Dia 14 de setembro vai ser a tão esperada data da próxima edição do festival mais Heavy Metal “old school” de toda a França. Localizado em uma Capela em Torreilles, esse pequeno – não tão pequeno – festival Open Air atrai centenas de Heavy’s da Europa.
E aqui vos apresento o ultimo, porem nao menos importante de seus Headliners:
WARLORD
Warlord é uma banda de heavy metal fundada em 1980 em Los Angeles, Estados Unidos, pelo baterista Mark Zonder e o guitarrista William Tsamis. A banda, com o seu heavy metal semiprogressivo lembra e segue a linha de bandas como Angel Witch, Crimson Glory, Stormwitch, Rainbow e Manilla Road, que assim como eles, fizeram muita história e conseguiram ser reconhecidos pela cena do Tradicional Heavy Metal, o puro, obscuro e old school heavy metal. Mas todo esse reconhecimento e admiração que sentimos por essas bandas- ao menos a maioria dessas bandas – chegou deveras tardio, uma vez que o heavy metal não era tão valorizado quanto bandas comerciais de hard rock nos Estados Unidos.
Eles fizeram a sua estreia com “Lucifer’s Hammer” em vinil com o lançamento de uma compilação em Metal Massacre II em 1982 e tiveram tantas críticas boas que participaram de uma segunda compilação com “Mrs. Victoria” em Metal Massacre III. Quando enfim lançaram o seu primeiro álbum “Deliver Us” em 1983 e foi aí que estouraram e passaram a ser mais conhecidos.
Mas eles não queriam ser só mais uma banda, então alugaram um teatro para gravar, sem público, o seu histórico vídeo da sua última apresentação, na era clássica do Warlord, para o primeiro vídeo longa-metragem do álbum “And the Cannons of Destruction Have Begun…”, lançado em outubro de 1984 para então a banda encerrar as atividades em 1985 pela dificuldade de encontrar um bom vocalista e com a mudança de William Tsami para Flórida passando por crises e questões espirituais de conversão cristã. Isso durou até 2001 quando William decidiu retomar as atividades, mas esse retorno durou apenas 1 ano, o tempo de lançar mais um álbum “Rising Out of The Ashes” (2002) com os vocais de Joacim Cains, do Hammerfall e apresentarem-se no seu primeiro ‘show’ na Europa em nada mais e nada menos que 40.000 fãs os assistindo no Wacken Open Air, na Alemanha.
Mas após esse pequeno retorno, uma série de questões e problemas pessoais sugiram a colocar Warlord em um Hiato de 9 anos, voltando a ativa somente em 2011 com um dos vocalistas da formação original da banda, Ricky Anderson, e ainda no baixo Philip Bynoe, para então lançar “The Holy Empire” (2013) e tocarem como banda principal no Keep It True XVI em 2013. Posteriormente em 2015 lançaram “The Hunt for Damien” (2015) e seguiram com seus shows pelo mundo do heavy metal com seus fãs à loucura.
Em maio de 2021 a banda recebe uma péssima notícia que seu amigo e grande parceiro co-fundador da banda, William “Bill” Tsamis, aos 60 anos, faleceu com uma parada cardíaca. Ele já chegou a comentar sem muitos detalhes em uma entrevista de 2017 que sofria de um grave problema de saúde que não ia embora. Entao após sua perda, a fim de manter seu legado vivo, bandas amigas fizeram um CD compilação com músicas do Warlord tocadas por eles para homenageá-lo.
O Cd se chama “A Crack in the Sky: A Tribute to William J Tsamis” e tem em suas faixas: MIRROR cantando Aliens, SUMERLANDS cantando Lost and Lonely Days, STRAY GODS cantando War in Heaven, TWISTED TOWER DIRE cantando Mrs. Victoria, CLAYMOREAN cantando 70,000 Sorrows, ETERNAL CHAMPION cantando Stygian Passage, ARRAYAN PATH (feat. Paolo Viani) cantando The Rainbow, FORSAKEN cantando Lucifer’s Hammer, FIREWOLFE cantando Battle of the Living Dead, STEEL SHOCK cantando Child of the Damned, SOLITARY SABRED cantando Black Mass, WOTAN cantando Winds of Thor, REFLECTION cantando Winter Tears, GALAXY cantando Penny for a Poor Man, COMET RIDER cantando Soliloquy e SOCRATES LEPTOS tocando música instrumental A Crack in the Sky.
Dois anos após o falecimento de William, Warlord anunciou o lançamento de um novo disco, iniciando uma polêmica quanto a isso, até garantirem que todas as músicas do novo disco foi composta por William Tsamis, que fizeram as faixas com gravações da demo que William tinha. Tudo em forma de homenagem. “Free Spirit Soar” (2024) é o nome do novo álbum, onde seus amigos companheiros de banda apenas concluíram as composições de William e gravaram da forma que ele queria, deixando claro que William Tsamis esta ali presente, presente na banda, nas músicas e que seu nome está gravado para sempre no coração da banda.
Atualmente a banda é composta por Mark Zonder na bateria, Philip Bynoe no baixo, Eric Juris na guitarra, Jimmy Waldo no teclado e Giles Lavery na voz, e tocam no Pyrenen Warrior Open Air em Tributo ao eterno guitarrista e companheiro co-fundador do Warlord. Tenho a certeza que será uma apresentação magica com nossos corações voltados ao carinho que temos por ele.
Entradas disponíveis em: http://www.leshordesmetalliques.com/pwoa/ no valor de 50€.
Nos vemos na França!!! <3