Insania é uma banda de rock fundada em Caracas, Venezuela em 2019, mas formalizada em 2020. Seu nome deriva de um significado chave dentro da banda “Loucura” ou “alteração do estado mental”, pois suas letras e músicas destacam que, um estado de total êxtase, onde emoções e sentimentos vêm à tona, e pensamentos invadem as melodias que ouvimos em suas letras.

As influências dentro do Insania são variadas: do rock, grunge, pop punk ao nu metal. Encontrar bandas que foram ícones nos anos 90 e 2000.

Atualmente é composto por: Miguel Osio (vocalista e segunda guitarra), Helios Teruel (guitarra principal), José Balbino (baixo e backing vocals) e Antolin Rivera (bateria e backing vocals).

1- A banda foi criada no início de 2020, mas já tinham a ideia de criar músicas juntos. Como surgem essas ideias e de onde vem a motivação para criar uma banda?

Helios: A ideia de formar uma banda foi concebida em 2019, nos conhecemos na “Orquestra de Rock Sinfônico Núcleo Baruta de Bello Monte”. Entrei na orquestra em 2018 e lá conheci o futuro vocalista da minha banda Miguel Osio; Demorei 1 ano e meio para pedir ao meu melhor amigo que quisesse fazer algo propio. Durante toda a nossa vida quisemos esse trabalho, ter uma banda de rock e lotar estádios, o sonho clássico de todo menino ou menina que começa a tocar guitarra. Era 2019 e vivíamos, como todos, a crise do país. Não havia um futuro muito encorajador; Queríamos ter algo nosso, um projeto, uma ideia, um negócio… algo que nos desse satisfação ao fazer e que ao longo do tempo pudesse nos sustentar financeiramente. Queremos ter algo nosso, queremos ser lembrados pelas nossas músicas.

2- ¿Qual foi o processo de decidir sobre gêneros ou experimentar sons e instrumentalização no início de Insania?

As nossas primeiras reuniões foram muito pequenas e com poucos recursos (tudo o que tínhamos à mão) com o único propósito de querermos fazer a nossa música. Depois de um ano de confinamento devido à pandemia, decidimos partilhar os nossos gostos musicais, as nossas composições na sua forma mais primitiva e básica, e através de encontros (quase clandestinamente em momentos em que a deslocação pela cidade era algo bastante limitado e complicado) começamos a gerar nosso próprio som característico. Tivemos membros a princípio que por um motivo ou outro se aposentaram, até finalmente criarem o modelo atual de duas guitarras, um baixo e uma bateria, somadas a um vocalista principal e vozes de coral.
Devido às diferentes influências de cada pessoa, em nossas músicas é possível perceber mudanças de andamento, altos níveis de contraponto entre instrumentos, mudanças modais, aproximações cromáticas, acordes inusitados e interessantes misturas sonoras entre distorções e sons mais limpos.

3- O nome Insania vem do significado de loucura. Como decidiram escolher esse nome para este projeto?

Depois de tentar nomes diferentes, como JHEM (sigla feita com as iniciais dos integrantes da época), “Enemigos intimos” e outros nomes que foram descartados, pensamos em um nome que tivesse uma única palavra e que englobasse tudo. queremos gerar através da música, o que nos levou a pensar em “Insania”, que significa “alteração do estado mental”. Consideramos a música um canal poderoso para viver experiências sensoriais intensas, através dos nossos ouvidos, da nossa pele, através de tudo o que nos faz sentir e nos evoca.
A isso somamos o momento de histeria coletiva vivido durante o ano de 2020 devido à pandemia, momento em que, por motivos pessoais, alguns integrantes da banda passaram por algumas condições psicológicas que marcaram nossas vidas.

4- Insania é muito interessante, pois se inspira nos gêneros dos anos 90 e 2000. Quais são as bandas e gêneros que você toma como referência na hora de compor?

Cada um de nós é totalmente oposto e diferente no que diz respeito às influências, pensamos por um momento que isso era ruim; Às vezes é difícil organizar todas essas ideias e todo aquele caos e concentrar tudo numa música, mas na verdade é fabuloso que seja assim, porque cada um tem a sua voz única e quando nos reunimos para fazer música coisas maravilhosas sair. As músicas surgem de pequenos riffs ou ideias que tínhamos, um dia alguém veio com um riff ou ideia e a partir daí começamos a tecer aquela música, cada um contribuindo com sua voz ou sua influência, nossas referências são: Deftones, Bring me the Horizon , Candy 66, Arctic Monkeys, Sorority Noise. Na hora de compor não pensamos estritamente nas nossas referências, nesse sentido temos muita liberdade, as ideias simplesmente surgem, levam aquele pequeno fragmento ou ideia para o ensaio e a partir daí começamos a construir aquela música juntos, mas é notável como nossas ideias surgem.

