Perguntas: Cremogema
Respostas: Paura

Qual a razão do nome da banda ser Paura?

Somos descendentes de italianos e, quando a banda começou, a idéia era ter um nome italiano. Paura foi o escolhido.

Quais temas a banda aborda em sua letras?

Nosso cotidiano, e os problemas que enfrentamos. Tanto a nível local quanto a nível global.

Do primeiro álbum para cá a evolução da banda tem sido notória, muito trabalho seria a fórmula deste crescimento?

Sempre levamos a banda a sério. Então trabalho é algo que nem pensamos, o que tem que ser feito, tem que ser feito e pronto. Mas o entrosamento e a amizade que temos entre nós também ajuda muito.

Qual a atual formação? É a mesma do ínicio da banda?

Da formação inicial, de 11 anos atrás, só o Rogério (guitarra) permanece. A formação atual é completada por eu, Fabio (vocal) desde 2001, o Henrique (bateria) desde 98, o Rafael (baixo) desde 2003 e o Caio (guitarra) desde 2005.

Faça um resumo de como se conheceram, e resolveram montar a banda?

Eu não estava na banda nessa época, mas sei que o Paura começou como uma banda de hardcore que queria se aproximar de um som mais metal em 1995. Os caras tocavam em outras bandas na época, bandas importantes para cenário (Rogério e Luiz no No-Violence, o Farofa no Garage Fuzz e o Lau no Kangaroos In Tilt). Como o Paura sempre foi levado como uma banda, algumas mudanças de formação começaram a acontecer. Isso foi o começo de tudo.

Toda banda já foi expulsa de uma garagem pela barulheira nos ensaios, com vocês isso já aconteceu?

Comigo na banda nunca aconteceu essa situação. Mas em outras bandas que toquei sim. Mas isso é natural, dependendo da sua vizinhança .

A banda já fez apresentações em nossa cidade(Uberlândia), a receptividade foi boa? Gostaram do público? Deixou lacunas para uma possível volta a tocar aqui?

Já tocamos ai algumas vezes e sempre foram shows marcantes. O público parece ser mais dedicado a eventos de música independente barulhenta. Sempre estamos dispostos a voltar a tocar na sua cidade. Conhecemos muita gente boa ai e estamos sempre tentando acertar uma volta. Espero que aconteça logo no começo de 2008.

As portas estão se abrindo cada vez mais ao hardcore, isso se deve há uma nova estruturação contra o preconceito que já vem sendo feita a alguns anos?

Cara, sinceramente, não vejo as portas se abrindo pro tipo de hardcore que fazemos. Que na verdade nem sei mais se é hardcore, porque hoje o termo hardcore está associado a coisas que nunca deveriam estar, na minha opinião. Portanto, as portas do mainstream que estão se abrindo para algumas bandas “underground” não tem nada a ver com hardcore.

Influências da banda?

Pra resumir em poucas bandas: Sick Of It All, Bad Brains, Slayer e Metallica.

10- Bate e volta:
4 bandas gringas: Sick Of It All, Bad Brains, Slayer e Metallica

4 bandas nacionais: Are You God?, Fim do Silêncio, Itsari e Lesto!

1 livro: 1984 do George Orwell.

1 cd: Rock For Light do Bad Brains.

uma frase: Respeite para ser respeitado.

nos tempos livres: Família, o que temos de mais importante. Sempre estarão lá quando precisarmos.

Ainda é elevado o número de crimes contra a homofonia, mesmo com as penalizações da ‘justiça’, parece não intimidar tanto os criminosos, qual seria a solução?

Qualificar crimes de racismo e intolerância como crimes hediondos. E aplicar a pena devida nesses termos. Incluo ai crimes de “colarinho branco”, corrupção,…

A banda é a favor da pena de morte?

Não. Nunca.

Projetos para o ano que se inicia?

Tocar onde der, incluindo nossa 1a tour pela Europa. Quem sabe gravar mais algum disco, ou um dvd….planos temos muitos, mas precisamos manter os pés no chão.

Profissão de cada integrante do grupo?

Eu trabalho com ações, o Rogério com publicidade jurídica, o Henrique no estúdio de gravação dele (onde gravamos os últimos 3 discos), o Caio trabalha com informática e o Rafael estuda web design.

Na data de 10/12/2007 um senhor de 54 anos, localizado na cidade de Itabuna -mg, foi atacado por 6 cães de raça não informada, até para se aproximarem do corpo os policiais tiveram que matar os animais, casos como este cada vez acontecem no Brasil, isso reflete aos seus donos, que educação seus animais a serem violentos?

Eu acho que, enquanto os donos desses animais forem menos racionais que os próprios cães, a situação continuará cada vez pior.

Melhor show da banda e por que?

No começo desse mês em Quito no Equador. Porque nunca tínhamos tocado pra 20 mil pessoas.

De que forma são as gravações da banda, de forma independente?

Gravamos com o Henrique, no estúdio dele. É importante pois ele faz parte da banda, então gravar é sempre algo fácil pra nós.

Contatos para shows, resenhas, links de download e/ou ouvir o som, adquirir material(quais são os disponíveis)?

Seguem os links abaixo:

www.paura.com.br

www.myspace.com/paura3rdworld

Mensagem da banda para um 2008 melhor em nossas vidas!

Cuidem sempre uns dos outros pois nem o governo, nem a policia e nem o crime vai cuidar de nós. Estamos sós nessa batalha cotidiana. Contamos apenas com nós mesmos. Unidos temos uma chance de melhorar o que está a nossa volta, separados seremos expectadores da derrota humana.

Muito obrigado pelo espaço e um excelente 2008 pra todos.
Nos vemos na pista.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.
Artigo anteriorOutra Chance
Artigo seguintePaura
Cremo
Sejam bem-vindos ao meu mundo onde a música é pesada, a arte visual é uma paixão e a tecnologia é uma busca incessante pela excelência. Sou um aficionado por Death, Thrash, Grind, Hardcore e Punk Rock, trilhando os ritmos intensos enquanto mergulho no universo da fotografia. Mas minha jornada não para por aí; como programador e analista de segurança cibernética, navego pelas correntes digitais, sempre sedento por conhecimento e habilidades aprimoradas em um campo em constante mutação. Fora do reino virtual, vibro intensamente com as cores do Boca Juniors, e meu tempo livre é uma mistura de leitura voraz, exploração de novos lugares e uma pitada de humor. Seja nas areias da praia, nas trilhas das montanhas, acampando sob as estrelas ou viajando para terras desconhecidas, estou sempre pronto para a próxima aventura. E claro, não há nada que eu ame mais do que arrancar um sorriso do rosto das pessoas com minhas piadas e brincadeiras. Junte-se a mim nesta jornada onde a música, a tecnologia, o esporte e o entretenimento se entrelaçam em uma sinfonia de diversão e descobertas. E lembrem-se: Hail Odin e um firme 'foda-se' ao fascismo e ao nazismo!