Os americanos Kamelot vão dar um toque de realeza ao cartaz do Milagre Metaleiro Open Air na sua décima quinta edição, no dia 24 de Agosto, segundo dia da edição deste ano, com o seu Power Metal moderno.
A banda já conta com quase 40 anos de carreira (!) mas está a viver num estado de graça enorme no que diz respeito ao seu estatuto e respira frescura e relevância. Já não são a típica banda de power metal de temática fantasista e medieval. O líder Thomas Youngblood (guitarrista) mudou os temas para contextos mais complexos, onde questões filosóficas, políticas, sociais, revolucionárias e até românticas dão asas a uma exploração mais abrangente, não só à vertente lírica mas também á vertente instrumental.
Basicamente tudo o que escrevem tem um cunho próprio, mais orquestral, mais melódico, mais complexo, mais grandioso, mais contemporâneo e acima de tudo mais original.
Thomas também se soube juntar a bons músicos e fantásticos intérpretes que são exatamente o que as músicas necessitam.
Oliver Palotai (teclista) tem a capacidade criar momentos que variam tanto entre a sinfônica mais orgânica, como galopa por solos mais técnicos e progressivos até às grandes camadas de orquestrações quase cinematográfica., Alex Landenburg (baterista) também bastante dotado tecnicamente acrescenta complexidade quando necessário aos temas e claro, Tommy Kaverik, o único vocalista que teria a capacidade de substituir o grande Roy Khan, e oferecer uma vasta gama de tonalidades e harmonias vocais, sempre com uma fluidez estupenda e um romantismo quase palpável.
Os astros parecem alinhados para que o melhor aconteça naquele que se espera uma noite quente de verão no distrito de Viseu.
Depois do recepção fantástica ao album “The Awakening“, os portugueses têm imensos motivos para ir até São Pedro do Sul e regozijar-se com o que será mais uma performance apoteótica dos membros da nobreza real do Power Metal, onde a banda deve fazer uma viagem entre músicas mais antigas como “Karma“, “March of Mephisto” e “Forever” e outras como “One More Flag in The Ground” ou “Opus Of The Night” que são algumas das malhas lançadas no ultimo registo.
Com uma confirmação deste calibre, questiono-me se Portugal está preparado para o que será a edição de 2024 deste festival… Faremos por isso!
Local: São Pedro do Sul, Milagre Metaleiro Open Air
Preço:
-Bilhete diário 24- 28€
Link do evento: https://www.facebook.com/events/683044133253034/?acontext=%7B%22event_action_history%22%3A[]%7D&locale=pt_PT