5-¿Quais são suas bandas de referência no cenário nacional ou no rock venezuelano?

Em termos de influências musicais, pode-se dizer que Candy 66, Zapato 3 e caramelos de cianuro no início, em termos de como estão administrando sua cena hoje, admiramos bandas como Laurence ou Cunaguaro.

6-¿Quais são os principais temas que você costuma levar em conta na hora de compor e escrever quais seriam as músicas?

Nossa música é carregada de diversos temas, principalmente relacionamentos tanto com outras pessoas quanto com nós mesmos. Emoções como raiva e arrependimento são as que mais utilizamos em nossas músicas, mas sempre damos uma luz de esperança diante desses sentimentos. Também tentamos fazer referências literárias e locais sempre que possível, nomeando locais e personagens míticos.

7-Conte-nos um pouco sobre seu repertório musical. O que podemos ouvir de Insania?

Nosso repertório como compositores gera uma ode ao rock de diferentes épocas, utilizando influências de diversos subgêneros do rock, punk e metal. Algumas de nossas músicas estão próximas de serem lançadas e outras ainda estão em fase de laboratório, pois gostamos de enriquecer o som aos poucos, aproveitando para expressar o que queremos dizer com cada música, para que cada música esteja no máximo ponto de intensidade e identidade pessoal. Somos fiéis à nossa língua materna e temos um caráter identitário aos nossos valores, por isso todo o nosso material inédito está em espanhol.

8-¿Onde podemos ouvir suas músicas?

Lançamos nosso primeiro single intitulado “Inevitable”, que fará parte daquele que será nosso primeiro EP que está em andamento. O single está em todas as plataformas musicais: YouTube, Spotify, Apple Music, anunciamos todos os nossos lançamentos ou próximas apresentações em nossas redes sociais como o Instagram.

9-¿Quais serão os próximos passos da Insania? Você tem uma nova música, álbum ou videoclipe em mente?

Temos muitos planos, estamos gravando nosso segundo videoclipe para nosso segundo single intitulado “Espejismo” que é a nossa música mais poderosa. Estamos trabalhando em 6 demos ou demos que fazem parte do nosso EP e vamos entrar em estúdio para gravar 3 músicas novas que já estão prontas.

10-¿Como você tem conseguido equilibrar sua vida pessoal e esse projeto maravilhoso?

É uma grande dificuldade equilibrar a vida de quatro pessoas tão diferentes como nós, mas sempre encontramos pelo menos um espaço na semana para discutir o projeto e seu futuro. Mesmo com todas as nossas dificuldades pessoais, quando vários têm a mente e o coração no mesmo sonho, fica muito mais fácil encontrar o ponto de equilíbrio, tanto em conjunto como para cada um separadamente.

11- ¿Como motivariam aos jovens a quererem alcançar na música o que você conseguiu alcançar hoje?

A cena do rock pode ser muito complicada em Caracas e em qualquer lugar do mundo, é muito fácil encontrar pessoas que podem ter um caráter hostil, uma competição pouco saudável e uma comunidade que rejeita o novo. Qualquer que seja o muito ou pouco que tenhamos conseguido, foi através de muito trabalho e perseverança.
Não existe uma chave para alcançar o sucesso, nem uma fórmula mestra que o garanta, afinal o que nos define é o trabalho, a perseverança, a abertura a novas experiências e a fidelidade a nós mesmos.

12- ¿Como você se vê no futuro?

O futuro parece animador, dedicamos muito tempo a compor novas músicas e fizemos diversas gravações das músicas que já temos mais lapidadas. As nossas influências tornam-se cada vez mais diversas, mas o nosso som comum torna-se cada vez mais compacto, mais claro, rumo a um som que surpreende não só o público ouvinte, mas às vezes a nós mesmos. Só nos resta esperar continuar a melhorar todos os dias com cada concerto, cada gravação e cada experiência.

13-Gostaríamos que nos deixasse uma mensagem para todas as pessoas que ainda não ouviram Insania.

Uma viagem, um êxtase, uma loucura, é nisso que tudo se resume. Quem ouve esta banda e se identifica com nossas músicas, que são fragmentos de nossas vidas resumidas nos minutos que dura cada música, saberá que não está sozinho, pois mesmo que nunca nos encontremos, sentimos o mesmo.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.