Perguntas: Cremogema
Respostas: Elaine
Qual a relação do Gritando Hc com as gravadoras?
Por enquanto não há relação com nenhuma gravadora. Continuamos independentes!
O mercado musical esta aberto hoje de que forma para as bandas?
Meu, sinceramente eu não entendo como funciona isso, sei lá parece que eles pré-definem o que as pessoas devem ouvir.
Censura impede o G.H. de compor alguma música?
Por enquanto ainda não fomos presos, rsrsrsr, depois de “Tem que por fogo em Brasília ” e ” Pra que cadeia “, não pegou nada, acho que agora não pega mais.
Como a banda começou ?
Longa história, mas a princípio de tudo foi a falta de bandas para se ver, quando ficamos numa fase melhor da nossa adolescência as bandas dos anos 80 tinham parado de tocar, só Ratos de Porão que não, mas era difícil eles tocarem em São Paulo, a carência meio que foi mútua para todos que fizeram nome na cena independente dos anos 90, todos correram atrás e montaram suas bandas, e assim por diante…
O que significa movimento punk pra você? E é o mesmo do seu início?
O significado para mim é o mesmo, aprendizado, respeito, música, curtição ….etc . Mas as pessoas sim podem mudar para melhor, mas houve poucas mudanças, aqui no Brasil infelizmente há muita dificuldade de compreensão e respeito entre as partes, ninguém se entende, tudo se rotula, e o que poderia ser usado de bom , quase não se usa ,há uma falta de bom senso e respeito entre todos infelizmente. Mas quem sabe um dia a gente chega mais perto do ideal.
Desde seu início a banda ganhou maturidade? Mudou em algum aspecto?
Mudou totalmente, sim maturidade, é isso que ganhamos e muitos amigos, erramos muito mas também acertamos várias vezes, estamos felizes.
Qual o melhor show de sua carreira?
Cara essa pergunta é difícil , “o melhor é difícil dizer, mas posso citar os que nunca esqueço, o primeiro em Fortaleza, o primeiro em Belo Horizonte. O nosso primeiro show sem o Donald que foi com o Dead kennedys aqui em São Paulo, um evento grande que o Hangar 110 fez chamado rock em sampa ,FODASSO!, outro em sampa inesquecível foi na Fellit na barra funda aqui em sampa lotado, recolhemos mais de uma tolenada de alimento, tocamos no meio do Half, era um galpão gigantesco que tinha vários hafs, mini ramp, tudo era pista, nós tocamos no meio e a galera da bike mandando várias manobras num outro half no fundo da pista. Meu a cena mais louca que vi num show do Gritando Hc, o último em João Pessoa ” junho de 2006″ e o segundo em Recife, doideira!
Quais são os esquemas de viagem de vocês?
Meu o mínimo de estrutura toda banda tem que ter, não existe essa que só por que você toca rock , tem que ser tratado como burros de carga, isso é inaceitável, tem que rolar Van ou avião dependendo da distância, hospedagem, alimentação é o básico, mas tem que terno mínimo.
Turnês no exterior? Programadas? É de interesse da banda?
Claro, mas não por achar que vamos ganhar o mundo por causa disso, queremos ir sim, primeiro porque nós temos esse direito por tudo e batalhamos, por todo o sofrimento, merecemos ir pra fora, mostrar nosso som e nos divertir, trocar informações, conhecer um pouco do mundo externo fazendo o que gostamos, independente se vamos tocar para pouca ou muita gente, não importa, só queremos tocar.
Como foi a perda do Donald pro Gritando Hc? A energia diminuiu ou cresceu?
Cresceu com certeza, a vontade e a garra é sempre motivação pra gente, sempre pra honrar nosso nome e por tudo que fizemos nesses anos, e sobre a falta do amigo Marcelo “Donald”, companheiro, namorado, não tem palavras, de vez enquando eu me pego sozinha como se estivesse falando com ele, mas acho que isso acontece com muitas pessoas quando são muito ligadas e a vida interrompe de uma forma inesperada. É difícil sempre, mas temos que continuar, é isso que a vida pede, nunca desistir , sempre superar, é assim que tem sido para gente então é melhor entender e prosseguir.
Pela internet em algumas comunidades do orkut e fóruns (que não vou citar),
dizem que vocês são uma banda de estrelinhas, e até capitalistas. Como a banda encara as críticas?
Na boa nem sabia disso, é chato porque você mesmo sabe que não somos assim e todos que tem meu contato que pegaram no show sabe que trocamos ideia com todo mundo. Agora capitalista? Meu quem não é? Vivemos numa sociedade capitalista, onde se trabalha e recebe dinhero e se consome as coisas com dinheiro, ninguém vive mais a base de troca.
