Numa sala praticamente esgotada, os GRAVEYARD mostraram que o rock da Suécia tem pureza no coração e uma alma mais quente do que parece à partida. Canções bem melódicas, suportadas com riffs e distorção quanto baste, o quarteto composto por Joakim Nilsson (guitarra & vocais), Jonatan Ramm (guitarra), Truls Mörck (baixo) e Oskar Bergenheim (bateria) trouxe na bagagem os seus melhores temas, frutos de uma carreira que está prestes a atingir a maioridade (banda fundada em 2006) e que conta com 5 álbuns de estúdio:
- Graveyard (2007)
- Hisingen Blues (2011)
- Lights Out (2012)
- Innocence & Decadence (2015)
- Peace (2018)
Neste concerto em Lisboa, ponto de passagem da Graveyard European Tour 2023 e trazido a nós pela Amazing Events, a banda que tem uma presença low profile mas carregada de carisma sentimental, presenteou-nos com uma sequência psychedelic-blues-retro-rock que ia variando a intensidade em ondas de energia.
E que fez a plateia curtir o serão num ambiente relaxado numa vibe festivaleira, mas ao invés de recinto ao ar livre, aconteceu no armazém mais acolhedor de Lisboa.
Houve, no entanto, dois temas que marcaram o auge do espírito do público:
- Hard Times Lovin’
- Randy
- Hisingen Blues
- Cold Love
- Uncomfortably Numb
- Buying Truth (Tack & Förlåt)
- Bird of Paradise
- Please Don’t
- It Ain’t Over Yet
- Slow Motion Countdown
- Hålet
- Goliath
THE QUARTET OF WOAH!
A preparação das hostes esteve a cargo dos portugueses THE QUARTET OF WOAH! que não deixaram que o público esperasse muito para aquecer.
Perfeitamente identificados com a plateia, com malta com já se cruzaram diversas ocasiões, a banda de Lisboa composta por Gonçalo Kotowicz (Rotten Jesus, LunaSeaSane, Nicorette, Melange), Rui Guerra (Mohawks, Melange), Miguel Costa (Blasted Mechanism, LunaSeaSane, Zorg) e André Gonçalves (MNG, Philharmonic Weed) pôs-se tão à vontade como se tratasse da sua sala de ensaios… mas para todos poderem desfrutar!
Para já, os THE QUARTET OF WOAH! têm dois álbuns editados pela Raging Planet Records: Ultrabomb lançado em 2012 e The Quartet Of Woah! em 2017.
Mas o imaginário coletivo prossegue de encontro ao terceiro disco onde cada etapa se revelará decisiva até ao próximo recomeço. Aguardamos com ansiedade!
Nesta noite, o trilho passou pelos seguintes temas:
Para domingos assim, os puristas do Rock serão sempre bem-vindos!!