A “I Am” Tour, do projeto sueco Pain, acompanhado pelos finlandeses Ensiferum como convidados especiais, aterra no RCA Club dentro de pouco mais de um mês.
A noite combinará um alargado conjunto de géneros de metal e nacionalidades, do metal industrial sueco de Pain à combinação de folk finlandês e death metal melódico dos Ensiferum. Mas a miscelânea não fica por aqui, já que a primeira parte estará a cargo dos multifacetados Eleine, que trarão o seu metal sinfónico da Suécia, e dos Ryujin (conhecidos anteriormente, e ainda nas plataformas digitais, por Gyze) que trarão os tufões do Japão com o seu “samurai metal”.
Depois de três álbuns consolidados – “Eleine” (2015), “Until The End” (2018), “Dancing In Hell” (2020) – os Eleine apresentarão agora ao público português o seu mais recente trabalho “We Shall Remain”, lançado no início deste verão, pouco tempo após estar na estrada como banda de apoio à tour europeia dos Kamelot.
Sobre os Ryujin, torna-se difícil acreditar que o seu concerto não irá surpreender, apesar de o último álbum do grupo japonês ter sido lançado há mais de 4 anos. Desde o lançamento de “Asian Chaos” em 2019, a banda lançou, em 2021, 6 singles, tendo no início de 2023 anunciado a segunda reformulação da banda em 14 anos de carreira, passando agora de Gyze para Ryujin. No mesmo anúncio a banda publicitou a assinatura com a gravadora austríaca Napalm Records, com quem se encontrarão a trabalhar no 5º álbum, assim como a associação do líder dos Trivium, Matt Heafy, como manager, produtor e mentor do grupo.