Este ano termina com magníficos lançamentos musicais de grupos espanhóis que, para muitos de nós, foram a trilha sonora da juventude, até mesmo quando éramos os “diferentes” da turma. Lándevir (embora com o nome de Rivendell) nasceu em 1998 e possui quatro álbuns de estúdio, além de vários singles, nos levando desde um som muito celta e folk a um metal mais pesado, mas sempre mantendo a mesma essência que os caracterizou desde o primeiro trabalho.
Atualmente, a banda é composta por José Mancheño (voz), Francisco Gonzálvez (guitarra rítmica e coros), José María Jerez (guitarra solo e coros), Iván Martínez (baixo), José Fernando Amat “J.F.” (bateria) e Pablo Guerra (flauta). E neste 2023, eles tiveram muita movimentação, tanto que prometem um álbum de estúdio para 2024 e já estão no cartaz do LIRUPRINT Fest do próximo ano, dividindo o palco com grupos como Saurom, Lèpoka e Hadadanza, entre outros.
Encerrando este ano, eles nos entregam um último single intitulado “Creencias del Ayer”, onde apresentam um som super maduro, muito limpo, mas sem perder o toque pesado e enérgico. Uma voz com muita presença, guitarras sólidas e um solo onde cada nota não está “ao acaso”, bateria e baixo mantêm o corpo da música sem permitir que ela decaia em nenhum momento, encerrando com a flauta, que dá um toque sinfônico à música, desenvolvendo assim um verdadeiro “hit”.
Que ótimo final de ano estamos tendo nós, amantes do folk metal espanhol, com ótimos singles, festivais promissores e discos que estão por vir, com certeza alimentando ainda mais nossa fome por folk metal.