Fundada em Enschede (Países Baixos) no ano de 1986, o Pestilence foi um dos pioneiros do Metal Extremo com influências dos gigantes Bolt Thrower, Sodom e Kreator. Fazendo aquela mistura nada básica entre o mais Brutal Death Metal e o mais destruidor Thrash Metal.

Em sua formação original contava com Marco Foddis (bateria 1986 −1994), Randy Meinhard (Guitarra 1986 −1989), Martin Van Drunen (Vocal e Baixo 1986 – 1990) e Patrick Mameli (Guitarra e Vocal). Sendo Patrick Mameli o único membro original que permanece na banda, inicialmente tocando guitarra, porém passou a fazer o Vocal desde a saída de Martin Van Drunen em 1990.

Atualmente a formação restante da banda é composta por Santiago Dobles (na Guitarra desde 2016), Septimiu Hărşan (na Bateria desde 2016) e Alan Goldstein (no Baixo desde 2017).

Lançaram somente 2 demos (Dysentery1986 e The Penance1987), quando finalmente em 1988 lançaram seu primeiro álbum Malleus Maleficarum.

Em 1989 lançaram seu segundo álbum Consvming Impvlse, em que viraram a chave para o Death Metal mais pesado e bestial, com um vocal mais sujo e potente até que o vocalista Martin Van Drunen decidiu sair da banda para se dedicar a banda Asphyx.

CONSVMING IMPVLSE- PESTILENCE
CONSVMING IMPVLSE- PESTILENCE

Com o passar dos anos, lançaram diversos álbuns mantendo sua qualidade musical, porém agora em 2024, com o lançamento do décimo álbum (com regravações de seus temas) chamado Levels of Perception veio uma grande polêmica.

Fãs que acompanham a banda diziam que a capa foi feita por IA (inteligência artificial) e passaram a criticar a imagem.

Capa do Levels of Perception feita por IA
Levels of Perception, capa feita por IA

O álbum será lançado em 26 de abril de 2024, e encontra-se em Pre-Order. Podendo esse material e outros serem encontrados em diversas vias, tal qual no Bandcamp.

A banda por sua vez, assumiu o uso da Inteligência artificial e justificou-se na página do Facebook.

Via: facebook

“Como a segunda capa está melhor que a primeira? Por favor, expliquem. A Inteligência Artificial está em todo lugar. Estamos tão presos no passado que não abraçamos a tecnologia? Gravar com fita é melhor do que digital? Tirar foto polaroid é melhor do que um telemóvel novo? Ainda se trata de música e letras e isso é REAL!!”

Mas o tiro post saiu pela culatra e apenas aumentou a quantidade de comentários negativos a criticar a capa, fazendo com que, por fim, não quisessem assumir o risco. Pensaram que o ideal seria modificar a capa para não prejudicar todas as feitorias para tal produção.

Levels of perception
Versão final da capa do álbum Levels of Perception de Pestilence.

No dia 18 de Abril de 2024, dentro de algumas semanas, seremos agraciados com a oportunidade de vê-los ao vivo no Porto com as bandas BODYFARM e CARNATION, e podes ter a certeza de que a brutalidade que emanam vai destruir o Hard Club.

Entradas antecipadas disponíveis no valor de 23€ pela Ticketline, também pela Unkind e na Fnac.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.