Giro incluiu apresentação no lendário festival Obscene Extreme, na República Tcheca. Intitulado ‘Deforming Europe’, filme está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Goblin TV.

No ano de 2018, o Expurgo se apresentou em um dos festivais mais insanos do mundo: o Obscene Extreme, na República Tcheca. Na ocasião, a banda aproveitou para fazer uma mini turnê pela Europa, que também incluiu datas na Alemanha, na Bélgica e na Polônia. Agora, três anos depois, é lançado o registro audiovisual dessa experiência — algo ímpar na carreira de qualquer artista independente brasileiro. Intitulado Deforming Europe, o documentário é uma coprodução entre a Goblin Filmes e o próprio Expurgo e está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Goblin TV.

Com vasto acervo de imagens e depoimentos, o filme, em seu início, contextualiza as origens do Expurgo na cidade de Belo Horizonte para, na sequência, acompanhar a banda de grindcore por todo o giro europeu. Durante aproximadamente 12 dias, os quatro músicos e mais dois amigos circulam pelo velho continente em uma van alugada, se envolvendo nas mais inusitadas situações – de shows catárticos e diversão alcoólica a perrengues e mordidas, tanto de cachorro quanto de humano.

O ponto alto da aventura é uma apresentação no Obscene Extreme, ao lado de bandas clássicas como Asphyx, Napalm Death, General Surgery, Cripple Bastards e Grave. “O festival é uma zona, um carnaval, uma alegria, com banda para caralho tocando”, diz o guitarrista Philipe. E para a situação ficar ainda mais especial, a data marcava os 20 anos do festival tcheco e os 40 do baterista Anderson. “Eu acho que foi a experiência mais intensa que eu já vivi. Por uma questão da gente ser músico amador e ter passado aquilo tudo e ainda ser meu aniversário. Realmente, foi comovente”, emociona-se o músico.

A experiência no circuito de squats e a vivência com as comunidades punks locais ao longo da turnê também foi marcante para a banda. “Isso que é o legal. Você chega nesses espaços, nesses squats punks, e vê o tanto que a intervenção dos caras é positiva em termos de manifestação artística”, afirma o vocalista Egon. Além disso, a cultura do “faça você mesmo” aplicada à produção de eventos, chamou a atenção dos brasileiros. “Você chega nos lugares mais podres, mas a qualidade dos equipamentos e do som, faz toda a diferença. Os caras tiram um mega som”, relata o baixista Sérgio. E todo esse aprendizado, que os integrantes do Expurgo levam para a vida, agora é compartilhado por meio do documentário Deforming Europe.

Participação em mostra internacional

Antes mesmo de sua estreia oficial, o documentário Deforming Europe foi um dos destaques da mostra The Lift-Off Sessions, que aconteceu entre os dias 21 e 28 de junho. Com sede no Reino Unido, o evento tem a proposta de trazer novos públicos para o mercado do cinema independente. Cada filme participante é exibido durante uma semana, por meio da plataforma online Vimeo On Demand. Ao final do ano, ocorre uma exibição ao vivo de todos os vencedores, diretamente dos estúdios Pinewood.

 

Confira o documentário Deforming Europe, da banda Expurgo:

 

Sobre o Expurgo

Formado das cinzas do antigo Putrifocinctor, no final dos anos 1990, o Expurgo está oficialmente na ativa desde 2001. A banda de Belo Horizonte é hoje uma das mais relevantes da cena grindcore nacional, com dois álbuns cheios no currículo – Burial Ground, de 2010, e Deformed by Law, de 2018 –, além de uma demo, um EP e diversos splits com nomes como Flesh Grinder, Subcut e Pharmacist.

Facebook: https://www.facebook.com/ExpurgoGrind/

Instagram: https://www.instagram.com/expurgogrind

YouTube: https://www.youtube.com/user/gofilthgo/videos

 

 

Sobre a Goblin Filmes:

Produtora audiovisual sediada em Belo Horizonte-MG. Além de desenvolver produções e estratégias de marketing para segmentos diversos, investe em conteúdo underground por meio da Goblin TV, seu portal e canal de YouTube.

Goblin Filmes: https://www.goblinfilmes.com.br/

Goblin TV: https://goblintv.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/GoblinUndergroundTV

Instagram: https://www.instagram.com/goblinundergroundtv/

Facebook: https://www.facebook.com/GoblinUndergroundTV

 

 

Créditos:

Press release: Frederico Borges

Foto: divulgação

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.