Este ano, no dia 6 de setembro de 2024, marcou a segunda edição do festival Bravo Rock em Rydułtowy (Polônia). O festival, organizado pelo dono do Pub local “BRAVO”, que por acaso é um grande fã de rock e metal, acontece atrás do pub em um espaço aberto ao ar livre. Dadas as limitações de espaço e para manter o festival acessível ao maior número de pessoas possível, o proprietário e organizador decidiu instalar um trailer no final do espaço com um dos lados aberto para servir de palco. Dá um layout um pouco estranho à configuração da banda para os olhos, com o baterista próximo à banda em comparação com a configuração usual atrás da banda, mas isso não afetou a qualidade da música.

Voltando ao preço acessível, quatro bandas da cena rock e metal local por 30PLN (~7,50$). Além disso, bebidas, cervejas por 10PLN (~2,50$) e bebidas não alcoólicas por 8PLN (~2$). Além das bebidas do bar, dois fornecedores locais estiveram no local, um entregando bolinhos, batatas fritas e panquecas, enquanto o outro estava presente com o que pode ser considerado comida de trabalho polonês, como “golonka” (Eisbein, ou knucle de porco), “grochówka” ( sopa de ervilha) e k”ielbasa grilowana” (salsicha polaca grelhada). Todos os pratos variam entre 10PLN e 30PLN (2,50$ a 7,50$). OK, chega de comida e bebida, não é por isso que estamos aqui agora, não é? Hora de conhecer as bandas que se apresentaram durante o Bravo Rock por ordem de aparição.

Okruszek nie ma szans! é uma banda originária de Bytom (Silésia, Polônia) desde 2017. A banda se inspira em uma variedade de gêneros e bandas da cena punk, rock e metal, mas também em elementos acústicos e músicas mais suaves. Apesar de ter origem em 2017, o seu primeiro álbum só foi lançado em 2021 com o título “Tańczysz z pijanym” (Dançando com um bêbado). Publicar o primeiro álbum do trio dinâmico Wojciech “WoMal” (vocal/guitarra), Jacek (baixo) e Artur (bateria).

Nos últimos anos a banda tem feito diversas apresentações em locais maiores e menores, concertos indoor e festivais ao ar livre, mas sempre com o objetivo de transmitir a sua energia. Eles foram apresentados no Bytom Days de 2022, onde foram elogiados pela cidade por estarem entre os melhores da cena rock local.

.Durante a apresentação, a banda tocou um mix de músicas de seu álbum de estreia, incluindo “Faster” e “Killer w białych zokach”, mas também material novo e inédito, como “Drag’on” e “NieSkaŻony”. Esta mistura de rock original, punk e ska revelou-se o início ideal de uma tarde e noite de fim de verão com o Sol no céu e uma cerveja gelada na mão.

Os próximos no palco não são novos, talvez alguns se lembrem de uma banda chamada Punktera? Se sim, esses caras não são novidade para você, apenas um curso ajustado e um novo nome para se adequar melhor a esse curso musical. Começando no início dos anos 2000 como Punktera, a partir de maio de 2022 a banda foi rebatizada para Kierunkowy’80. Enquanto o seu trabalho inicial foi influenciado pelo punk polaco e internacional, o novo nome e direção não se está a afastar 100% disso, mas começou a incorporar de forma mais dominante sons do punk melódico, rock melódico e rock ‘n roll dos anos 80.


O set da banda incluiu algumas músicas de seu EP de “estreia” 2k20 misturadas com trabalhos mais recentes lançados recentemente como “Rollercoaster” e “Wyrzutek”. Durante o set ocorreram vários problemas técnicos onde uma interrupção de energia atrasou um pouco o festival, os debates ainda estão em andamento sobre a causa. Alguns dizem que a nova direção é muito suave e os amplificadores se recusaram a tocar, outros dizem que foi a companhia elétrica boicotando a banda sempre que tocavam uma música mais alta para forçá-los a seguir mais a nova direção. Apesar disso, os organizadores conseguiram preparar um reforço para a realização do festival com o concerto de Kierunkowy’80 que conseguiu levantar as pessoas.


Having a delayed start do to earlier technical issues on the festival didn’t put these guys off, and might even have helped with the atmosphere as the sun was setting already. The band played some of their early work, some reworked songs “Weak” as an adaptation of the 2020 single “Hypokryzja” and some work that has not been released yet officially. During the concert you felt these guys weren’t new on the block and the interaction of lead singer Dawid with the crowd, warming them up to sing along the chorus of songs as “Nie wierze” gave an extra dimension to the whole gig.

Com a noite a chegar, oriundos de Piekary Śląski (Silésia, Polónia), formados em 2015, os Haya são uma banda que gosta de experimentar misturas e misturas de estilos. O tom superior é definitivamente definido para ser um híbrido de punk, heavy metal e death metal, se alguém ouvir com atenção poderá captar algumas notas e inspiração de grandes bandas como Godsmack e Illusion, mas todas interligadas e feitas suas. Um novo som híbrido na cena rock e metal para garantir que alcancem mais pessoas, de uma forma mais alta, mas acima de tudo mais abrangente, para unir as pessoas.


Terminando à noite, rostos familiares. Em cena desde 2004, mas apenas Rusty Head desde 2024. Esta banda, anteriormente conhecida como AlcoholicA, é uma marca registrada na cena rock e metal polonesa desde seu início em Świerklaniec (Silésia, Polônia). Pode-se dizer que a principal influência da banda vem do Big4, Metallica, Megadeath, Pantera e Slayer. Conhecidos principalmente como AlcoholicA, sendo uma banda cover/tributo ao Metallica, obviamente, eles começaram a escrever suas próprias músicas já no final da segunda década deste milênio e lançaram um álbum com o novo nome já em 2017. Mesmo assim , dado o estatuto, o AlcoholicA continuou a ser a sua banda principal, com a qual cobriram vários festivais na Polónia e no estrangeiro. Várias menções notáveis ​​​​aqui são Wacken Open Air (Alemanha) em 2015, festival Rock for the People (República Tcheca) em 2022 e Pol’andRock festival (Polônia) em 2016 e 2024. Mas, além de brilhar nos grandes palcos, eles levaram tempo foi visitar Rydułtowy para tocar para um público local amante do metal.

O volume do amplificador foi movido de 10 para 11 e a banda mostrou porque é adorada como AlcoholicA tocando vários covers do Metallica além de seu próprio material, principalmente do novo álbum de 2023 “F.E.A.R.” com seu novo hit “I am”. Devido aos atrasos anteriores, tornou-se aparente que o concerto não duraria tanto quanto planejado devido ao horário de silêncio às 22h. Felizmente, o organizador conseguiu negociar com os estabelecimentos vizinhos e moradores da cidade para adicionar um encore ao show depois das 22h, que a banda felizmente aproveitou para tocar um medley de todos os grandes sucessos do Metallica, incluindo “Kill em all”, “Creeping Death ” e “Procurar e Destruir”.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.