Cremogema:
Algum evento que vocês participaram saiu do controle e acabou em violência ou algo parecido?
Sim, umas duas vezes, mas em 13 anos foi mais uma história da nossa carreira que foi um episódio muito triste, mas já foi. E não somos a primeira e nem seremos a última a presenciar essas coisas chatas que ninguém quer, mas infelizmente há pessoas burras que não sabem o que quer dizer “respeito”.
Anarquia tem alguma força hoje? Utopia?
Isso é um assunto delicado, que pode ser mal interpretado, mas a maior parte das vezes é mal interpretado quando uma pessoa se nega pelo menos a ponderar determinadas coisas. Eu respeito, e falo de mim, não posso fazer uma pessoa engolir o que eu penso, mas também não sou obrigada a falar coisas para agradar ninguém, hoje em relação ao mundo, um mundo anarquista sem por um fim nesse caos não vai existir nunca, acreditar que nesse século existirá um mundo anarquista é não querer enxergaros fatos, mas acredito na anarquia como forma de protesto aos meios capitalistas de produção , isso era algo que o Donald sempre dizia, e hoje muitas pessoas no geral aqueles mais radicais que dizem ser anarquistas, muitos não conseguem respeitar nem dos mais nobres conceitos anarquistas,
minha liberdade vai até onde começa a sua ou podemos dizer até onde não invada seu direito e liberdade de expressão. Aí existem pessoas que perdem tempo falando ou julgando bandas por causa de música e querem se dizer anarquistas? Não conseguem respeitar nem a liberdade de outros como
podem acreditar em sociedade anarquista de fato? Acho que temos primeiro é cuidar da nossa alma e nos questionar e procurar fazer o bem aí caminharemos para uma solução para esse Caos que vivemos.
Influencias da banda?
DISCHARGE, RAMONES, KAOS UK, FINAL CONFLIT, DEAD KENNEDYS, GRINDERS, OLHO SECO,
COLERA, MISFITS, SUICIDAL TENDENCIES.
Bate e volta:
Melhor musica: Vida de gado, Zé Ramalho.
4 bandas nacionais: NAÇÃO ZUMBI, COLÉRA, CORDEL DO FOGO ENCANTADO E MATANZA
4 bandas internacionais: PENNYWISE, STUN, LESS THAN JAKE, THE UNSEEN
um livro: A ARTE DA FELICIDADE
um cd: QUALQUER UM DO NAÇÃO ZUMBI.
nos tempos livres: BRINCAR COM MEUS CACHORROS
Projetos novos? O que a banda pretende pro segundo semestre de 2007?
Começar a gravar o cd e disponibilizar o mais rápido possível na Internet e tocar muito!!
Como você vê a violência entre punk’s e skinhead’s?
Bom essa é uma resposta que talvez já tenha dado em outras perguntas…, mas fico triste, vendo jovens se matando por cauda de visual ou ideologia que não vai te adiantar muito na vida. Temos que ser idealistas para nós mesmos, acredito que cada um possa construir seu próprio ideal e somar com coisas positivas que se encontram nas ideologias já feitas por pensadores, filósofos … e correr atrás, sem prejudicar outras pessoas, e não deixar sofrer uma lavagem cerebral e se matarem por causa disso. A vida infelizmente em toda sua plenitude perdeu o valor para alguns, se matam como se fossem predadores, sem valores familiares, educação, gostaria muito que todos pudessem se entender e curtirem em paz.
O Brasil tem futuro, perante a cada escandâ-lo escancarado aos nossos olhos ?
Sim , apesar de toda essa roubalheira, somos um país novo em se tratando de estado democrático, faz poucos anos que a ditadura acabou, embora ainda haja respingos dela no país em muitos setores, principalmente na comunicação. E mesmo com esse dinheiro político o país produz muita riqueza, imagina se conseguíssemos diminuir os maus políticos e eliminar a corrupção em pelo menos 70%, acredito que o Brasil é uma grande potência mundial e acredito no povo brasileiro por mais burrada que faça, eu aposto daqui alguns anos, talvez décadas, que o povo brasileiro vai conseguir ser menos manipulado, e acredito nisso porque a gente só vai aprender se errar, vamos errar muito, mas um dia vamos aprender, ai as coisas vão melhorar, se eu não acreditar nisso, não vai me restar mais nada para crer.
Para relaxar …qual cd você jogaria no lixo?
Todos os cds de axé!!!
sons novos do Gritando HC disponíveis
http://www.purevolume.com/gritandohc
www.myspace.com/gritandohcoficial