1- De onde surgiu essa idéia de mesclar o thash metal ao hardcore ?
Na verdade nunca rolou muito a idéia de uma mistura assim. O lance é que quando compomos as músicas, usamos nossas influências que são as mais diversas. particularmente eu ouço de tudo dentro do metal. Então muita gente diz que nosso som é uma mescla de Thrash, HC e Death Metal. Gostamos disso ,pois é tudo o que ouvimos e assim também você abre um leque maior de público.
2- Você conseguiu ver lados positivos e negativos desse leque? Como é ser uma banda que angaria publico dos mais diversos lados ?
Sim, sempre tem um lado negativo nisso tudo. Existe uma galera mais radical tanto no HC quanto no Metal que são meio “puristas” demais. Ou você faz aquilo ou você não faz parte daquilo. Então existe sim esse tipo de mentalidade fechada, mas sinceramente estamos cagando pra esse tipo de gente. Quem não gostar do nosso som porque não gosta das músicas, tudo bem, você está mais do que no seu direito.Quer não gostar do nosso som porque não pertencemos aquele ou outro estilo? Paciência, morra no próprio mundinho.
3- O LOCKFIST 669demorou apenas 5 meses para lançar seu primeiro CD intitulado “INSIDE”, qual foi o preparo técnico para esta gravação?
O preparo técnico foi muito curto. Ensaiamos duas à três vezes por semana durante esses cinco meses, compomos muito rápido e entramos sem pensar muito no que ia dar. A vontade de lançar um CD e cair na estrada era muito grande, então fizemos. Mas gosto do resultado deste CD apesar de ser prematuro.
4- O que essa gravação prematura te ensinou a não fazer na gravação do cd que será lançado em breve?
A ter mais dinheiro numa próxima vez…rs. Na verdade prematuro não foi bem o tempo de gravação, mas o tempo que tivemos pra compor todas as músicas do “Inside” foi muito curto. Diferentemente do que foi com o Dead in a Second que está sendo lançado esta semana. Para este novo CD compomos devagar, com calma, podemos mostrar realmente todas nossas influências e sem falar que evoluímos como músicos nesses últimos anos. Aliás, o segredo para toda banda são seus músicos evoluírem a cada CD. Porque quando isso não acontece, a banda fica se repetindo num beco sem saída.
5- Do novo cd, qual a evolução que teve, o que você pode nos adiantar?
Primeiro de tudo, trocamos de baixista e vocalista. O que acrescentou muito para a banda. O Davi Diziabas(Baixista) já tocou comigo em outras bandas, então a interação foi enorme. Já o Alex Paloschi(vocal) possui uma versatilidade muito grande e seu vocal combina bem mais com o som da banda, todo mundo que escutou as músicas novas diz a mesma coisa. As mudanças começaram por aí…mas posso citar outras como uma identidade musical bem maior. Músicas mais rápidas, interação entre a banda, etc.
6- Qual o motivo desta entrada e saída de integrantes?
Cara, o lance das mudanças na formação ocorreram por motivos diferentes. Do primeiro baixista por exemplo, ele teve que mudar de cidade e ficou inviável a permanência na banda. Já o vocalista, ele era uma pessoa extremamente complicada, causadora de problema e estava prejudicando demais a imagem da banda. Agora para a felicidade dos que ficaram, os novos integrantes são pessoas centradas com muita fome de banda, com mentalidade profissional e isso se reflete nas músicas inclusive.
7- Responda rápido:
4 bandas nacionais:Sepultura, Korzus, Krisiun, Endrah
4 bandas internacionais: Machine Head, Cannibal Corpse, Slayer, Chimaira
1 livro:O Apanhador no Campo de Centeio
1 cd:Apettite for Destruction (Guns N’Roses)
Uma frase: Se deus vier que venha armado(parafraseando um disco do Pavilhão nove)…
8- O grupo já dividiu palco com bandas como Napalm, Inocentes, ou seja, a banda não tem distinção de eventos para subir ao palco?
Nem a pau. Isso é uma coisa que nunca iremos fazer. É tudo underground. é tudo derivativo do Rock. Não existe estilo musical melhor do que outro. Metal não é melhor que Hard Rock ou punk só porque eu toco metal. nem o contrário. É claro que se nos chamarem pra tocar com uma banda mais de mídia, algo que a gente ver que não vai ter ninguém que curte nosso estilo de som, aí a coisa complica. Mas jamais negaríamos de tocar ao lado de grandes nomes como Inocentes(lenda do punk nacional) ou qualquer outra banda apenas pelo motivo de eles não tocarem o mesmo tipo de som que a gente.
9- O que “Dead In a Second…” tem de novo para os amantes do metal?
Bom, é muito complicado dizer que seu som é diferente da maioria das bandas. Mas se eu for analisar nosso próprio trabalho, eu arrisco em dizer que não estamos soando parecido com nenhuma banda especificamente. Talvez uma junção de todas nossas influências, mas nos preocupamos bastante com o lance da originalidade. O “Dead in a second” vem com uma pegada muito mais thrash, muito mais rápida além de umas participações especiais de peso e um cover da banda brasileira The Mist que foi fundada pelo Jairo Gueddz Ex-Sepultura e teve uma importância muito grande na cena nacional nos anos 90.
10 – Trabalhos de produção gráfica,arte final, divulgação, e agendamentos de shows, como estão sendo realizados?
