Oculto é uma dupla formada na Cidade do México, que se expressa através de riffs lentos e pesados. Nós os entrevistamos para saber mais sobre eles, já que eles são uma das bandas que estarão na edição de 2025 do Doom City Fest.
1. Como a banda nasceu?
A banda nasceu de uma afinidade sonora. Nós dois participamos de vários projetos ao longo de nossas vidas musicais. Este projeto surgiu porque nós dois estávamos procurando sons assim, porque é a música que gostamos agora.
2. Vocês são uma dupla, permaneceram assim por preferência?
O projeto sempre foi concebido dessa forma. Desde o início, dissemos que queríamos fazer algo diferente do convencional. No entanto, amigos colaboraram em músicas como “Fúnebre” do nosso álbum Penumbra, onde dois amigos colaboram: Rolo no solo de guitarra e Miguel “el Botas” no sintetizador.
3. Existe alguma mensagem que você quer transmitir ou há algum sentimento que predomina em suas composições?
…há letras, poucas mas há, focamos as letras nas coisas mais sombrias que percebemos em nossa vida cotidiana, obviamente jogamos doom, não vamos escrever sobre amor e felicidade.
4. Você tocou em vários países da Europa, o que gostaria de nos contar sobre isso?
A Europa foi realmente incrível. Percebemos a maneira como eles trabalham lá e é totalmente diferente. Queremos replicar isso aqui. Com certeza voltaremos em breve.
5. Você tem planos de visitar a América do Sul?
Nós adoraríamos ir ao Chile. Temos alguns amigos que têm uma ótima banda lá chamada Arteaga. A propósito, eles chegarão em junho. Talvez planejemos algo agora que eles estão aqui. Também adoraríamos visitar a Argentina, o Brasil e a Colômbia, mas não conhecemos ninguém lá. Vamos ver o que o futuro reserva.
6. Como tem sido sua experiência como banda no México?
Foi ótimo, mas, ao mesmo tempo, é difícil navegar por tantos projetos excelentes. Acreditamos que podemos colaborar/trabalhar com qualquer pessoa, desde que sejamos neutros e queiramos apoiar outras bandas e gravadoras.
7. O que você sente ou quais expectativas você tem sobre participar do Doom City Fest?
Tocar no Doom City é um sonho realizado, sinceramente (a verdade é que) nem acreditamos, a banda cresceu muito nesses 7 anos que estamos juntos e consideramos tocar nesse festival uma grande conquista, pois conquistamos nosso lugar com muito trabalho.
8. Algo mais que você gostaria de acrescentar?
Queremos convidar todos que estiverem interessados a irem aos shows locais, comprar produtos diretamente das bandas e se envolverem com o underground mexicano. Muitos nem sabem, mas o México tem uma cena underground muito boa e bandas de nível e qualidade incríveis. Convidamos todos a saírem da zona de conforto e do consumismo transbordante por grandes artistas e festivais. Esperamos que eles sejam encorajados.
Deixamos o cartaz do Festival, onde estarão outras bandas mexicanas de grande qualidade, além dos americanos Bongzilla e Black Tusk, os britânicos Conan, Dope Throne do Canadá e Bitterdusk do Chile.
Os ingressos podem ser encontrados através de Passline