. Nós vamos fazer o nosso melhor e lançar nesse álbum, estamos muito confiantes
7 – Quanto tempo a Alkanza pretende se manter fora dos palcos? Quando poderemos ver a banda com a nova formação?
O quanto antes Diogo, acho que o proposito de toda banda quando compõe é querer mostrar e fazer as coisas acontecerem, tu sabe que a nossa energia em cima do palco é muito massa e a gente faz com muita vontade e nós gostamos muito de estar ali em cima (do palco). Estamos trabalhando ao máximo pra deixar o show bem firme deixar nossas composições novas redondas e assim que der estar mostrando pro publico pra galera curtir. Vai ser uma porradaria grandona velho!
Mas estamos em aberto, os promotores que quiserem entrar em contato com a banda podem fazer através da pagina da banda ( www.facebook.com/alkanzaofficial). Vamos participar do United Bands Festival Florianópolis que vai acontecer dia 18 de fevereiro no Taliesyn em Florianópolis.
8 – Ainda sobre o novo trabalho, sobre a divulgação vocês tem algum plano especial? A banda pretende lançar algum vídeo clip ou promover algo diferente? O “Colonizados pelo Sistema” vocês disponibilizaram o full lenght pra download, logo no início além disso vocês também trabalharam pra criar uma personalidade visual . Vamos ter mais disso?
Sim Diogo, vamos fazer um trabalho bem legal para o lançamento, pretendemos fazer um formato diferente, com um bônus e material adicional além do álbum pra galera ter um material exclusivo. E temos surpresas pro trabalho de divulgação. Logo vamos fazer uma campanha, relacionado a arte do CD, a galera que manda bem no desenho vai mandar a arte pra gente, dentro do tema que vai ser proposto, vamos selecionar um trabalho. O escolhido vai ser remunerado e vamos utilizar as artes para divulgar o nosso trabalho e assim também, quem sabe, apoiar um artista desconhecido e abrir o mercado pra ele.
9-Agora deixa um espaço pra vocês mandarem uma mensagem pro público de vocês
Thiago: Primeiramente agradecer teu convite e o público que tem curtido e apoiado a banda, bastante gente tem nos acompanhado e queria agradecer pessoalmente a R.Nandi Premium Guitars que lançou um modelo signature meu a Sniper T1, agradecer ai a parceria e o apoio e falar que ano que vem vamos vir com bastante coisa boa e vamos nos unir ai pelas estradas desse Brasil!
André: Queria agradecer todo mundo por apoiar curtir a banda e a você por abrir o espaço pra mostrarmos nosso trabalho pra galera. Queria firmar um compromisso com a galera que vamos fazer um negócio monstruoso, estamos fazendo pra vocês! Pra vocês terem um CD bom de ouvir do início ao fim com groove animal, com porradaria e com qualidade. Vamos nos encontrar nos palcos e destruir tudo!
É isso ai! Abraço a todos.