FRIDAY – 28TH
MAINSTAGE 01: 7 WEEKS – LOVERBITS – ORDEN OGAN – KARNIVOOL – FEAR FACTORY – POLYPHIA – TOM MORELLO – MACHINE HEAD
7 Weeks: É uma banda de rock que explora estradas sonoras, move montanhas e trata a composição como uma busca por algo maior. Eles procuram não apenas encontrar novas portas musicais, mas também forçá-las a abrir quando necessário. Obcecados em brincar com o gênero, há uma alegria muito real em sua música, desde a sua fundação, em 2009.
Style: Alternative
Country: France
Loverbits: Banda originária Tóquio é uma nova força a ser reconhecida. Desde a sua criação em 2016, a banda feminina de Power Metal obteve um tremendo sucesso no Japão. Suas músicas ultrapassaram milhões de visualizações no YouTube e também alcançaram certos resultados em streaming ao redor do mundo.
Style: Power Metal
Country: Japan
Orden Ogan: Para alguns eles são o único sucessor legítimo do Blind Guardian, para outros, o novo Running Wild… Mas a ORDEN OGAN considera-se como seguindo a tradição destas bandas, que têm muito mais para oferecer. Esta banda é uma das novas bandas mais inventivas e muitas pessoas elogiam a mistura magistral e única do Power Metal tradicional com elementos modernos, influências folk e progressivas, bem como elementos do gênero gótico.
Style: Power Metal
Country: Germany
Karnivool: Situado na confluência do rock progressivo e do Nu Metal, KARNIVOOL é uma criação triunfante e emocionante do rock cerebral. Seu som é refinado, único e brinca elegantemente com as emoções.
Style: Progressive Rock
Country: Australia
Fear Factory: Registrando álbuns influentes e hinos devastadores há mais de 30 anos, FEAR FACTORY é amplamente reconhecido como crucial e inovador nos círculos do metal extremo. A FEAR FACTORY fabricou, desmanufaturou e refabricou um som que reverbera em vários subgêneros. Com certeza é uma trilha sonora para os tempos incertos da humanidade que estão por vir.
Style: Industrial Metal
Country: USA
Polyphia: POLYPHIA está levando o rock progressivo a novos patamares. Esses virtuosos instrumentais ganharam fama com uma mistura criativa de metal, hip-hop, música eletrônica e muito mais. Tendo conquistado o TikTok com seu novo álbum Remember That You Will Die, POLYPHIA parece uma banda de rock para uma nova geração de fãs.
Style: Progressive Rock
Country: USA
Tom Morello: Tom Morello é a prova viva do poder transformador do rock ‘n’ roll. Como co-fundador do Rage Against The Machine, Audioslave e Prophets Of Rage, e através de colaborações com todos, desde Bruce Springsteen a Johnny Cash, ele continuamente ultrapassou os limites do que um homem pode fazer com seis cordas.
Style: Alternative
Country: USA
Machine Head: Depois de anos focados na criação de concertos indoor exclusivos, a banda de Robb Flynn decidiu reintegrar-se no mundo dos festivais. Eles estão abrindo a cortina e criando eventos emocionantes e inesquecíveis.
Style: Thrash Metal
Country: USA
MAINSTAGE 02: SAINT AGNES – ANKOR – WARGASM – WHILE SHE SLEEPS – LOFOFORA – SAVAGE LANDS – STEEL PANTHER – SHAKA PONK – THE PRODIGY
Saint Agnes: Liderado pela hipnótica Kitty A Austen, este grupo inglês lançou-se com o sonho de surfar num tsunami de decibéis e vocais flamejantes. É impossível desviar a cabeça do que eles criaram aqui. Cimentados na sua época e com um claro impacto visual, a sua marca de rock é deliciosa, um cocktail molotov de emoções e um poder apocalíptico que o manterá emocionado durante muitos anos.
