Obscure Reality é uma banda de NU/Metalcore vinda de Zevenaar, Holanda, formada em 2022 por três irmãos. Com uma adição de um guitarrista extra e um vocalista, a banda focou na criação de seu EP de estreia intitulado ‘DAWN’, lançado em 1º de setembro de 2023, pela Obscure Records.
Segundo a banda, “com influências que ecoam nomes como Slipknot, Deftones e Limp Bizkit, Obscure Reality abre um caminho de intensidade sonora, chamando a atenção com sua energia crua e som intransigente. ‘DAWN’ é uma prova da busca incessante da Obscure Reality pela inovação sonora. Da agressividade da faixa de abertura às melodias assombrosas do encerramento, ‘DAWN’ oferece uma experiência auditiva visceral que é ao mesmo tempo cativante e estimulante.”.
Análise faixa a faixa:
TIME e LIES são dois singles já lançados anteriormente, em 11 e 18 de agosto de 2023 respectivamente, e foram complementados por mais três faixas para formar o EP.
TIME é faixa de abertura, e entra com um instrumental cativante. A influência de Limp Bizkit é clara tanto nos vocais quanto no instrumental, com toques de Korn também. A música é boa, mas ganha peso somente no final.
RHYTHM é a segunda faixa, e é mais pesada desde o início. As influências de outras bandas são menos evidentes aqui, e começa a trazer vocais um pouco mais extremos que trazem o punch que faltava na primeira.
AWAKE segue, e começa com um tom mais melancólico e marcante, evoluindo com a entrada dos vocais. Uma combinação de screamo, guturais e melodias dá força à faixa, que é cativante e fácil de acompanhar.
LIES segue o padrão da faixa anterior, mas com um instrumental ainda mais pesado que chama a atenção.
DAWN, a faixa-título, com 6:50 minutos, é definitivamente a mais diversificada do EP. Gritos profundos e guturais mais intensos são intercalados, com riffs de guitarra longos e fortes que com toda certeza são o ponto chave dessa faixa, elevando sua qualidade sonora.
Considerações finais:
As artes das duas primeiras faixas lançadas separadamente em agosto de 2023 já eram bem legais, e nesse álbum não ficou para trás. Elementos espaciais e uma caveira astronauta em um fundo preto dão um toque simples, mas impactante.
Quanto à sonoridade, a banda se autodenomina NU/Metalcore, embora os vocais guturais e screamos sejam menos frequentes. No meu ponto de vista, a sonoridade tende mais para o alternativo e até um industrial.
Cada faixa tem seus momentos fortes, mas falta uma força vocal consistente e uma autenticidade maior no som. As referências a bandas consagradas são evidentes, especialmente em “TIME”, que soa mais genérica. Em “LIES”, os vocais limpos parecem desafinar, o que pode ser intencional, mas não convencem totalmente.
No geral, Obscure Reality está no caminho. O potencial para crescer e encontrar uma identidade sonora mais definida é claro, e será interessante acompanhar os próximos lançamentos da banda.
Nota do editor: 7/10 – Avaliando capa, qualidade das músicas e gravação, letras, temática e produção.