João Carlos Molina Esteves, ou simplesmente Jão, se é que a família Ratos de Porão tem um líder, esse nome esta entre as principais decisões.
Guitarrista e membro fundador da banda de hardcore/crossover thrash Ratos de Porão, pai, batalhador, ídolo para muitos, referência para o underground nacional, é com ele que vamos ter uma breve conversa.
Um prazer imenso entrevista-lo!
1- O Ratos de Porão já trabalha em seu novo cd, quais novidades pode nos adiantar sobre este trabalho? Ja tens titulo? alguma musica pronta?
Cara a gente esta gravando agora nesse mês de novembro, o disco vai chamar “século sinistro” e terá 13 faixas.
2- Quem trabalhará na arte do próximo álbum?
Puts mano, esqueci o nome dele rs
3- As musicas tratarão algum tema mais especifico?
São temas variados,vão desde os protestos recentes e a truculência da polícia até as mesmas merdas de sempre… políticalhada em geral, país de merda, blá blá blá rs
4- Como você tem visto a cena undergroud brasileira nos últimos tempos?
A cena underground ta boa, muita banda boa, gente fazendo muita coisa,zines,fest, etc. A única coisa que eu acho é que a cena é muito fragmentada,determinados segmentos não prestigiam outros e tal, isso acaba subdividindo muito .
5- Sobre a confusão que deu em Uberlândia com a invasão de palco, o que pode nos dizer em referência a visão da RDP sobre o ocorrido?
Foi um fato isolado,mas eu por exemplo penso na vulnerabilidade de quem está em cima do palco nesse tipo de situação,teve um ocorrido a um tempo atrás que eu estava tocando no palco e tomei um tiro de bala de borracha ou estilingue sei la, acertou no meu peito,podia ter me cegado se pegasse na cara, então é aquilo né que eu poderia ter me fodido, eu por exemplo não gosto de j quest mas nem por isso vou no show do cara pra atirar nele né?
6- Já são 3 décadas de rock, viagens, roubadas, felicidade e amizade dentro do rock, de todo este tempo quais foram os maiores aprendizados que você pode citar?
A gente vive aprendendo né, mas acho que conhecer outras culturas me trouxe maior bagagem,fora o lado profissional que aí eu fui aprendendo conforme passava por determinadas situações,gravar um disco ou fazer um show é sempre um aprendizado.
7- Bate e volta:
4 bandas nacionais: é complicado só 4 né,então vou deixar fora as clássicas e consagradas para não chover no molhado: Facada, Trassas, Baixo Calão e Imminent Attack.
4 bandas internacionais: Só as clássicas, Ramones, Discharge, Slayer e Napalm Death.
1 livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo.
1 cd: Acabou Chorare”( Novos Baianos) que eu escutei ontem tomando cerveja com minha mulher….Foi bom!
1 disco: Rocket To Russia Ramones. O disco que mudou a minha adolescencia.
Uma música: “My Love” Paul Maccartney, a primeira musica que minha filha caçula Lorena ouviu na vida!
Política: A política é uma merda cheia de gente mal intencionada!
Família: È o mais importante meio social que nós temos, pro bem ou pro mau.
Ratos de Porão: Conta boa parte de minha história!
Brasil: ais de imbecil que se orgulham em saber rebolar e chutar uma bola!
Uma frase: Tem gente que é tão pobre, mas tão pobre, que só tem dinheiro! “Pedro de Lara”
8- Ja pensou alguma vez em parar de tocar?
Já.
9- Hoje além do RDP, quais são as outras atividades que você pratica? Ou vive apenas do Ratos de Porão?
Basicamente tudo o que eu faço é envolvendo musica, as vezes eu estou dando aula, outras eu discoteco, produzo bandas,vendo cd na Galeria do Rock, porque não dá para viver de RDP exclusivamente.
10- Um sonho ainda não realizado com o Ratos?
Falta tocar com o RDP na costa Oeste dos Eua.
11- Você atualmente esta tocando no Trassas, no Periferia e no Rdp, como divide o tempo?
Cara eu procuro usar os finais de semana que eu não estou tocando com o RDP para tocas com as outras bandas.
12- É complicado ser uma referência para os mais novos? Você se policia em algum aspecto para não decepcionar a legião de fans que conquistou ao longo dos anos?
Hoje em dia eu me policio mais, pois sou um homem maduro e na verdade eu não quero passar um má impressão da minha pessoa, isso é uma coisa que eu adquiri ao longo do tempo, porque antes eu estava cagando e andando pra isso…..
13- Quais aspectos o Ratos analisa antes de fechar o contrato de um show?
Temos uma empresaria que faz esse serviço, e ela sabe as necessidades do ratos e minimiza a possibilidade da banda cair em roubadas.
14- Além do próximo álbum, o que mais podemos esperar do RDP para 2013?
Para 2013 o disco novo será finalizado mas só sai ano que vêm, estamos com agenda cheia e terá o lançamento da cerveja do RDP!
15- Maior influência musical de sua vida?
Minha maior influencia é o R0ck desde criança.
16-Deixe sua mensagem:
Galinha que acompanha Pato morre afogada!