Os Mineiros do Uganga já estão na estrada a um bom tempo, desde de 1993, essa banda, idelizada por Manu Joker (vocal) ex-Sarcófago e que conta com Christian Franco (guitarra), Umberto “Growler” Buldrini (Guitarra), Rafael “Ras” Franco (Baixo e vocal) e Marco Henriques (Bateria), nos presenteiam com ótimos discos cheios de diversidade e desprovidos de qualquer prisão ideológica e musical, tornando assim, cada disco que produzem um campo novo a ser explorado. E isso não se faz diferente nesse ótimo lançamento “Libre!”, que é um disco eclético, sem se perder no contexto. O disco foi produzido pelo próprio Manu Joker, entre Março e Maio de 2022, mixado e Masterizado por Umberto Buldrini no Audioground Studio e o ótimo projeto gráfico é assinado por Artur Fontenelle da dead mouse design, com previsão de lançamento para dia 01/07/2022.

“Terra dos ventos” inicia esse viagem já chutando tudo, rápida,  pesada, letra ácida “Eu olho na sua cara e sinto, em ti não dá pra confiar” do meio para o final, a música fica densa, pesada, o clima muda, a música fica carrancuda, uma sacada genial. “Mal vinda morte dos teus sonhos” segue não menos pesada, quebrada, não vou mais falar das letras porque todas são excepcionalmente boas, inteligentes, as linhas de baixo dessa música são excelentes, aliás Senhores, que gravação sublime, você ouve tudo com muita distinção, tornando a audição agradável demais. “Alguidar” é um Dub com rap, curta e picante “Tá achando que vida de Headbanger é fácil?”. O disco segue com “Retrovisor” um ótimo começo hardcore, que deverá funcionar bem ao vivo abrindo rodas, ótimo trampo de guitarras, a cozinha segura, final pesado, aliás, como soa bem esse esse final, que parece que dá uma introdução para faixa título “Libre!”, que tem um começo pesado com um dedilhado, sim, não tente encontrar variações rítmicas lógicas nesse disco, eles viajam fácil entre o rap e o metal que você nem percebe o quanto isso te envolveu dentro da mesma música, aí ja emendamos com as mesmas palavras quando entramos na próxima “ISO666”, que é uma versão da mesma música do ótimo disco “Vol.3: Caos Carma Conceito”, que aliás tem que ser mencionado aqui para que todos possam ter uma outra referencia da banda para ouvir, fica a dica. O disco termina com “Depois do Dub” um remix que só coroa esse excelente trabalho dos caras.

“Libre!” é um disco muito agradável de ouvir e perceber, vale a pena a audição repetida, você vai entender isso, cada vez mais você concebe alguns elementos diferentes que ajudam a compor essa excelente obra. Nota do editor (9,0)

Quer ouvir? Chega neles aí nas redes sociais:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/2Y2jhJYdO48tgvUiMnZahF?autoplay=true

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCim_zbvc5inwjXSl3CrbbFQ

Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/7502218?autoplay=true

Instagram: https://www.instagram.com/ugangaofficial/

Facebook: https://www.facebook.com/ugangaofficial/

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.