No último 24 de agosto, em Sorocaba/SP, aconteceu o Nightmatter Festival, no Isla Cultura e Arte, com produção do Som do Darma. Foram 4 bandas de altíssima qualidade e destilando um som extremo entre o Death, Black, Doom e Gothic Metal como há muito tempo não víamos na cidade.
Aske
Trio de Black Metal de São Carlos, que faz um som brutal, iniciou o set na pedrada e esquentando o início de noite chuvosa aqui em Sorocaba/SP.
Um som visceral e um vocal gutural lembrando em alguns momentos mais na linha Death Metal, um Power Trio do som extremo.
Com um repertório de músicas que vão desde momentos condeciados e extremamente pesados a uma rpaidez e crueza bem caracteriva do estilo, a banda fez um show muito bom e iniciou bem a noite, realizando um set focado em seu segundo trabalho, lançado em 2023, chamado Vol II.
Setlist
- Music Knows No Allegiance
2. No Soul to Sell
3. Sinner
4. The Origins of Satan
5. Royalist
6. The Woodcutter
7. Represente Satanás
- Pazuzu
Infernal course
Segunda banda da noite, um som bem trampado, e um ótimo trabalho de guitarras, bem intrínsecas, com dobras de bases e um som bem cativante e explosivo.
As guitarra realmente são destaques, bateria com os arranjos ótimos e as vozes de Paulo Serafim, que é também um dos guitarrístas e Marcel Infernal que além da voz, é baixista.
“Impaling Society” fecha o set e tem uma intro com dedilhado de guitarra e um solo bem melódico e cativante, um arranjos que evolui para um peso com melodia e uma batera incrível com bumbos, virada, pratos, uma ótima música que possui um “riffs” quebrado junto com a batera. Encerraram o setlist em grande estilo.
Setlist
1. Feast from de Devil
2. Fallen Gods
3. Marching in hell
- From Deeply in Hell
- Impaling Society
Deep Memories
Penúltima banda da noite, uma produção de palco muito bacana, com iluminação, gelo seco e um ótimo som vindo do palco, a banda possui um som com influências de Paradise Lost, Katatonia, o vocal ora gutural, ora “clean” estilo gótico, a banda é uma viagem sonora e melódica, mas não se iluda, tem muito peso e a bateria com arranjos fantásticos encaixando viradas e bumbos duplos nas partes cadenciadas, excelente”
Na Segunda música, destaque para o som do primeiro álbum, “There is no End”, pesadíssima, cadência dois bumbos , parte bem rápida com gutural soando quase Carcass, saindo num solo bem melódico.
Em “When The Time for my Last Breath Comes” a música mais longa do set que soa de maneira épica, um som incrível. O público foi ao delírio com a banda. Fechando o set com um cover para a música “Brave” do Katatonia.
Setlist
1. Enslaved by Reciprocity Obligation
2. There is no End
3. Please, do Not Close the Coffin!
4. Suffocating Grayish Darkness
5. Between Two Dimensions/Looking at the Black Mirror
6. When the time for my Last Breath Comes
7. Brave (Katatonia Cover)
Warshipper
Encerrando o festival com muita pancadaria sonora. O som estava pesadissimo, abriram o set com “Barren Black”. Houve problemas técnicos no início mas que não afetou a energia e a intensidade e massa sonora da banda.
Foi brutal a performance da banda e o público curtiu cada som do setlist e vibrou com a banda.
Participação especial na bateria de Kaynan Bonini em “Pleasures of Possession”. Renan Roveran, guitarrista e vocalista, desceu do palco e foi tocar no meio da galera, proporcionando um momento épico na noite!
“Respect” foi a próxima e penúltima música. A banda encerrou de maneira épica com “Warshipper”.
Foi uma grande noite para o metal extremo e como há um bom tempo não se via em Sorocaba/SP.
Setlist
- Barren Black
- Glowworm Dragon
- Religious Metastasis
4. Migrating Through Personality Spectra
5. Axiom
- Numb – Pleasures of Possession (com participação do Kaynan Bonini)
- Respect!
- Warshipper