Fundada em Enschede (Países Baixos) no ano de 1986, o Pestilence foi um dos pioneiros do Metal Extremo com influências dos gigantes Bolt Thrower, Sodom e Kreator. Fazendo aquela mistura nada básica entre o mais Brutal Death Metal e o mais destruidor Thrash Metal.
Em sua formação original contava com Marco Foddis (bateria 1986 −1994), Randy Meinhard (Guitarra 1986 −1989), Martin Van Drunen (Vocal e Baixo 1986 – 1990) e Patrick Mameli (Guitarra e Vocal). Sendo Patrick Mameli o único membro original que permanece na banda, inicialmente tocando guitarra, porém passou a fazer o Vocal desde a saída de Martin Van Drunen em 1990.
Atualmente a formação restante da banda é composta por Santiago Dobles (na Guitarra desde 2016), Septimiu Hărşan (na Bateria desde 2016) e Alan Goldstein (no Baixo desde 2017).
Lançaram somente 2 demos (Dysentery – 1986 e The Penance – 1987), quando finalmente em 1988 lançaram seu primeiro álbum Malleus Maleficarum.
Em 1989 lançaram seu segundo álbum Consvming Impvlse, em que viraram a chave para o Death Metal mais pesado e bestial, com um vocal mais sujo e potente até que o vocalista Martin Van Drunen decidiu sair da banda para se dedicar a banda Asphyx.
Com o passar dos anos, lançaram diversos álbuns mantendo sua qualidade musical, porém agora em 2024, com o lançamento do décimo álbum (com regravações de seus temas) chamado Levels of Perception veio uma grande polêmica.
Fãs que acompanham a banda diziam que a capa foi feita por IA (inteligência artificial) e passaram a criticar a imagem.
O álbum será lançado em 26 de abril de 2024, e encontra-se em Pre-Order. Podendo esse material e outros serem encontrados em diversas vias, tal qual no Bandcamp.
A banda por sua vez, assumiu o uso da Inteligência artificial e justificou-se na página do Facebook.
“Como a segunda capa está melhor que a primeira? Por favor, expliquem. A Inteligência Artificial está em todo lugar. Estamos tão presos no passado que não abraçamos a tecnologia? Gravar com fita é melhor do que digital? Tirar foto polaroid é melhor do que um telemóvel novo? Ainda se trata de música e letras e isso é REAL!!”
Mas o tiro post saiu pela culatra e apenas aumentou a quantidade de comentários negativos a criticar a capa, fazendo com que, por fim, não quisessem assumir o risco. Pensaram que o ideal seria modificar a capa para não prejudicar todas as feitorias para tal produção.
No dia 18 de Abril de 2024, dentro de algumas semanas, seremos agraciados com a oportunidade de vê-los ao vivo no Porto com as bandas BODYFARM e CARNATION, e podes ter a certeza de que a brutalidade que emanam vai destruir o Hard Club.
Entradas antecipadas disponíveis no valor de 23€ pela Ticketline, também pela Unkind e na Fnac.