À 3ª foi de vez! Aconteceu finalmente a aguardada estreia dos noruegueses Conception em Portugal, adiada 2 vezes por causa da pandemia. E que estreia!!

A 1ª parte ficou a cargo dos vianenses Vircator com o seu Post-metal Instrumental que reuniu a atenção dos presentes logo de inicio. Guitarras distorcidas, pesadas e atmosféricas com acentuadas variações que nos levam de alguma forma a viajar. Talvez por isso, o ultimo álbum da banda seja composto por temas com nomes de antigas civilizações. Foi precisamente com todo o alinhamento de “Bootstrap Paradox”, (que saiu este ano) que fomos brindados nesta atuação, “Egypt” foi o tema de abertura. Decididamente o som poderoso dos Vircator foi o melhor aperitivo que poderíamos ter antes de Conception!

Vircator | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

 

Set List

Egypt
Aztec
Greece
Sumer
Mayan
Rome

 

 

 

O prato principal seriam então os Conception que fizeram uma entrada triunfante, com Roy Khan a entrar por ultimo e a ser recebido em êxtase pelo publico. O intro “Re:conception” seguido de “Grand Again” abriram o concerto, mas foram tocadas musicas de praticamente todos os álbuns, revisitando assim as várias fases dos Conception. A balada “Silent Crying” de “Parallel Minds” de 93 foi um dos pontos altos com o publico a cantar de forma emotiva em conjunto com a banda. Sendo o último álbum da banda e lançado em plena pandemia, “State Of Deception” de 2020 recebeu atenção especial, tendo sido tocados mais temas deste disco: “Waywardly Broken”; “No Rewind” e “She Dragoon” foram alguns desses temas. Regressando à década de 90, foram tocadas: “Under a Mourning Star” de “In Your Multitude” de 1995 e também “Gethsemane” de “Flow” de 1997. Já no encore recuávamos novamente a 1993 para ouvir “Roll The Fire” bem como “My Dark Symphony” de 2018.

 

Conception | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso
Set List
Re:Conception / Grand Again
A Virtual Lovestory
No Rewind
The Mansion
A Million Gods
Quite Alright
Silent Crying
Sundance
Gethsemane
Feather Moves
Under a Mourning Star
She Dragoon
My Dark Symphony
Roll The Fire

 

O Metal Progressivo dos Conception leva-nos do melódico ao mais pesado e brutal numa questão de minutos, fazendo-nos oscilar de emoções à mesma velocidade. Esperemos que não tenha que passar muito tempo até os voltarmos a ver.

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.