Eis que novamente chegamos a época em que todos eles demonstram sua s preocupações com os pobres , momento em que as periferias do País é invadida por pessoas da classe média alta ( e não é para comprar drogas ), eles desfilam nas ruas sem asfalto , entre pessoas tão distintas deles, que fica evidente a visita e o quanto são diferentes do povo periférico. Mas esses períodos são de trégua e até mesmo aqueles que odeiam os pobres , que queria tirar a favela e que tem medo dos de cá, perdem o medo e circulam sorridentes e prometendo o que já foi prometido, não cumprido e negado, mas tudo bem , ainda são aceitos na maioria das periferias , na inocente esperança dos de lá, de que o que Já era para ter sido feito , desta vez seja feito.
Mas esse ano parece que o cenário tá um pouco diferente, pelo menos visivelmente e etnicamente falando, além do advento da regra que prevê distribuição igual de dinheiro e tempo de tv entre candidatos brancos e pretos proposta pelo TSE, até aí a iniciativa parece ser bastante sensata , pois em lugares que precisam de leis para se fazer o justo, é que as coisas e as pessoas não aceitam a igualdade por livre e espontânea vontade e pela sua consciência, mas sim por leis e regras, sinal de uma sociedade doente e afundada ( ainda) em seu racismo institucional e estrutural. Claro que a pressão dos movimentos negros tem grande peso , como todos os direitos ganhos ou injustiças desfeitas por aqui, mesmo que sejam poucos e não condiz com a porcentagem étnica da população. Mas atentarmo-nos a questão da fraude , com candidatos que se autodeclararem negros, mesmo não sendo, assim como alguns fazem nas Universidade públicas
Esse receio já se justifica , pois o aumento de candidatos que se auto declararam pretos e pardos subiu significativamente , segundo o próprio TSE, entre esses alguns mudaram de cor , alguns que antes eram declarados brancos em eleições passadas , milagrosamente se tornaram pretos para as próximas eleições municipais. Se compararmos com a questão das mulheres veremos que alguns partidos fraudaram a iniciativa com candidaturas de laranjas ,vejam o por exemplo,, destinaram recursos para a ex-mulher de Jader Barbalho, para a filha de Eduardo Cunha , PARA a esposa de Valdir Raupp, então na questão da mulher não democratizou ou se equilibrou as coisas na realidade,agora imagina o como podem ser as coisas com a cota para pretos , você acham mesmo que será destinada aos reais pretos legíveis? Sejam eles de qual partido for. Mas não para por aí, se analisarmos um pouco mais analiticamente , veremos que mesmo com a medida os cargos de comando permaneceram nas mãos brancas, eles continuam maioria nos cargos de Prefeitos ,Vice Prefeitos e a coisa só muda quando “descemos” para cargos de vereadores , que aí os brancos passam a não serem mais maiorias para a próxima eleição.
Claro que não podemos nivelar tudo por baixo, temos que levar em consideração o empoderamento e conscientização maior dos Pretos, graças as lutas de base de partidos e pessoas que realmente se interessam pelo preto ( são poucos , mas tem ) , o caso Marielle conta bastante para isso, assim como uma geração que teve oportunidade de ir além do que era taxado paras a população preta e fizeram faculdade e conheceram outras realidades e pensamentos lógicos, criando uma geração de pretos mais integrados e preocupados com a política e perceberam que na época em que a casa se divide em bancadas que fracionam as coisas, sentiram que precisavam ser representados de alguma maneira , no caso na legalidade eleitoral ( não vou polemizar essa questão se a democracia neo liberal realmente é igualitária) , provando que a consciência de identidade e informação mudam algumas coisas .
Recentemente entrei em um dos inúmeros debates em relação a formação de um partido unicamente Preto, onde o foco e a envergadura política seria assuntos relacionados e do interesse dos Pretos e os Afrodescendente , mantendo em suas fileiras apenas os descendentes de africanos e seguindo uma linhas ideológicas diversas , desde que o preto esteja no foco central. Se isso ajudaria nosso povo, se isso diminuiria o abismo social e se igualitária as coisas … já é outro assunto para outro artigo.
MUDANÇAS POLÍTICAS EM 2020 ??
" ... Mas esse ano parece que o cenário tá um pouco diferente, pelo menos visivelmente e etnicamente falando, além do advento da regra que prevê distribuição igual de dinheiro e tempo de tv entre candidatos brancos e pretos proposta pelo TSE, até aí a iniciativa parece ser bastante sensata , pois em lugares que precisam de leis para se fazer o justo, é que as coisas e as pessoas não aceitam a igualdade por livre e espontânea vontade e pela sua consciência ..."
Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.