Style: Heavy Rock
Country: UK
Ankor: Formada em 2003 em ‘Els Pallaresos’, uma aldeia perto de Barcelona, quando os seus membros tinham apenas 13 anos de idade. Mais de 20 anos depois, com vários álbuns nas costas e uma base de fãs mundial, ANKOR é hoje uma referência no seu género.
Style: Alternative
Country: Spain
Wargasm: O que acontece quando você pega um roqueiro londrino musicalmente hábil e um insurgente sonoro irlandês com um corte pixie de platina em alguns sintetizadores, aumenta a distorção ao infinito e queima o livro de regras? WARGASM é uma colisão de guitarras thrash com a eletrônica apocalíptica de pista de dança, harmonias irritantemente cativantes e apelo sexual sem remorso.
Style: Nu Metal
Country: UK
While She Sleeps: É uma das maiores forças de Metal Core da Inglaterra. Sua visão única do gênero os levou por todo o mundo. Este é o tipo de loucura de alta energia que torna a cena Metal Core do Reino Unido tão vibrante.
Style: Metal Core
Country: UK
Lofofora: Verdadeira instituição da cena metal francesa, este grupo parisiense regressa mais uma vez para causar estragos em Clisson. Cantando em francês e impulsionados pelas letras estelares do seu extremamente carismático frontman, Reuno, esta é uma banda à parte, misturando ritmos urbanos com um poder quase vingativo. Apesar do peso dos anos, o LOFOFORA não perdeu nada do seu poder e continua a ser uma banda ao vivo verdadeiramente excepcional.
Style: Fusion
Country: France
Savage Lands: Sylvain Demercastel criou esta banda, ao lado de Dirk Verbeuren do Megadeth. Nomeados por sua paixão compartilhada pelo Heavy Metal que é tão selvagem quanto a natureza que desejam preservar, SAVAGE LANDS vem para trazer uma causa ambientalista ao palco do Hellfest!
Style: Alternative
Country: France – Costa Rica
Steel Panther: Com sua maquiagem, spandex, cabelos grandes e coloridos, permanentes e piadas obscenas, o coquetel de sons de adoração dos anos 80 define bem quem é o STEEL PANTHER. Impossível resistir a esta energia.
Style: Glam Metal
Country: USA
Shaka Ponk: 2004-2024, a morte de um mestre. É hora de dizer adeus ao SHAKA PONK com seu coquetel explosivo de rock, funk, rap, electro e metal feito em francês, inglês e espanhol. O grupo encontrou uma maneira de ir aos extremos, permanecendo irreverente e liberando uma energia maravilhosamente selvagem, ao mesmo tempo em que traz à tona temas de ecologia e abuso social.
Style: Alternative
Country: France
The Prodigy: Prepare-se para uma pista de dança gigante, ótimas vibrações, torrentes de luzes e hinos atemporais. Esses piromaníacos prodigiosos vão fazer os Metalheads dançarem a noite toda! Apesar do peso dos anos caindo sobre eles enquanto, seus shows são tão emocionantes como sempre. Afinal, um bom momento é a melhor cura para os maus momentos!
Style: Alternative
Country: UK
WARZONE: EIGHT SINS – SMASH HIT COMBO – DROPOUT KINGS – SPEED – STINKY – HARM’S WAY – CLAWFINGER – BIOHARZARD – BODY COUNT FT ICE-T
Eight Sins: Quando uma banda de crossover é capaz de se definir por seu amor pela cerveja e pelo mosh, você sabe que eles estão se livrando do lado sério do gênero em favor de servir pizzas e fazer você cantar junto com refrões massivos. Quando seus hinos não tão gentis ecoam em seus ouvidos, você sabe que estará no meio de um carnaval metálico.
Style: Crossover
Country: France
Smash Hit Combo: Com sua fusão única de rap, hardcore, electroc, djent e muito mais, seu som é mais brutalmente eficaz do que 4 horas de Call of Duty. SMASH HIT COMBO é como um FPS que ganha vida com cada música retirada de videogames e sem deixar assinantes.
