Conversamos brevemente com Cesar Calatrava, um dos membros fundadores do ODIN e foi isso que ele nos contou em uma entrevista muito interessante sobre a profundidade de suas letras, bem como a arte que envolve suas produções audiovisuais e o design gráfico que ele também faz. para bandas importantes da cena venezuelana.

◼️Cesar Calatrava, você criou a banda Odin em 2007 e dividiu o palco em 2012 com ninguém menos que a banda de Groove/Industrial Metal Fear Factory. Que portas se abriram para a banda em termos de expansão e inspiração depois disso?

Sim, a banda foi formada em 2007 com a iniciativa de formar um grupo de metal mas em 2008 foi finalizada aquela que seria a primeira formação oficial da banda, depois de nos apresentarmos na referida edição do Gillmanfest dividindo o palco com aquela magnífica Banda que conseguimos várias datas nas cidades de Caracas, Maracay e Valencia tendo uma grande receptividade do público, iniciando assim o que seriam as composições do nosso segundo álbum.

◼️  Cesar, você não é apenas o guitarrista da banda, mas também o designer gráfico e diretor audiovisual dos videoclipes “Sueño o Realidad” e “Oscuro Destino”. Que influências artísticas você tem para fazer os vídeos e os designs?

O vídeo Dream or Reality nasceu de um grande número de ideias em que queríamos captar como era viver num mundo de fantasias em que o indivíduo se sentia melhor a dormir e não no despertar diário onde tinha mais falhas do que triunfos.

No caso do Oscuro Destino, foi feita uma proposta mais baseada nos anos 90, como os clássicos vídeos do NU METAL, em que nos ajudou já que era um fundo todo preto que representava o abismo infinito em que uma pessoa pode cair por maus experiências seguidas.

Essas pessoas nos mostram um rosto e por dentro são praticamente outras pessoas.

Influências como tal na parte do vídeo são, mais que todo o trabalho visual de certas grandes empresas de metal como Nuclear Blast, Roadrunner, Metal Blade, Napalm Records, sempre acompanhei suas publicações, mas infelizmente em pouquíssimos trabalhos aparecem com extensa crédito aos seus designers e editores.

Na parte de design tenho as influências de filmes fantásticos como O Senhor dos Anéis, Deuses do Egito, Vikings, etc. Essas são minhas maiores influências na hora de desenhar, pois me baseio nas técnicas, composições e texturas que eram usadas na época.

◼️ Em diferentes páginas da internet eles são definidos como Heavy Metal, mas ao ouvir a bateria em Sueño ou Realidad você pode ouvir uma forte influência de Technical Death e em Oscuro Destino um claro Melodic Death Metal, em quais gêneros você tende a se situar frente ao público que os observa?, e que talvez tomem influência.

Lemos muito sobre o gênero que fazemos e vimos a pergunta em várias páginas perguntando a mesma coisa.

O Odín na verdade começou como uma banda de HEAVY METAL, por assim dizer, mas sempre quisemos evoluir um pouco mais, viemos de ouvir diferentes estilos musicais mas não adaptamos a fórmula perfeita do que procurávamos, se você ouvir nosso primeiro full lenght é claramente HEAVY METAL com algumas coisas um pouco diferentes, como quebra de algumas questões.

O atual Odin já é a banda que sempre buscamos desde nosso início com as influências que sempre ouvimos (ARCH ENEMY, AMON AMARTH, LAMB OF GOD, DEATH, TESTAMENT), nos consideramos simplesmente uma banda de METAL.

◼️ Faz apenas um mês que vocês lançaram o videoclipe “Oscuro Destino”, quando vocês pretendem lançar o álbum “Las puertas del destino”? e quais músicas eles trazem com ele.

O álbum Las Puertas del Destino ainda não tem data de lançamento, estamos fazendo todo o possível para lançá-lo no próximo mês de maio, no qual trará 10 músicas carregadas com toda a fúria do metal que trabalhamos duro para criar por vários anos ., Einheriar, Dios de la Guerra, Infamia, Sueño o Realidad, Oscuro Destino, Mk Ultra, Raza, Las Puertas del Destino, Mil Años y Outro.

◼️  Na hora de escrever, ele define em 5 palavras específicas do que tratam suas letras e consequentemente o que elas buscam projetar no público que as lê e as consome.

Realidade, Luta, Força, Vitória, Crueldade.

Com as nossas letras procuramos fazer com que as pessoas se sintam identificadas com os problemas que podem surgir diariamente e que, como qualquer guerreiro que se dispõe a lutar e sair vitorioso em suas batalhas, consigam tudo o que se propõem a fazer e que apesar de em Em suas lutas com certeza sempre haverá valiosas baixas de guerreiros que lutam ao seu lado, sairão vencedores.

◼️ Para mim como mulher latino-americana, Crypta representa um ressurgimento da emancipação feminina na música, principalmente no Death Metal, essa brasileira de cabelos cacheados nos lembra a força de sua voz com a de Chuck Schuldiner, o que acham? banda de metal sobre esse empoderamento que as mulheres musicistas têm no metal?

Com certeza, atualmente vemos um grande número de bandas comandadas por mulheres, nós particularmente gostamos disso e não vemos isso como uma competição, pelo contrário, gostaríamos que mais bandas comandadas por mulheres saíssem na arena e o que a Fernanda tem tenho feito é um ótimo trabalho Com as meninas do CRYPTA, desde o começo me pareceu em particular que elas tiveram uma grande influência do professor Chuck Schuldiner em sua voz de partir o coração e é bom aprender com os grandes já que por algum motivo sua fórmula trabalhou para eles.

La banda ODIN esta en YouTube, Facebook e Instagram

Y el importante trabajo gráfico de Cesar Calatrava esta en Instagram

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.