Os finlandeses do Impaled Nazarene estão mais que confirmados para o Nada – Além do Alentejo que ocorre em Beja no mês de junho.

Formada em 1990 com influências claras de banda tradicionais do Black Metal, a banda passou por remodelações sonoras com o passar desses 34 anos de existência, em que fez muitos de seus fãs questionarem sua seriedade.

Impaled

A banda nos anos 90 contava em sua formação inicial com os irmãos  Mika Luttinen (vocal) e Kimmo Luttinen (Bateria), Mika Pääkkö e Ari Holappa (Guitarra) e Antti Pihkala (Baixo), porém atualmente seguem apenas com o Mika Luttinen como vocalista e líder da banda, Reima Kellokoski (bateria), Mikael “Arkki” Arnkil (baixo) e Tomi UG Ullgren (Guitarra).

Impaled Nazarene

Em sua jornada musical dentro do Metal Extremo, passaram por mudanças a cada álbum, com influências visíveis de subgeneros como Crust punk, grindcore, death metal e um pouco de punk rock, sendo então seus albuns marcados por sua bateria bem rápida, pedal duplo e o grandioso Blast-beat.

Inicialmente em seus primeiros lançamentos ainda era possível identificar nas suas letras o odio, caos, a aversão ao cristianismo, religiões num todo e perversidades.

  • Vemos isso tudo mais presente em suas demos Shemhamforash (1991) e  Taog eht fo Htao Eht (1991), no Ep Goat Perversion e nos album Tol Cormpt Norz Norz Norz (1992) e Ugra-Karma (1993).
Ugra-karma impaled
Ugra-Karma, Impaled Nazarene (1993)

A partir daí, começaram a misturar seus temas com destruição, violência e guerra com o lançamento de seu álbum Latex Cult (1996), passando a entregar uma nova identidade sonora para a banda, soando mais punk que o habitual.

Latex Cult Impaled Naza
Latex Cult, Impaled Nazarene Álbum 1996

Seu estilo musical foi modificado a cada álbum lançado, principalmente com lançamento do seu disco “Rapture” (1998) com um som mais punk, hardcore misturado com um pouco de Black metal, criando assim uma relação de amor e ódio com seus fãs, cuja preferência era mantida aos álbuns iniciais.

Rapture impaled
Rapture – Impaled Nazarene (1998)

Muitos acreditam que a banda perdeu qualidade com as mudanças, outros acreditam que as mudanças fizeram melhorias necessárias, e isso é o que estamos mais que prontos para verificar em sua apresentação no Nada – Além do Alentejo.

A cada dia que passa, mais perto ficamos de presenciar todo o mal presente no Black Metal Finlandês em Portugal.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.