Dias 18 e 19 de agosto em Caxias do Sul – RS aconteceu a primeira edição do Metal Sul Festival, projeto realizado com verba pública da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, idealizado por Claudia Kunst da Kunst Empresa de Cultura com o apoio de Alessandra Kunst, tendo Assessoria de Maicon Leite conhecido pelo apoio, divulgação e incentivo ao Metal no RS, responsável pela Assessoria de Imprensa: Wargods Press o qual também se encarregou da curadoria do projeto.
Contando com financiamento pelo PRÓ-CULTURA RS – Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura, contemplado pelo FAC Regional, no ano passado, além do apoio das prefeituras de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, através de suas secretarias de cultura.
A programação de sexta-feira iniciou com uma Coletiva de imprensa e lançamento do projeto Metal Sul Festival.
Partindo para os shows nos surpreendemos com a Banda Initiate Decay, Death Metal da cidade de Esteio/RS, nova na estrada, que “surgiu para demonstrar toda a raiva contra a hipocrisia que infesta a decadente mente dos seres vivos”. A Banda conta com Aires Trajano (bateria), Alexandre Graessler (guitarra), Diego Araujo (vocal/guitarra) e Tiago Vargas (vocal/baixo) apresentaram temas agressivos e polêmicos, com uma postura de palco condizente com a proposta musical e esperamos ansiosos para 2018 a gravação e lançamento do primeiro trabalho dessa Banda que já iniciou com muita qualidade.
Logo após sobe ao palco nada mais nada menos do que a consagrada Banda LEVIAETHAN a qual dispensa qualquer apresentação, tanto do som quanto de seus integrantes, e, como deveria ser Flavio Soares Leviaethan, acompanhado de Denis e Ratão, cumpriu seu papel em palco, fez o mosh acontecer. Flávio Soares Leviathan também homenageou no palco o consagrado guitarrista da Banda Almah Paulo Schoreber falecido há três anos.
Na programação de sábado, próximo das 16:00 aconteceu a palestra, mostra de clipes e bate papo sobre concepção de vídeo clipe com o cineasta Ulisses Da Motta. Na sequência a galera conversou com Peretto Luiz Carlos da Jam Sons Raros discos e camisetas, Maicon Leite, um dos autores do livro Tá no Sangue! – A história do Rock Pesado Gaúcho e o convidado Fabian Sinner Reis, idealizador do Old & True Metal Fest que já está em sua 10ª edição e ocorre na serra gaúcha.
Desse bate papo saímos com a certeza de que um futuro incerto aguarda o Metal, ao menos, gaúcho, pois dia a dia o que acompanhamos é um total esvaziamento tanto dos shows quanto do apoio às Bandas, enfim o incentivo no momento atual está de Banda para Banda e o que faz a falada cena acontecer é um público tão pouco, mas tão fiel aos seus ideais que praticamente é uma reunião de família aos finais de semana de cidade em cidade, de bar em bar.
Iniciando os shows subiu ao palco destilando a amargura com um som consistente e intenso a Banda Losna de Fernanda, Débora com Marcelo na batera.
Seguindo na podreira, no melhor sentido headbanger, sobe a Banda Carniça com uma proposta de Death/Trash Metal, a qual vem se perpetuando há mais de duas décadas, pelas mãos e voz de Mauriano (Vocals and Bass), Parahim Neto (Guitarras e Backing Vocals) e Marlo Lustosa (Bateria) e, Marcelo Zabka (Bass) atualmente, todos com um nível de profissionalismo incrível, ainda para melhorar nos presentearam com duas participações especiais, Flavio Soares Leviaethan e Peretto.
E, encerrando com muito, mas muito peso mesmo a Banda Rebaellium, Death Metal de Porto Alegre, integrantes: Lohy Fabiano (vox/bass), Ronaldo Lima (guitars), Fabiano Penna (guitars) e Sandro Moreira (drums), finalizaram deixando os presentes extasiados e com toda a vontade de seguir para a segunda edição que acontecerá em Bento Gonçalves nos dias 15 e 16 de setembro, Rua Coberta, Planalto, Bento Gonçalves/RS em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul). Detalhe, evento gratuito.