A ideia de que o heavy metal não se aprende em salas de aula é desafiada por uma iniciativa um tanto quanto curiosa na Holanda. A Summa College, localizada em Eindhoven, tem ganhado destaque internacional com seus cursos dedicados ao heavy metal, oferecendo uma formação completa para aspirantes a músicos e profissionais da área.

A “Metal Factory“, como é chamado o corpo docente dedicado ao projeto, concentra-se em transmitir conhecimento prático para que os alunos dominem diversos instrumentos com a pegada característica do som pesado. A instituição oferece aprendizado em canto, guitarra, baixo, bateria e teclado, todos com foco na música pesada. Um diferencial interessante é o ensino de gutural, técnica vocal típica de subgêneros mais extremos do metal, que consiste na produção de sons graves através da exploração da faringe.

Mais do que formar instrumentistas, a “Metal Factory” visa capacitar “artistas e empreendedores independentes na indústria musical”, conforme destaca o site do projeto. O escopo abrange a formação de profissionais em diversas áreas, como performers, compositores, produtores e professores de música. A instituição também se orgulha de ter ex-alunos trilhando caminhos em áreas como direito autoral, musicoterapia e fonoaudiologia, mostrando a abrangência da formação.

Aulas de peso

O corpo docente da “Metal Factory” conta com nomes reconhecidos no cenário metal. Entre os professores, destacam-se Robin Zielhorst (ex-baixista do Cynic), Bart Hennephof (guitarrista do Textures), Stef Broks (baterista do Textures) e Merel Bexhtold (ex-guitarrista do Delain). A instituição valoriza a experiência prática de seus educadores:

“Nossos professores são todos ativos na indústria musical, no palco e nos bastidores. Tentamos manter nossa educação atualizada e relevante para a indústria atual. Achamos importante que nossa equipe de professores reflita essa filosofia. Muitos de nossos professores fizeram turnês pelo mundo e, portanto, são capazes de compartilhar experiências e conhecimentos realistas com nossos alunos.”(Via Rolling Stone)

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.