No último mês o movimento punk sofreu um abalo sísmico em suas estruturas, casos refletidos até fora do país, onde elementos
vestidos a cáracter “punk”, entraram em cena praticando crimes contra a sociedade. Logo abaixo podemos ler algumas opiniões sobre o assunto:

Jéfersom ( membro do movimento punk sp)

As Mortes, brigas, tudo por uma ideologia que muitos nem sabem o que significa. Semana passada um rapaz foi espancado por um grupo”Punk”, a mídia para váriar caiu matando em cima, falando um monte de baboseiras, fazendo com que a cena punk ficasse mal vista por todos, tachando os punks como marginais.
Será isso verdade ou os verdadeiros punks estão levando uma fama sem motivo?
Nesse último fato ocorrido até onde eu sei o rapaz que foi espancado era um “skinhead” e já estava sendo procurando por esse grupo a algum tempo, sendo assim ele dever ter arrumado alguma treta com eles e todos nos sabemos como são as coisas entre Punks e Skins. Infelizamente essas brigas são uma coisa freqüente que não deveria ser, pois, Punk’s e Skins juntos formariam uma força muito grande e poderosa fazendo as 2 cenas crescerem e serem mais divulgadas de um modo positivo na sociedade. Poderíamos sair nas ruas e olhar na cara das pessoas e não ver o olhar de medo ou de desprezo que vemos hoje em dia. Agora eu me pergunto o porquê dessas brigas, o porquê dessa violência toda? Tudo isso por causa de ideoligias será?
É isso que as ideologias pregam, matemos uns aos outros? Com certeza não somos obrigados a aceitar o que os outros pensam mas, devemos respeitar, eu mesmo não curto a ideologia neonazista que muitos skins fingem seguir , mas na verdade não sabem o que ela significa. A mesma coisa acontece na cena Punk, muitos cortam o cabelo moicano, compram uma camiseta do Ramones e saem por ai falando que é punk mas não sabem o que é isso, não sabem o peso e a responsabilidade que essa palavra
traz. Será que as brigas que estão acontecendo estão sendo causadas por punks ou por simples moleques que se acham punks somente por que usam um moicano, tomam umas cachaças e dão rolé na galeria do rock. Esses atos acabam sujando o movimento prejudicando não somente a cena mas sim mutas pessoas, as bandas por exemplo após o último acontecimento, eu fui a 2 shows que estavam praticamente vázios, pois muita genta estava com medo. Logo os shows de punk rock serão proibidos pois onde tem punk
tem brigas e morte é assim que querem que a cena Punk seja vista, acredito que não. Acho que devemos parar e pensar não sujar um ideal por causa de besteiras, a tempos Punk era visto com bons olhos pois eram eles que lutavam pela liberdade de expressão do povo, por justiça e igualdade mas e agora oque aconteceu com aqueles, pensamentos que deviam continuar a passar de tempos em tempos?

Claudio vocalista da banda de punk rock Phobia

Companheiros, assistimos em São Paulo a destruição da imagem da Cena Punk (SP), a mídia conta e reconta a história, sempre mostrando apenas um lado da moeda, sempre mostrando e relacionando o visual agressivo do Punk com as barbaridades que ocorreram, mas esquecem de relatar as barbaridades que acontecem dia após dia …pessoas comendo lixo, vivendo na mais absoluta miséria … sem ter ciência de todos os fatos … as barbaridades ocorridas são absurdas … de qualquer maneira …
algumas coisas não são justificaveis. ..sem ter ciência de todos os fatos… matar alguem por R$ 0,60 é algo inimaginável .. .mas o que ocorreu?-Eu não sei…será que foi só aquilo mesmo?
Vai saber… o outro que fazia parte de um movimento “RACISTA”… ninguém em sãn conciência acredita que não pilantrou ninguém ..ou seja ninguém é santo ninguem é demonio … mas o fato é … a sociedade hoje de maneira geral “BANALIZOU” a violência um ponto que nada mais tem valor …quanto vale uma vida?… Te digo, que quase nada!

Cremogema

Fatos ocorridos que estão a sujar a imagem do movimento, jovens que vestem a camisa do ideal, buscam visual, mas praticam atitudes que não condizem com nossa ideologia. Uma ideologia que busca o protesto “consciente”, busca a luta pela igualdade, o respeito, a paz, o fim da violência. Atitudes pelas quais são repudiadas pelo movimento punk, espancamentos, formação de gangues da pior espécie de marginais, deliquentes, assassinos, bandidos, jamais de punk’s, que lutam por uma sociedade melhor. Já lutamos contra o preconceito e a discriminação, agora temos que lutar também contra falsos integrantes?
Sim a conscientização deve acima de tudo começar pelo interior, pois a busca por melhoras fica insignificante, se não há consciencia por parte de quem está propagando. O movimento punk irá sobreviver por mais este terremoto, e pedimos a sociedade paciencia, pois também queremos distância destes elementos que não sabem realmente nem o que defendem!

MANU (U-GANGA)

“E decepcionante ver que a nova geração não aprendeu nada com os erros de 20(vinte) anos atrás… repetindo bordões decorados, embasados por filosofias rasteiras e se contradizendo a cada ação, esses ditos rebeldes continuam a fazer oque sempre fizeram: fortalecer o sistema… daqui alguns anos os que continuarem vivos com certeza terão um discurso diferente…. Um salve aos verdadeiros punk’s!!!! Que venha a redenção!!!!”

Remorróida – Vocal Mata Burro

Bom, a gente sabe como toda coisa funciona. Tenho certeza que a subversão negativa nos afeta em algum momento da vida, porém não é sempre que formamos grupos ou nos sentimos encorajados para praticar a violência na sua forma mais pejorativa como gangues ou coisa parecida. Acredito que violência acontece em qualquer lugar, e que tomou essas dimensões por que os tablóides não tinham notícia ou manchete para a data em questão. O caso da citada reincidencia é falsa. Pois foram casos isolados e em locais e grupos distintos. Punks não são violentos, a não ser no pensamento subverso e postura anarquica, punks são intelectuais ,não animais. A mídia não mostra como esses garotos foram e são criados, as pressões que sofrem da sociedade por serem pobres vivendo em uma metropóle como são paulo onde o desemprego e uma série de fatores torna uma pessoa desequilibrada psicologicamente, todos só analisam o fato em si, mas não olham toda conjuntura a qual se submete.
Da mesma forma que acontece em São Paulo, acontece no Rio com funkeiros, no ceará com forrozeiros, na bahia com axezeiros…

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.
Artigo anteriorEntrevista com Moretools
Artigo seguinteMukeka Di Rato
Cremo
Sejam bem-vindos ao meu mundo onde a música é pesada, a arte visual é uma paixão e a tecnologia é uma busca incessante pela excelência. Sou um aficionado por Death, Thrash, Grind, Hardcore e Punk Rock, trilhando os ritmos intensos enquanto mergulho no universo da fotografia. Mas minha jornada não para por aí; como programador e analista de segurança cibernética, navego pelas correntes digitais, sempre sedento por conhecimento e habilidades aprimoradas em um campo em constante mutação. Fora do reino virtual, vibro intensamente com as cores do Boca Juniors, e meu tempo livre é uma mistura de leitura voraz, exploração de novos lugares e uma pitada de humor. Seja nas areias da praia, nas trilhas das montanhas, acampando sob as estrelas ou viajando para terras desconhecidas, estou sempre pronto para a próxima aventura. E claro, não há nada que eu ame mais do que arrancar um sorriso do rosto das pessoas com minhas piadas e brincadeiras. Junte-se a mim nesta jornada onde a música, a tecnologia, o esporte e o entretenimento se entrelaçam em uma sinfonia de diversão e descobertas. E lembrem-se: Hail Odin e um firme 'foda-se' ao fascismo e ao nazismo!