Style: Alternative
Country: France
Dropout Kings: A banda está saindo de Phoenix, Arizona, para conquistar o mundo e trazer a revolução do nu-metal! Esses caras têm grandes planos e definitivamente todas as habilidades e poder para realizá-los: uma mistura muito emocionante de trap-metal, hip-hop, hard-core, metal e hip-hop.
Style: Nu Metal
Country: USA
Speed: Com uma missão em mente, o SPEED pretende colocar o hardcore australiano no mapa. Formada em 2019, a banda de Sydney tem uma abordagem irrestrita e um som atraente que os torna destaques no gênero. Com influências de Biohazard, Merauder ou Trapped Under Ice, SPEED apresentam um exterior resistente, mas amplificam seu senso de identidade e comunidade em tudo o que fazem.
Style: Hard Core
Country: Australia
Stinky: Com sua segunda apresentação no palco Warzone (eles tocaram pela primeira vez em 2019, bem como no Hellfest From Home em 2021), o STINKY certamente fará os corpos voarem. A sua formação evoluiu dramaticamente nos últimos anos, mas o seu som continua tão eficaz, violento e divertido como sempre.
Style: Hard Core
Country: France
Harm’s Way: É a força absoluta de uma banda de Chicago, Illinois. Eles fizeram seu nome com lançamentos magistrais em seus primeiros dias. HARM’S WAY funde brutalmente um ataque de metal, agressão hardcore e repetição industrial em um novo tipo de som. Criando um equilíbrio entre intensidade e originalidade raro no mundo da música de hoje.
Style: Hard Core
Country: USA
Clawfinger: Com seu primeiro álbum, Deaf Dumb Blind, em 1993 a banda se consolidou como pioneiros na mistura de rap e metal. Hoje, inúmeros grupos de nu-metal podem traçar uma herança sonora direta a estes suecos. Com os seus fluxos inegáveis, letras políticas e visões mórbidas, estes músicos incendiários e anticonformistas encontraram um caminho que é inteiramente seu.
Style: Alternative
Country: Sweden
Bioharzard: Desde que nos expôs pela primeira vez à sua raiva em 1987, o Biohazard teve uma carreira incrível, embora tumultuada. A gangue corpulenta e tatuada de novatos do Brooklyn conquistou o coração de milhões de pessoas com um som que mistura hardcore, metal e rap. Com determinação inabalável e novo interesse respirado na banda com o retorno de Evan Seinfeld, a banda encontrou maneiras totalmente novas e emocionantes de expressar sua raiva e atrair uma nova geração de fãs.
Style: Hard Core
Country: USA
Body Count ft Ice-T: É o grupo que mudou a atitude do hip-hop para o heavy metal antes de Rage Against The Machine, Limp Bizkit e Linkin Park. A banda liderada por um rapper lendário, Ice –T com a comunicação de originária do rap consegue incendiar o mosh pit.
Style: Alternative
Country: USA
VALLEY: RED SUN ATACAMA – THE DEVIL’S TRADE – GOZU – BLACK RAINBOWS – NEBULA – PLANET OF ZEUS -1000MODS – WITCH – FU MANCHU
Red Sun Atacama: Adoradores do Sol, do Som e do Riff Sagrado! Espalhado pela impetuosa penugem das lendas californianas Fu Manchu, Kyuss ou Brant Bjork, o RED SUN ATACAMA de Bordeaux elogia o som ardente do deserto e o Holy Groove com riffs cortantes irresistíveis. A música vulcânica e selvagem desses fuzzheads é impulsionada por uma energia incomparável de rock do deserto, stoner e punk, e inspirada no magnetismo andino.
