A banda de garage surf porto-alegrense Pampa Haoles entra em 2025 surfando na onda de um lançamento recente. Trata-se da faixa ‘Caminata’, disponibilizada nas plataformas de streaming em dezembro do ano passado. A música une surf rock com sonoridades das fronteiras entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, tendo como diferencial o uso de gaita ponto e percussão. ‘Caminata’ é o primeiro single do novo álbum do conjunto, que tem previsão de ganhar o mundo no primeiro semestre deste ano. A formação que gravou o tema é: Rodrigo Nizolli (guitarra), Gabriel Bard (guitarra), Luigi Rokero (bateria), Gabriel Severo (baixo) e Eduardo Vargas (gaita ponto).
Ouça ‘Caminata’ no Spotify e no Youtube.
Sobre Os Pampa Haoles
A onda d’Os Pampa Haoles é música instrumental feita por guitarra, baixo e bateria. A inspiração tem como fonte clássicos da surf music, porém, navega com tranquilidade por outros mares, garantindo mergulhos pelo garage rock, blues, jazz e ritmos latinos. Para deixar a viagem com ainda mais paisagens sonoras, saxofone, gaita ponto e percussão também estão a bordo em alguns momentos.
Desde 2016 em atividade, Os Pampa Haoles lançaram seu primeiro EP autointitulado em 2020, participaram da coletânea tributo aos Ramones com o tema ‘Rockaway Beach’ e da primeira edição do Luigi Festival (2022). Em 2023, fizeram duas turnês, sendo uma delas na Argentina e outra pelo sul do Brasil, passando por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do sul. Também foram citados no Livro os 100 grandes álbuns do Rock Gaúcho e em dezembro do mesmo ano lançaram o single ‘Tiempo Fugaz’, que repercutiu nas redes por ser um tema com menos de minuto fazendo alusão a velocidade com que a vida passa atualmente.
Em 2024, gravaram a versão do tema ‘Surfista Calhorda’ para um tributo aos Replicantes e, em dezembro, disponibilizaram o single ‘Caminata’, que fará parte do seu próximo álbum.
Para 2025, os Pampa Haoles preparam o lançamento do seu primeiro LP com 12 faixas que trazem como influência a sonoridade rioplatense — muito comum nas fronteiras do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai — misturada com clássicos da surf music, como Dick Dale e The Ventures.
Os haoles (estrangeiros ou não nativos, em havaiano) assim se denominam porque estão distantes do litoral, onde sua música, teoricamente, encontraria um bom cenário para ser trilha sonora. Já o Pampa é uma referência ao sul do Brasil, onde o termo — que designa um bioma típico do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina — é bastante conhecido. Apesar da ausência de letras, os temas d’Os Pampa Haoles descrevem situações como dificuldades de se chegar na praia, rotina de trabalho na capital gaúcha e também lendas urbanas locais.
Uma dessas histórias míticas que até hoje permeiam o imaginário popular é conhecida por crimes da Rua do Arvoredo e rendeu as canções ‘Espectro Claussner’, lançada em 2020 e ‘Catharina Paulsen’, que estará no álbum a ser lançado em 2025.