A Overfuzz é uma das bandas mais antigas e influentes de rock autoral em atividade no estado de Goiás. Em 2025, a banda completa 15 anos de carreira, com uma bagagem de respeito: participações em importantes festivais nacionais, shows em 10 estados do Brasil, além de dois álbuns de estúdio lançados. Para comemorar, o power trio, que mistura indie, stoner e hard rock, se reinventa e anuncia o lançamento do seu primeiro disco cantado em português!
O primeiro single deste novo momento da Overfuzz é “Sonho Americano”, já disponível: https://rebrand.ly/SonhoAmericano_Overfuzz.
Inspirada por bandas como Motörhead, Black Sabbath e Autoramas, “Sonho Americano” faz uma crítica com ironia e rebeldia à idolatria pela cultura dos EUA e à desvalorização da rica identidade brasileira.
Com uma sonoridade acelerada, muitos riffs e fuzz, a canção apresenta um refrão contagiante e já mostra como a língua portuguesa se encaixa perfeitamente no estilo da banda.
O lançamento do álbum é um projeto contemplado pelo Edital de Fomento à Música 13/2023 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
Overfuzz com letras em português: a mudança
A Overfuzz decidiu trocar o inglês pelo português nas composições de seu terceiro disco de estúdio, e essa mudança tem sido um grande passo para a banda. Cantar em português é algo libertador e empolgante para os integrantes, que desejam que a mensagem seja mais clara para o público brasileiro.
O processo de criação foi também reinventado. Este trabalho reflete uma nova fase, com maior pluralidade e colaboração interna. Todos os três integrantes participaram ativamente das composições, trazendo suas bagagens e vivências para as canções. Além disso, todos gravaram vocais e instrumentos, elevando a sinergia da banda.
O novo disco, cujo título será revelado em breve, traz a energia dos palcos para o estúdio e promete divertir os fãs com seu humor ácido, maduro e suas levadas contagiantes. O single “Sonho Americano” já nos dá uma prévia dessa nova fase.
Para Victor César (baterista e vocalista), cantar em português era uma vontade antiga. “Queria cantar na nossa língua e passar uma mensagem clara pro nosso público. Também queria que as pessoas conseguissem cantar junto nas apresentações ao vivo”, diz ele.
A mudança aconteceu em 2022, após o retorno da banda aos palcos, já no período pós-pandemia. “Nós não éramos mais os mesmos, então não tinha como voltar a ser a mesma Overfuzz de antes”, afirma Victor César.
Para Brunno Veiga (guitarrista e vocalista), o contexto mundial e os desafios de manter uma banda por tanto tempo foram determinantes para essa transição. “O grande desafio está em encontrar novas sonoridades e melodias que se ajustem às novas propostas, sem perder a potência e a agressividade que sempre nos caracterizaram”, comenta.
Mario Nacife (baixista e vocalista), que entrou na Overfuzz em 2020, acredita que essa mudança foi fundamental para o crescimento da banda. “É como abrir novos horizontes: um recomeço que acelera o coração e traz renovação para todos nós”, declara.
Overfuzz: 15 anos de banda e estrada
A Overfuzz é um power trio que faz rock com presença, atitude e energia. Formada em 2010, a banda tem um público consolidado em todo o Brasil, abrangendo fãs de diferentes estilos e gerações.
A banda lançou dois EPs (2012 e 2014), um compacto em vinil 7″ (“Split it Up!”, 2015), e dois álbuns completos: “Bastard Sons Of Rock ‘n’ Roll” (2015) e “Signs Of Reality” (2019). O primeiro álbum recebeu a 15ª colocação na lista dos 50 melhores lançamentos de 2015 pelo site “Tenho Mais Discos Que Amigos”. Além disso, a faixa-título do álbum foi incluída na coletânea “Stone Deaf Forever”, produzida pela revista inglesa Classic Rock Magazine.
A banda fez 86 shows durante suas turnês, passando por 34 cidades em 10 estados do Brasil. Participaram de festivais como Bananada, DoSol, Canto da Primavera, Vaca Amarela, Goiânia Noise, entre outros, e se apresentaram ao lado de Kadavar, Mondo Generator, Vintage Caravan e Mudhoney.
Além disso, participaram do projeto “Rubber Tracks”, da Converse – All Star, voltado para artistas e produtores ao redor do mundo.
O álbum “Signs Of Reality” trouxe uma sonoridade mais ousada, explorando novos conceitos de liberdade e trazendo timbres e texturas versáteis. O disco foi lançado pelo selo Abraxas Records em 2019.
Apesar da experiência em gravações e produções, a Overfuzz se considera uma banda de palcos, e somente quem já esteve em um de seus shows sabe da energia que eles transmitem em suas apresentações ao vivo.
Overfuzz nas redes
www.youtube.com/user/overfuzzbr
Ouça “Sonho Americano” da Overfuzz e outros lançamentos nacionais e internacionais na playlist da Tedesco Mídia: