Dia 14 de setembro vai ser a tão esperada data da próxima edição do festival mais Heavy Metal “old school” de toda a França. Localizado em uma Capela em Torreilles, esse pequeno – não tão pequeno – festival Pyrenean Warriors Open Air atrai centenas de Heavy’s da Europa.
E aqui vos apresento mais um de seus headliners:
SATAN
Velocidade e caos!!! Satan traz a bela de uma mistura entre NWOBHM, thrash e speed metal. Demoníaca? Talvez! Mas é 100% brutal. Uma novidade la nos anos 80, quando não existia essa denominação e mescla entre os estilos.
Fundada em 1979 em Newcastle, Inglaterra, mas tudo começou na escola, com uma amizade entre Steve Ramsey e Russ Tippins, dois jovens que se divertiam na guitarra e decidiram criar uma banda. – Mas afinal, Satan? Blind Fury? Ou Pariah?
Satan foi uma das bandas da época que revolucionou o Heavy metal. Lançaram duas demos “The First Demo” (1981) e “Into The Fire” (1982) quando ainda em 1982 lançou um single “Kiss of Death” para só em 1983 lançarem seu primeiro album full-lenght, o mais conhecido e aclamado “Court in the Act”. E assim Satan fez muita história, juntamente com Angel Witch, Atomkraft, Raven, Avenger e Blitzkrieg, e em 1984 já tinham seu nome consolidado na cena até que, para evitar ser associada com bandas extremas da época (Venom, Sodom, etc.), resolveram mudar de nome.
BLIND FURY: Tendo sido fundada pelos integrantes de Angel Witch, em que Lou Taylor passou a tocar em Blind Fury desde 1982. Posteriormente Blind Fury se dissolveu e em 1984 os demais membros de Satan entraram para a banda, passando a usar o nome como se fosse “o novo Satan”. Eles chegaram a lançar um álbum único em 1985 chamado “Out Of Reach”, até resolverem se separar de Lou e voltar a ser Satan. Dessa vez com um vocalista novo chamado – não ironicamente – Michael Jackson, lançando então 2 álbuns “Into The Future” e “Suspended Sentence”, ambos de 1987.
PARIAH: Em 1988 a banda mudou o nome para Pariah e lançaram dois álbuns “The Kindred” (1988) e “Blaze Of Obscurity” (1989). A banda pode-se facilmente ser definida como Thrash Metal, não era como a cópia de Satan, era de fato uma nova banda com os mesmos integrantes e riffs mais pesados. Eles se separaram e em 1997 resolveram se juntar novamente para lançar mais um álbum.
E então “Unity” foi lançada com uma pegada de power/heavy metal com as famosas guitarras cavalgadas e partes lentas versadas com riffadas rápidas – Para mim é o MELHOR dos 3 álbuns. – que lembram bastante a essência do Satan. Mas esse reencontro de Pariah durou não muito, seguiram até 1998, quando começaram a andar com seu projeto paralelo de folk metal, chamado Skyclad, com Martin Walkyier (ex vocalista de Sabbat-UK) e estacionaram a carruagem do Pariah/Satan.
Em 2004, Satan foi convidado para tocar em Wacken Open Air na Alemanha e eles se reuniram apenas para se apresentar. Neste festival, seu baterista, Sean Taylor, teve uma pequena operação nos joelhos e para substituí-lo, tocou Phil Brewis (Blitzkrieg). Mas o que acontece é que tinham aceitado tocar em 2004 no Keep It True (também na Alemanha), que logo foi cancelada sua participação porque o Graeme (baixo) sofreu um acidente durante a turnê de Skyclad – e umas histórias mais – e só então em 2011 que voltaram como banda de fato quando tocaram no Keep It True.
Desde então, Satan tornou-se mais conhecido e subiu no conceito de milhares de Heavy’s do mundo todo e passaram a tocar sempre que possível com sua atual formação, que conta com Steve Ramsey e Russ Tippins nas guitarras (como desde o princípio), Graeme English no baixo, Sean Taylor na bateria e Brian Ross no vocal.
Após seu retorno oficial, lançaram mais 5 álbuns: Life Sentence (2013), Atom by Atom (2015), Cruel Magic (2018), Earth Infernal (2022) e o mais recente Songs in Crimson (2024) que os motivou a começar uma tour agora em 2024 com mais de 20 datas pela Europa e UK.
No Pyrenean teremos a belíssima oportunidade de ver ao vivo essa delícia de banda que nos trará nostalgia e muito Heavy Metal.
E isso queremos atentamente ver no Pyrenean Warrior Open Air. Esse dia no festival é o que mais esperamos e seguramente todas as bandas nos entregarão imensa satisfação.
Entradas disponíveis em: http://www.leshordesmetalliques.com/pwoa/ no valor de 50€.
Nos vemos na França!!! <3