Jonhie dos portugueses Simbiose foi o convidado de honra dos Systematic Violence no Obscene Extreme, o festival de Punk, Crustcore, Grindcore e Death Metal, criado em 1999 em Trutnov, na Chéquia.
Conforme nos foi contado pelo próprio no seu regresso a Portugal:
Como surgiu a oportunidade?
Jonhie – Então foi assim, os Systematic Violence souberam que eu também iria ao Festival e encontrámo-nos lá. E como eles iam tocar no 2º dia, fizeram-me o convite. Apanhei a música um dia antes e fui lá cantar com eles.
O que achaste do Obscene Extreme Festival?
Jonhie – O Obscene Extreme é um festival de que gosto muito e, após lá ter tocado com os Simbiose, tinha mesmo de lá voltar. Aconteceu agora… fui de férias a Berlim e surgiu a oportunidade de dar um salto ao festival.
É um festival único, dentro da cena extreme e ultra interessante, desde as bandas ao pessoal que lá vai, todos com uma granda onda.
E as bandas do festival? Há aquela ideia de que são sempre as mesmas e que estão a envelhecer… ou há juventude com energia para empunhar a bandeira do underground?
Jonhie – Eu acho que não estão nada a envelhecer! Há pessoas mais velhas, tal como os Simbiose (risos), mas há uma nova geração representada por bandas como os Systematic Violence que acabaram de lançar um álbum do caraças, um disco muito bem feito e que vale a pena ouvir. E há muitos outros projetos, igualmente muito bons e por isso acho que o Underground está muito bem entregue. Sinceramente, eu acho que sim.
Vejam aqui o vídeo da participação de Jonhie dos Simbiose no palco dos Systematic Violence no Obscene Extreme Festival