Com Kings Of Mercia, o guitarrista Jim Matheos dá início a um novo projeto. Em 2021, o guitarrista começou a trabalhar em ideias de músicas, e focou nas raízes do Hard Rock.
Depois que as faixas foram escritas, chamou Steve Overland para os vocais, Simon Phillips para a batera, e Joey Vera para o baixo. Dessa forma, o som pesado de Matheos e o background de Overland em rock melódico, é a receita por trás das canções deste autointitulado álbum de estreia, lançado pela Metal Blade Records, em 23 de setembro de 2022.
A faixa ‘Wrecking Ball’ é um verdadeiro energizante e se encaixa perfeitamente no início da tracklist, pois desperta uma atenção. Além disso, você reconhece imediatamente a composição de Matheos e também que este se encontra em um novo contexto.
O lado mais blues entra em jogo com músicas como ‘Humankind‘, enquanto músicas como ‘Liberate Me’ e ‘Nowhere Man’ trazem o coração pulsante do rock’n’roll à tona. ‘Your Life’ encerra esta excursão de 46 minutos no mundo do rock e do metal.
Kings Of Mercia conseguiu entregar um excelente álbum que floresce imediatamente com seu som cativante. Ao mesmo tempo, Matheos conseguiu dar a cada uma das canções uma profundidade que só se revela passo a passo e faz com que o álbum ainda pareça emocionante mesmo após a décima rodada. Não se trata de um álbum inovador. Entretanto, é uma boa audição para quem gosta de Hard Rock.
Classificação: 7/10.
Recomendo!