Encomendei com um grande prazer este artigo do meu amigo finlandês de Turko Iiro sobre o grande festival punk finlandês Puntala-Rock 2009, que comemora 10 anos!
Provavelmente isto é mais um diário de estrada do que alguma coisa sobre Puntala?!
Por: Iiro Marin
Encontrei os meus amigos que estavam indo para Puntala-Rock perto do Pietro Pubi, perto de onde moro em Turku. Mas antes disso houve alguns problemas: perdi minha carona com o Lobotomia, assim passei a mandar e-mails e mensagens para todos os lados para encontrar uma forma de ir, já que tinha comprado os ingressos. Finalmente encontrei uma carona. Assim fomos para o Prisma comprar comida e cerveja e colocar alguma gasolina, e estava chovendo kuin Esterin perseestä, como dizemos na Finlândia.
No caminho para Puntala-Rock, o carro começou a pingar água e tivemos que parar por um momento. E a chuva se acalmou um pouco. Não tinha som no carro, assim nada de música. Mas a viagem foi boa e estacionamos o carro em nossa área preferida, rss.
Havia muita gente na fila para entrar na área do festival, então tive que esperar. Lá bebi “kilju” (típica bebida alcoólica finlandesa) com alguns amigos e conversamos bastante sobre vários assuntos.
Foi muito bom encontrar algumas pessoas Suécia e da Finlândia, que estavam no Punk Illegal Fest, e também meus amigos de Turku e Brasil. Também conheci pessoas que estavam por lá pela primeira vez na vida.
A comida estava ótima e havia muitos álbuns e coisas pra vender. Assim, curti a música e tirei fotos.
Dormi na varanda porque estava chovendo todos os dias. “Geralmente durmo em algum lugar na floresta ou em meio às madeiras ou em algum canto perto do fogo.”
Todas as coisas mais malucas aconteceram durante o festival, assim eu recomendo que venham a Puntala-Rock, porque é a melhor maneira de entender.
Iiro Marin
E-mail: [email protected]
www.puntala-rock.net
http://www.myspace.com/puntalarock
Confira fotos:
[unitegallery puntala]