Noite quente em Lisboa, fora e dentro do RCA! O termómetro marcava 23º pelas 21H, altura da abertura de portas da sala de espetáculos de Alvalade. Terceira e última noite da passagem dos britânicos GBH por Portugal, depois de dois concertos arrasadores em Faro e Porto faltava então a capital.

Ainda com publico a chegar já se ouviam os primeiros acordes dos Crab Monsters. “Stage Chaos” foi o primeiro tema a ser tocado e é também o tema de abertura de “Piss Wizard”, disco de 2021 lançado pela Hell Xis. Temas como “Flat Earth Squirt”, “Oh Fuck!” e “Piss Wizard” foram também tocados do álbum com o mesmo nome. “Rock n´Roll a 300 kms/h” é a designação da banda para definir o seu som, e é com isso que levamos! Parece que nos passou um TGV por cima a alta velocidade sem nos apercebermos muito bem do que aconteceu! Do primeiro disco “High On Guts” de 2019 não faltaram temas como “Rock n´Roll”, “Naked Alive”, “Good Home” e “Licenseman”. Que pedrada e que power destes Srs de Castelo Branco! Queremos mais disto!

 

Crab Monsters | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

Set List:

-Stage Chaos
-Violent World
-License Man
-Permanent Purge
-Rock N´Roll
-Good Home
-Shovel Headshot
-Oh Fuck!
-Feed On Violence
-Naked Alive
-Shit Spit
-Flat Earth Squirt
-What Was Needed
-Uncomplicated Man
-Monsterizer

 

 

De Madrid chegavam os Bladders, Punk Rock melódico também ele com bastante power, foi o que nos trouxeram. “Off Road” do disco “Taking Off” de 2013 foi o tema de abertura, do mesmo álbum foram ainda tocados “Bladders” e “Twisted Brains”. Invulgarmente os Bladders dividem as vozes entre os elementos da banda, criando uma dinâmica interessante e acabando por não se perceber quem é o vocalista principal uma vez que todos cantam! Foram tocadas também covers, de NOFX “The Quass” e “Dying Degrees” e “Maxwell Murder” dos Rancid, destaque para a excelente execução do solo de baixo desta malha pelo baixista Mario Catalá! Do último disco “Loin” de 2018 foram tocadas: “Andromeda”, “Cocaine”, “Shoot Them All” e “Ode To Funk Polk”. Como reparo fica o facto de terem falado em inglês connosco quando o nosso portunhol é bom o suficiente! Joder chicos!

 

Bladders | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

Set List:

-Intro LA
-OffRoad
-ATS + SMY
-Itchy & Scratchy
-Full of Rockets
-The Quass
-Shoot Them All
-Andromeda
-Cocaine
-Twisted Brains
-Maxwell Murder
-Ode to Funk Polk
-Swap Cist
-Bladders

 

Com 45 anos de existência os GBH eram a banda mais aguardada da noite. E foi com euforia que foram recebidos pelo publico. 41 anos passados desde o lançamento do seu primeiro álbum “City Baby Attacked By Rats” de 1982 (o dia exato teria sido na data anterior no concerto no Porto), era a ocasião perfeita para a celebração desse lançamento tocando grande parte dos temas do álbum. “Time Bomb”, “Wardogs”, “Maniac”, “Heavy Displine” e “Bellend Bop” são alguns exemplos, e claro o tema que dá nome ao album “City Baby Attacked By Rats” a ser cantado em uníssono pela banda e pelo publico. Este “City Baby” merecia uma desforra que não se fez esperar com “City Baby´s Revenge” do album de 1984 com o mesmo nome. “Sick Boy” do álbum “Leather, Bristles, Studs and Acne” foi também um dos pontos altos da noite. De “Momentum”, o ultimo disco lançado em 2017 foram tocadas: “Fifty What?”, “I Never Asked for Any of This”, “Liquid Paradise (The Epic)” e “Momentum”. Finalmente “Bomber”  cover de Motorhead foi o tema que fechou a noite épica na RCA!

 

GBH | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

 

Set List:

-Time Bomb
-Sick Boy
-Slit Your Own Throat
-Am I Dead Yet?
-Wardogs
-Maniac
-Gunned Down
-I Am the Hunted
-The Prayer of a Realist
-Passengers on the Menu
-Heavy Discipline
-Boston Babies (Slaughter and the Dogs cover)
-Bellend Bop
-I Never Asked for Any of This
-Generals
-No Survivors
-Fifty What?
-Momentum
-Give Me Fire
-City Baby Attacked by Rats
-City Baby’s Revenge
-Liquid Paradise (The Epic)
-Bomber

Os GBH são provavelmente das bandas de punk mais ativas, ao fim de mais de 40 anos continuam a editar álbuns e a tocar ao vivo com uma energia invejável. Os dois Collins, (AbrahallBlyth), Scott Preece e Ross Lomas continuam a dar cartas com uma grande consistência que mostra que o Punk está vivo e de boa saúde. É como se costuma dizer: Velhos são os trapos!

 

Álbum de fotos completo: 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.