Style: Alternative
Country: France
The Devil’s Trade: A ideia de David Mako, o cérebro por trás de THE DEVIL’S TRADE, transformará o Vale em um novo tipo de espaço liminar. Seu universo sonoro equilibra delicadamente claro e escuro, tristeza e sorrisos.
Style: Alternative
Country: Hungary
Gozu: Em vez de reproduzir os mesmos velhos tropos do stoner, os bostonianos do GOZU optaram por criar um som que é espontâneo e emocionante, extraindo de um novo grupo de influências para um som de stoner rock psicodélico e metalizado. Seu som grandioso puxa tanto do funk, soul e RnB quanto do grunge e doom.
Style: Alternative
Country: USA
Black Rainbows: Originária da Itália, a banda esta entre as melhores do gênero Psychedelic, vindas da Europa. Seu som oscila entre o clássico stoner fuzz dos anos 90 e a psicodelia, aproveitando o melhor do rock espacial pesado para evocar uma vibração totalmente descontrolada. Atitude anos 70 com o som doom-ocultista e o stoner rock de forma magistral.
Style: Psychedelic
Country: Italy
Nebula: Liderados pelo ex-Fu Manchu Eddie Glass, NEBULA, cujo coquetel cósmico de riffs pesados, blues elétrico e rock espacial psicodélico rendeu à banda aclamação internacional. O power trio californiano cria rock puro e consciente em expansão para o século 21, e a psicologia pesada tem tudo que você poderia querer e precisar para iniciar a cerimônia.
Style: Alternative
Country: USA
Planet of Zeus: É uma poderosa banda de heavy rock de Atenas, Grécia é uma força sólida a ser reconhecida hoje. Eles existem desde 2000, tocando extensivamente em todo o seu país de origem, em qualquer lugar que pudessem, desde festas e até estádios. A constante evolução garantiram-lhes seguidores underground leais e hardcore, que ultrapassam as fronteiras geográficas da Grécia.
Style: Heavy Rock
Country: Greece
1000Mods: Uma banda de rock psicodélico pesado muito talentosa vinda de Chiliomodi, Grécia. Formado no verão de 2006, já tocou em centenas de shows ao vivo desde então, dividindo o palco com grandes bandas como The Black Keys, The Black Angels, Graveyard, Brant Bjork, Color Haze e muitos mais. Eles são conhecidos por seu compromisso com equipamentos vintage, som analógico denso e pesado e performances de palco notavelmente apaixonadas.
Style: Alternative
Country: Greece
Witch: Este será um evento único que chamará a atenção de todos os conhecedores do underground. Chegando ao palco na sombra do lendário Jay Mascis do famoso Dinosaur JR, suas performances são uma raridade extrema. A banda vem trazer o calor é a essência do rock and roll.
Style: Alternative
Country: USA
Fu Manchu: Se alguém perguntar por que o FU MANCHU ainda é uma das maiores bandas de stoner rock do planeta, vamos apresentar um argumento inegável: eles são simplesmente os melhores! Esses reis dos riffs pesados e adeptos dos refrões massivos e alegres do rock ‘n’ roll voltarão mais uma vez com bastante fuzz e toneladas de energia para fazer você se alegrar no The Valley.
Style: Alternative
Country: USA
TEMPLE: HOULE – IMPERIAL CRYSTALLINE ENTOMBMENT – SHORES OF NULL – EREB ALTOR – MORK – KANONENFIEBER – SATYRICON – EMPEROR – ANAAL NATHRAKH
Houle: Formada em Paris em 2021, Houle é uma banda de black metal que mistura riffs nítidos com melodias assustadoras. Inspirando-se na imensidão implacável do Oceano, a banda retrata a luta da Humanidade contra as forças transcendentes e avassaladoras da Natureza. É um empreendimento onde cada viajante cansado deve superar o caos e o desconhecido em busca de um destino tranquilo.
