Hanabie. – LAV Lisboa ao Vivo
Surgido do coração de Tóquio, o mais recente fenómeno do metal japonês está a pegar fogo ao mundo com o seu som eletrizante e atuações ao vivo incrivelmente cativantes. Com uma jornada extraordinária e repleta de triunfos, as HANABIE. têm como objetivo gravar o seu nome nos anais da música moderna mais pesada e, em 2024, dão continuidade ao seu plano de conquista mundial com mais uma extensa digressão europeia de apoio ao álbum de estreia «Reborn Superstar!». Na rota, consta uma atuação única, agendada para o dia 25 de Junho, no LAV – Lisboa Ao Vivo, que marca a primeira passagem destas estrelas em ascensão por solo luso.
As HANABIE. não têm qualquer interesse em conformar-se com estereótipos e isso ficou bem claro há cerca de um ano quando lançaram o vídeo-clip de «お先に失礼します (Pardon Me, I Have To Go Now)», que mostrou o quarteto – Yukina na voz, Matsuri na guitarra/voz, Hettsu no baixo e Chika na bateria – a rebelar-se contra a cultura corporativa misógina e a rejeitar violentamente os papéis de género atribuídos. Da mesma forma, o som que praticam desafia categorização, transformando referências de punk, bandas-sonoras, metalcore, EDM, nu-metal, J-pop e anime em hinos de metal ultra-modernos e emocionantes.
Linhas vocais gritadas e refrões orelhudos cruzam-se e tornam imprevisíveis e implacavelmente divertidas as estruturas musicais do quarteto, numa fórmula que têm vindo a aprimorar ao longo dos últimos anos – como prova disso temos o single e vídeo-clip de «我甘党- («We Love Sweets)», que acumulou dois milhões de visualizações no YouTube e três milhões de streams no Spotify. Com toda uma estética pensada e desenhada por Hettsu, que queria seguir uma carreira na indústria da moda antes de se voltar para o baixo, os incríveis vídeo-clips e espetáculos das HANABIE. exalam uma personalidade igualmente incontida, que sustenta também toda a sua abordagem ao vivo.
Em vez de movimentos coreografados ao mais ínfimo pormenor, o que as HANABIE. servem é uma proposta imprevisível e anárquica, pontuada por momentos de brilho sincopado, de que é um bom exemplo o refrão de ‘WHAT THE FUCK!’ no meio da «Be The GAL». Com um explosivo espetáculo em Londres, que fechou com chave de ouro o fim da triunfal tour europeia de 2023, no currículo, as quatro japonesas afirmam-se como inteligentes, seguras de si, orgulhosamente independentes e, acima de tudo, apostadas em divertir-se, e em divertir a sua crescente base de seguidores.
BILHETES
Locais de Venda: Ticketline.
Lojas: FNAC, Worten, El Corte Inglés, ABEP e Unkind.pt.
Internacional: Masqueticket.