Os Israelitas Orphaned Land voltam a Portugal para uma data dupla, que será nos dias 10 de Dezembro (Hard Club – Porto) e 11 do mesmo mês (LAV – Lisboa), e contam como uma das quatro bandas de abertura, os Romenos Dirty Shirt. Datas reagendadas depois de adiamentos por motivos que, infelizmente, todos conhecemos. Espera-se que agora tudo corra bem e finalmente se realize.

A Notredame Productions está a organizar, em conjunto com a  Motocultor Festival Open Air 2024 um evento  musical diverso que conta com os cabeças de cartaz Orphaned Land. Mas como já fomos habituados pela Motocultor, este evento apresenta sempre várias bandas, algumas ainda a aparecer demonstrando o olho que a organizadora tem para coisa. Neste caso, serão os Dirty Shirt, Royal Rage, Ring of Gyges e Stråle.

Os Dirty Shirt são uma banda Romena de Crossover Folk Metal, com 7 elementos, que conta com 12 álbuns de estúdio e um EP, sendo os mais recentes trabalhos editados em 2022: álbum “Get Your Dose Now!” e o EP “Pandemic Special“. Só com esta pequena introdução, a curiosidade disparou, certo? Pelo menos comigo aconteceu e honestamente não vejo a hora de ver estes senhores ao vivo!

Entrando um pouco na história do grupo, em meados dos anos 90, ex-integrantes de um projeto de rock (Eclipse) decidiram formar uma nova banda, chamada Dirty Shirt. Com este grupo, lançaram a primeira demo intitulada Alone, sendo o seu estilo direcionado para o metal alternativo e/ou progressivo. Mas desde bem cedo a banda agrega originalidade e seu toque pessoal, incluindo elementos bastante heterogêneos.

Nos três anos seguintes a banda atuou em vários concertos e festivais na Roménia, ganhando frequentemente prémios importantes: em 1999 recebem o primeiro prémio no Festival Top T Buzau, e este consiste num disco de estúdio. Além disso, em 2000, a banda lançou seu primeiro álbum, Very Dirty (Promusic Productions) que foi apresentado numa diversidade de concertos, sendo os Dirty Shirt convidados a atuar em diversos festivais nacionais. Uma nova demo foi lançada em 2001, intitulada Contradictie.

Após uma pausa de três anos, Dirty Shirt regressam, lançam novos trabalhos e fazem ainda uma tour que passa pela Romênia, Hungria, França e Bélgica, onde se apresentaram em alguns dos principais festivais da Romênia, dividindo o palco com bandas como Overkill, UDO, Crematory e Lake Of Tears.

A partir de 2009, a personalidade de de Dirty Shirt começa a ganhar nova forma sob diferentes ângulos: engraçado, agressivo, melancólico, louco; e, por que não, às vezes inteligente. Encontram-se influências de estilos diferenciados como industrial, música folclórica romena, funk e eletrônica. Musicalmente e vocalmente, Dirty Shirt contém dois cantores de estilos completamente opostos (cantam em romeno, inglês, francês e sérvio cigano) combinados com riffs agressivos, linhas de baixo descoladas, bateria percussiva e teclados atmosféricos.

Para quem não conhece este grupo, aconselho vivamente a espreitar e certamente não irão querer a oportunidade de estar presentes numa das duas datas em Portugal! Portanto marquem já nos vossos calendários e, nos dias 10 e 11 de Dezembro preparem-se para uma experiência musical diversa e que ficará na memória dos presentes.

Data: 10 de Dezembro Porto | 11 de Dezembro Lisboa
Local: Hardclub Porto | LAV Lisboa
Preço: 25 euros
Link do evento:
Porto: https://www.facebook.com/share/rHfM3wrCd1oD16jT/
Lisboa:https://www.facebook.com/share/VLJeTVr8QgAJSico/
Organizador: Motocultor Across Europe e Notredame Productions

Bilhetes à venda na Unkind.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.