Style: Black Metal
Country: France
Imperial Crystalline Entombment: Se você pensou que essa banda de Maryland estava morta e enterrada, você estava errado… em vez disso, eles estavam congelados criogenicamente, prontos para emergir do túmulo 20 anos após suas últimas apresentações. Incomparáveis e sempre emocionantes, eles são os verdadeiros devotos da causa do black metal.
Style: Black Metal
Country: USA
Shores of Null: A banda de metal sediada em Roma tem sido uma presença inabalável no underground do metal desde o seu início musical em 2013, produzindo discos impressionantes. SHORES OF NULL se destaca de seus contemporâneos com sua habilidade de misturar elementos aparentemente díspares em seu som, esmagadoramente pesado e suave ao mesmo tempo: a agressão enegrecida fica ao lado de seções de gothic-doom sem que nenhuma delas soe fora do lugar.
Style: Alternative
Country: Italy
Ereb Altor: Com o sonho de continuar o legado de seus heróis, EREB ALTOR estão mantendo viva a chama de Bathory, implantando sua marca emocionante de doom metal épico, impregnada na tradição do viking metal e nas auras do black metal. Longe do plágio, a sua música é o tributo definitivo ao lendário Quorthon. Estas são canções de costas em chamas, confronto de espadas e guerras.
Style: Heavy Metal
Country: Sweden
Mork: Criado pelo seu idealizador e grande arquiteto Thomas Erksen em Halden, na Noruega, em 2004, o MORK tem trabalhado desde então como uma banda de um homem só. Ao longo de sua carreira, MORK recebeu ampla cobertura e aclamação da mídia underground e mainstream.
Style: Black Metal
Country: Norway
Kanonenfieber: A ideia da banda é criar uma trilha sonora para as atrocidades da Primeira Guerra Mundial. Eles estão criando hinos de guerra que farão você se sentir como se tivesse testemunhado isso. Os alemães estão a utilizar a artilharia pesada para trazer a miséria a tantos de nós. É uma denúncia de terror do death metal enegrecido, vai arrancar suas entranhas e escrever seu obituário.
Style: Death Metal
Country: Germany
Satyricon: Mais do que nunca o Satyricon não é uma banda de black metal como as outras. Embora permanecendo fiéis e respeitosos com as raízes do gênero, eles se inclinaram para novos lados do som, acima de tudo o black ‘n’ roll complexo e paralisante. O resultado final é emocionante, hiperpoderoso e único em seu estado de constante evolução. A sua abordagem iconoclasta não pode deixar de emocionar os ouvintes em todo o mundo.
Style: Black Metal
Country: Norway
Emperor: A banda originára da Noruega é um mito que ganhou vida. Intocáveis em sua categoria, cercados de lendas e totalmente inegáveis, sua música moldou o gênero. Sinfónicos, vanguardistas e sempre ambiciosos.
Style: Black Metal
Country: Norway
Anaal Nathrakh
Aterrorizante. Este termo, mais do que qualquer outro, parece ser o que define o trabalho de Anaal Nathrakh com sua raiva enegrecida, frígida e niilista. Concentrado em uma mistura violenta e distorcida de black metal, death metal e grind, este grupo tem dois mentores, Mick Kenney e Dave Hunt, que cospem seu ódio contra a humanidade e anunciam uma sede pelo apocalipse entregue com golpes de martelo sônicos.
Style: Black Metal
Country: UK
ALTAR: KARMA ZERO – SOLITARIS – THE ACACIA STRAIN – TEXTURES – KLONE – EINAR SOLBERG – NE OBLIVISCARIS – AMORPHIS – PAIN OF SALVATION
Karma Zero: Nantes é a terra do metal na França. Então, nada melhor do que mergulhar no banco de talentos locais para o Hellfest. O privilégio cabe ao KARMA ZERO, com sua mistura sangrenta e aterrorizante de metalcore e deathcore, eles estão prontos para quebrar algumas mandíbulas cedo e com grande prazer!