A produção gráfica foi feita pela Denise Alba, uma artista aqui da nossa região dotada de um grande talento. Estamos fechando parcerias para divulgação e agendamento de shows, mas também fazemos muita correria por conta própria. É o famoso espírito do underground , de ter que matar um leão por dia. E não reclamamos, gostamos disso…rs
11- O publico neste tempo todo, tem aumentado, muitas fãs… como tem sido isso?
Sim. acho que isso é reflexo do seu trabalho. Tanto banda, quanto zine, site, revista, etc… funciona assim: você trabalha direito e incansavelmente, então as coisas acontecem. Estamos indo pela segunda vez para um show no maior festival do norte do país em Palmas, capital do Tocantins. Tocaremos ao lado de grandes bandas, temos um público muito legal por lá. Sem falar que onde a gente toca a galera comparece em peso, e fomos convidados para abrir um show do Sepultura e Angra na nossa cidade. Tudo isso é reflexo de muito suor e trabalho!
12 – Falando sobre o festival Tendencies, qual foi a visão que você tinha antes do festival e a visão que você teve depois de ter tocado?
Na verdade a gente aqui do Sul e Sudeste tem pouca idéia do que rola lá pra aqueles lados. A gente pensa que aqui rola tudo, que lá não rola nada. Nós vimos de perto que não é bem assim. Lá a galera comparece em peso nos shows, respeita muito as bandas de fora, não tem aquele lance de rivalidade. E o principal é que tem aquele lance do Ecletismo. A mesma galera que destruiu de agitar no nosso show, agitou muito também com o Inocentes, antes com o Dominus Praelli(Heavy Metal tradicional), Macacongs 2099(HC), e por aí vai… a visão que a gente tem hoje em dia desses eventos no norte é que existe uma sede por bons shows, muito maior do que no Sudeste que parece estar perdendo muito por causa da mentalidade de algumas bandas e panelinhas, etc…
13- Dos festivais que você já tocou, sem citar nomes (opcional), quais os pontos negativos e positivos na produção que deveriam ter em todos festivais ?
Bom, festivais são sempre complicados devido ao numero de bandas, equipamentos, etc. Os pontos positivos são aqueles festivais que oferecem uma infra-instrutura legal, equipamentos de qualidade, que ofereçam também um espaço legal e trate bem o público, afinal o mais importante é o público. Já tocamos em festivais tão furados que você desacreditaria, mas isso nos dá força e aprendizado pra não cair em armadilhas…aprendemos que nem mesmo recebendo um cachê legal, vale a pena encarar, se o festival não oferecer condições ideais.
14- Qual a maior furada que a banda já caiu, a situação mais inusitada?
Cara…essa foi foda…vou te contar ….
Fomos tocar num festival em Caçapava, interior de São Paulo , o cara nos contratou, disse que era uma convenção de tatuagem, que esperava um público de mais de mil pessoas, iria ter pessoas se tatuando ao vivo, suspensão humana, etc. Quando chegamos no local, procuramos o palco e nada de acharmos…aí vimos ao longe um coreto. adivinha onde era o palco?? o próprio coreto…rs O público na verdade não era maior do que 100 pessoas, ao contrário das mil pessoas que ele tinha nos dito;e ele resolveu dizer pra gente que como éramos a banda mais pesada do evento, ele iria fazer a suspensão humana(levantamento de pessoas por ganchos enfiados na pele) na hora do nosso show, que daria um puta clima. Até aí tudo bem, topamos.mas quando nossa intro começou a rolar, tinha uns gatos pingados pra ver nosso show. Só que o infeliz começou a fazer a tal suspensão humana do outro lado do evento, completamente distante do palco. Resultado: todo mundo migrou pro outro lado e ficou só uns três gatos pingados na frente do palco…rs Tocamos 4 músicas, agradecemos, pedimos licença, e fomos embora… detalhe que isso foi um dia depois de termos tocado com casa cheia abrindo pro Napalm Death. Mas o underground é isso, ou você ama o que faz, ou desiste…rs
15- Neste 4 anos de banda, o que o underground te ensinou?
Na verdade são quase 20 anos de Underground, pois toquei em outras bandas onde fizemos grandes shows em vários cantos do país também. Isso com certeza me ajudou muito a cortar alguns caminhos com o Lockfist. Acho que você sempre está aprendendo no underground, sempre superando obstáculos, se virando com o que pode. O segredo pra gente é não querer passar encima de ninguém, ter bom relacionamento com todo mundo, conquistar nosso próprio espaço sem tirar o dos outros.
16- Quando sai o cd novo?
O pré lançamento será no Tendencies Rock em Palmas – Tocantins no próximo sábado. Então à partir da semana que vem o CD já estará disponível em lojas e para comprar pela internet(provávelmente para piratear também…rs), mas estamos armando para Junho um show de lançamento aqui na nossa cidade, alo lado de bandas fodas que serão reveladas em breve.
17- Contatos:
[email protected] ou [email protected]
além do myspace: clique aqui .
18- Considerações finais:
É isso aí, Obrigado Cremogema pelo espaço concedido. Isso é fundamental para as bandas poderem divulgar seu trabalho. parabéns pelo trabalho. Agradeço também a todo mundo que curte nosso som, que respeita acima de tudo. Sucesso para todos nós!!!