Style: Metal Core
Country: France
Solitaris: Estrelas em ascensão do underground francês, SOLITARIS estão preparados para deixar seu machado de guerra ressoar o caos sobre o Altar e cobri-lo de sangue como nunca antes. Ancorados nos dias modernos, seu som permanece cruelmente punitivo. Prepare-se para que eles liberem a loucura em um poço que será um dos mais selvagens do fim de semana!
Style: Metal Core
Country: France
The Acacia Strain: Sujo, misantrópico, violento, niilista, odioso e amargo. Não há necessidade de dizer mais nada, isso revela exatamente quem são esses americanos obcecados pela morte! Eles dobraram o gênero à sua vontade com sons perigosos que seduzirão os cabelos compridos de todo o mundo. Com sons cruéis saindo de seus amplificadores e shows ao vivo implacáveis, há uma malevolência inegável no que o THE ACACIA STRAIN faz que certamente o manterá agitado!
Style: Metal Core
Country: USA
Textures: Após alguns anos de férias, a banda holandesa decidiu retonar aos palcos com uma reforma surpresa que deixou os fãs do progressivo em todo o mundo emocionados! Prepare-se para um espetáculo com garantia de profundidade, variedade e transcendência.
Style: Progressive Metal
Country: Netherlands
Klone: É um exercício perigoso descrever a música de KLONE. Você precisa perceber que esses nativos de Poitiers misturam um conjunto diversificado de sons em suas músicas. Se você tentar esta aposta audaciosa, você diria que eles soam como Opeth, Gojira, Steven Wilson e Alice In Chains, todos ao mesmo tempo, com algumas outras influências lançadas ao longo do caminho. Com um senso de graça e calma, KLONE é uma força incrível do metal progressivo.
Style: Progressive Metal
Country: France
Einar Solberg: Quando você é compositor, arranjador, cantor e autor de um grupo verdadeiramente inegável como o Leprous, então por que não aproveitar a oportunidade para uma aventura solo? Para EINAR SOLBERG chegou a hora de partilhar a sua música a solo com o mundo, revisitando o final da sua adolescência. A abordagem é profundamente emocional e bonita, certamente irá mantê-lo em transe.
Style: Progressive Metal
Country: Norway
Ne Obliviscaris: Os fãs desses prodigiosos virtuosos australianos sabem que seu talento é motivo de inveja. Parte do mundo do metal progressivo, suas estruturas musicais têm uma profundidade que poucos de seus pares conseguem igualar. Guiados com incrível destreza e implacável ferocidade extrema do metal, eles trazem uma enorme variedade de influências, desde violinos e música clássica até jazz e canções folclóricas tradicionais. É uma obra de vanguarda sublime e suntuosa.
Style: Death Metal
Country: Australia
Amorphis: Definindo um estilo diversificado, intrincado e único em sua abordagem musical, muitas vezes descrita como “à frente de seu tempo”, a banda acumulou uma grande e leal base de fãs internacionais. AMORPHIS sempre fundiu elementos do heavy tradicional, death e doom metal com uma grande variedade de influências não-metal, incluindo folk, progressivo e psicodelia, e conseguiu criar um som próprio instantaneamente reconhecível.
Style: Death Metal
Country: Finland
Pain of Salvation: A banda sueca de rock progressivo liderada por Daniel Gildenlöw; o letrista, compositor principal, guitarrista e vocalista. Desde o seu início, a banda tem se diferenciado com um som que é completa e exclusivamente próprio. Uma receita que é reconhecível desde a primeira nota: uma grande porção de metal enigmático, um lado alternativo, uma ou duas pitadas de rock progressivo e letras que vão arrancar seu coração do peito.
Style: Progressive Metal
Country: Sweden
https://youtu.be/CingfB-oC9I?si=1uNxVHCHz5YzRM44
https://www.facebook.com/hellfest
Fontes: Hellfest website / AI / YouTube